Total de visualizações de página

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Recortes da alma feminina na Galeria Theodoro Braga

A alma feminina de Belém em recortes feitos por oito artistas plásticas paraenses é o que propõe a exposição "Anima", que abre nesta quarta-feira (16), na Galeria Theodoro Braga (subsolo do Centur). A exposição fica aberta até o dia 11 de março, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é franca.
"Anima" é uma homenagem da Galeria Theodoro Braga ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e uma ocasião para mostrar o olhar feminino da arte plástica paraense com a heterogeneidade da produção e dos perfis artísticos marcando o tom da mostra, incluindo estilos mais contemporâneos, como a grafitagem de Drika Chagas, que produziu na Galeria uma arte inédita e voltada para a coletiva.
A vídeo-instalação "Carta para Alice", de Maria Christina, é outro exemplo de um estilo que mistura sensações e mídias na arte. "Alice" é uma cidade imaginária criada a partir de fotos de quatro cidades paraenses (Afuá, Santana do Araguaia, Faro e Viseu) e seria, inicialmente, uma metrópole ideal, cheia de flores, crianças felizes. Quando o visitante tenta deixar a cidade, o local se transforma e muda de forma, como um sonho tentando aprisionar o apreciador.
Também participam da mostra artistas de longa estrada como Berna Reale e suas fotografias de "Entretantos améns". Berna trata da incapacidade que sente diante de fatos cotidianos como a violência e a brutalidade, fotografando-se amarrada, esperando ser levada pela maré. Os desenhos de Eliene Tenório e os trabalhos de Luciana Magno, Pamela Massoud, Luiza Cavalcante e Ana Flor também integram a mostra "Anima".
A exposição faz parte do Projeto GTB, em que a Galeria Theodoro Braga convida artistas para mostras de acervos ou coletivas. Para Renato Torres, técnico do espaço, o que o público pode esperar são recortes sutis da produção feminina paraense. "Queremos mostrar um pouco do que é a alma feminina da cidade. Queremos que o público veja o que está por trás das obras, por trás da vida das mulheres. Essa é a ideia de 'Anima', a alma, é algo mais sutil. As pessoas devem ver o contraste das produções, o jogo entre as obras e identificar o que é a diversidade da alma feminina da cidade", afirma Renato Torres.
Serviço: A exposição "Anima" inaugura nesta quarta-feira (16), na Galeria Theodoro Braga (subsolo do Centur) e fica aberta até o dia 11 de março. A visitação ocorre de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é franca. Contato: 3202-4313

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...