Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 18, 2011

Acará Fest incentiva produtores locais de farinha

A comunidade de Papaquara, do município do Acará, é a grande campeã da "Farinhada 2011". A disputa que aconteceu neste domingo, 17, durante o Acará Fest foi acirrada. Ainda concorreram as comunidades de São Raimundo, Mariquita e Arapiranga Açu. Todos os participantes foram presenteados com peças de produção da farinha. A população torceu durante todo o processo, que durou mais de cinco horas.
A participação das comunidades foi comemorada pelos próprios agricultores. O sentimento de felicidade de José Luiz Gama, o Tatu, era visível. Morador da Mariquita, ele disse que valeu só em ter participado como representante da comunidade, que conta com mais de 350 pessoas. "Tenho 50 anos, fui nascido e criado produzindo farinha. É uma honra muito grande participar desta competição e ainda por sermos considerados o maior produtor de mandioca do Brasil", disse o produtor rural.
Segundo Helenice Cesar, coordenadora do escritório local da Emater no município, os critérios de avaliação dos jurados foram a granometria (formato do grão), aparência, higiene e sabor. Um dos quesitos mais apreciados, além do sabor, foi a higienização com que houve a produção da farinha. "É trabalho da Emater promover a melhoria das comunidades produtoras. Seja na otimização no manejo ou na melhoria da qualidade", declarou.
Crescimento: Segundo o diretor técnico da Emater, Humberto Reale, a produção local é de 15 toneladas por hectare, mas que este percentual pode dobrar em apenas dois anos, podendo variar de 25 a 30 toneladas por hectare plantado. A chance de expandir a produção está ligada a implantação de novas tecnologias no campo.
Estudos feitos pela Emater revelam que uma pequena mudança na forma de manejo pode fazer a produção dar um salto, com a "destocagem" da área a ser plantada e utilização de calcário. "Um gasto pequeno com um grande retorno financeiro", afirmou Humberto, que complementa: "Uma unidade demonstrativa no município permitiria que os produtores rurais pudessem ver a aplicabilidade das novidades no campo. Já estamos providenciando o início deste projeto", assegurou.
"Damos esse prazo para que os agricultores familiares se acostumem com as mudanças no processo de cultivo. E oferecer essas melhorias é um compromisso da Emater. Quando estiver em pleno funcionamento podemos sonhar do Acará ser o maior produtor de mandioca do mundo", explicou o diretor técnico.
Aniversário: A cidade de Acará, localizada no nordeste do Estado, completa 136 anos no próximo dia 19. O Acará Fest, além da XVI Festival da Mandioca e XI Feira Agrícola, continuam até a próxima terça-feira, com shows todas as noites para os visitantes. A Emater é uma das promotoras do evento em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.
Kenny Teixeira - Ascom Emater

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...