Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 18, 2011

JOGOS INDIGENAS (2): Cacique Pykarite



Helenilson Pontes participa
da Semana dos Povos Indígenas
O governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes, esteve neste domingo, 17, prestigiando a "Semana dos Povos Indígenas", grande comemoração em homenagem ao Dia do Índio, que acontece no município de São Félix do Xingu, durante os dias 17, 18 e 19 de março. "Estou muito feliz em poder fazer parte desta festa tão bela. O Pará sintetiza um pouco do que é o Brasil, rico em natureza, mas, sobretudo rico pelas pessoas, uma riqueza muito bem representada hoje aqui. Parabéns a todos os indígenas que fazem esta grande festa", disse Helenilson, que também agradeceu a homenagem, simbolizada através de uma dança da tribo Gorotire, na quadra do triângulo, onde ocorrem os jogos indígenas de futebol.
Após prestigiar a partida final de futebol feminino, entre as tribos Apeiti e Gorotire, o governador em exercício premiou a equipe vencedora, a tribo Gorotire, e recebeu os agradecimentos do Prefeito de São Félix do Xingu, Antônio Levino e dos caciques. "Estamos muito felizes com sua presença neste evento, uma festa preparada com muito carinho por todos nós aqui de São Félix do Xingu", disse o prefeito.
Reunião: Em um momento reservado, na prefeitura do município, Helenilson reuniu com os caciques das tribos que participam da "Semana dos Povos Indígenas". No encontro, cada dirigente das 14 tribos fez seus pedidos ao governador. A maioria solicitou transporte para as escolas de suas tribos. Na ocasião, Helenilson também foi batizado por um cacique Kaiapó com o nome indígena de "Amore Kaiapó", que significa Avô.
Logo que chegou a São Félix do Xingu, o governador em exercício conheceu um pouco da estrutura do município, com o prefeito Antônio Levino. Helenilson participou da inauguração da Unidade Municipal de Acolhimento à Pessoa Idosa, Antônia Rosa da Silva. Em seguida, ele conheceu a escola municipal de ensino fundamental Deuzina Coelho e a creche municipal Luiz Ferreira Santana.
Ainda durante sua participação no evento, Helenilson Pontes conheceu a "Ação de Cidadania", que oportuniza o acesso ao registro de documentos como identidades, carteiras de trabalho, e certidões de nascimento, realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e, conheceu as oficinas de web, áudio visual, rádio, desenho e fotografia, realizadas pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). A "Ação de Cidadania", assim como as oficinas, estão sendo oferecidas para os índios e para a comunidade local, durante a "Semana dos Povos Indígenas".
Estiveram acompanhando o governador nas visitas e na programação do evento, o deputado federal Zequinha Marinho, o deputado estadual Júnior Ferrari e o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Brasil Júnior.

Manuela Viana – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...