Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 18, 2011

JOGOS INDIGENAS (1) Entrevista Secretária Viviane



Semana dos Povos Indígenas
 reúne 18 tribos em São Félix do Xingu
O hino do Brasil entoado na língua Kaiapó foi o momento mais emocionante da união de diversas tribos indígenas e brancos presentes na abertura da "Semana dos Povos Indígenas", na noite deste domingo, 17, na quadra de esportes Triângulo, no município de São Félix do Xingu. A abertura do evento reuniu 18 tribos, com cerca de cinco mil indígenas, dos municípios paraenses de Cumaru do Norte, Pau D' Arco, Ourilândia do Norte, Altamira e São Félix do Xingu.
"Este é um dia especial, pois podemos encontrar nossos irmãos de outras aldeias e comemorar juntos esta bonita festa", disse o cacique da tribo Apexti. Participaram da Semana também índios Pynhêre, Yrenhô, Ireôti, Bethânia, Xixipá, Xada, Narenhnoka, Pody, Em Kaiapó, Aukre, Kakroimorô, Kreampare, Krikretum, Kriny, Gorotire, Moxkarakó e Pykarãrãnki.
Ao chegar ao local do evento, as tribos apresentavam-se para o público com uma dança típica de sua aldeia. Cada apresentação deixava o ambiente ainda mais belo e contagiante. Quando todas estavam juntas o hino nacional foi entoado e a abertura do evento oficializada. "Obrigado a todos os caciques que vieram de tão longe com suas famílias para compartilhar esse momento conosco. Obrigado ao governador Helenilson Pontes que esteve hoje aqui conosco e nos apoiou nesta festa de índios e brancos", disse o prefeito do município, Antônio Avelino.
O deputado federal Zequinha Marinho estava presente na solenidade. "Parabéns a esse povo tão bonito que veio de tão longe participar dessa festa. Fico feliz em poder prestigiar essa convivência pacífica entre nossos povos", disse em seu discurso. O deputado deixou ainda, uma mensagem do governador do Estado. "O governador Simão Jatene gostaria muito de estar aqui nesta noite, mas foi chamado com urgência para um compromisso em São Paulo", explicou.
A noite de abertura do evento também foi marcada pelo lançamento de um CD com músicas indígenas, do índio Pukatira Kaiapó. A apresentação do cantor levantou a arquibancada e agitou o público, todos ficaram encantados com sua apresentação musical e dançante.
Outra atração foi o concurso da "Miss Kaiapó", que elegeu a moça mais bela de todas as tribos. A vencedora, da etnia Em Kaiapó, representante da tribo Gorotire, teve preferência unânime dos jurados. As três primeiras colocadas foram premiadas com valores em dinheiro. "Nós não medimos esforços para atender o povo Kaiapó. A realização desta festa, promovida pela prefeitura de São Félix do Xingu, em parceria com o governo do Estado, é uma prova disso. Estamos muito felizes de estar reunidos aqui com vocês comemorando a união entre nossos povos", disse em seu discurso a Secretária Executiva Municipal de Educação e Cultura e coordenadora do evento, Viviane Martins. "Fico triste apenas que a Funai (Fundação Nacional do Índio) não tenha participado e não esteja presente", lamentou.
Diversas autoridades locais participaram do evento e a imprensa de outros municípios registraram a abertura da "Semana dos Povos Indígenas". Durante esta segunda-feira, 18, e terça-feira, 19, serão realizadas diversas atividades esportivas, artísticas e lúdicas entre as tribos. Um posto para emissão de documentos e oficinas sócio-educativas também fazem parte da programação.
FOTOS DOS JOGOS





 
Manuela Viana – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...