Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 18, 2011

Hemopa abre campanha da Páscoa para elevar doações

"Renove a esperança nesta Páscoa doando sangue", é o tema da campanha de incentivo à doação de sangue e formação de cadastro de doação de medula óssea que a Fundação Hemopa promoverá nos dias 19 e 20, em homenagem à Páscoa e com o objetivo de elevar o número de voluntários que reduziu em torno de 20%, desde o início deste mês. A meta de coleta de sangue é de 300 doações/dia.
A campanha contará com a parceria de instituições religiosas, entre elas comunidades católicas e evangélicas como o projeto "Vida por Vidas", da Igreja Adventista do 7ª Dia, cuja atuação começará no dia 10, com formação de "agentes Multiplicadores", no ginásio Almir Gabriel, mais conhecido como "Abacatão", em Ananindeua. O curso será oferecido por assistentes sociais da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa aos jovens adventistas.
No dia 17, será a culminância dessa parceria com realização de campanha externa com a unidade móvel do Hemopa na Praça da República, de 8h às 14h, com meta de 100 coletas. Para a titular da Gecad, a assistente social Juciara Farias, a ação estratégica tem importante impacto da suprir estoque de sangue do hemocentro. Apostamos todas as fichas nessa VI edição da campanha do Vida por Vidas", afirmou.
Paralelamente à campanha do hemocentro coordenador Belém, o Hemopa realizará, nos dias 19 e 20, campanha externa em parceria com o Shopping Center Castanheira, de 10 às 21h. Na sede da instituição haverá distribuição de ovos da Páscoa, além de lanche especial com chocolate quente.
Atualmente o hemocentro tem uma média diária de 250 coletas de sangue para atendimento de aproximadamente 300 solicitações transfusionais de pacientes da rede hospitalar pública e privada, que hoje chega a 218 hospitais em todo o Estado. Na capital são cerca de 85. Com o deslocamento de boa parte da população para aproveitar o feriadão da Páscoa, o hemocentro do Pará, assim como os da hemorrede brasileira, enfrenta dificuldades para garantir atendimento satisfatório dos pacientes internados nos hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, grandes emergências, maternidades e UTI's.
Quem pode doar sangue: qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos.
Serviço: o Hemopa funciona na travessa Pe. Eutíquio, 2109. Maiores informações pelo fone: 08002808118 ou 32429100.www.hemopa.pa.gov.br.

Vera Rojas - Ascom Hemopa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...