Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 18, 2011

PONTEARTE COMEMORA O DIA DO ÍNDIO

 Para celebrar o Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, o Projeto Pontearte programou para garotada nesta terça-feira, 19, bate-papo sobre a cultura indígena e aula prática com a confecção de vasos e vasilhames em argila. As atividades do projeto acontecem de manhã e a tarde, no Museu de Arte de Belém (MABE).
A cultura indígena e a importância da cerâmica nessa cultura serão os temas da aula teórica que as crianças atendidas pelo Projeto Pontearte recebem esta semana, em comemoração ao Dia do Índio. Segundo a Coordenadora da Divisão de Ação Educativa do Museu, Maíra Neves, as atividades do Dia do Índio são importantes para aprofundar o conhecimento cultural das crianças em relação a esses povos. “Conhecer a realidade do indígena é desmistificar muitos pensamentos equivocados sobre como vivem, se relacionam e como tentam preservar suas raízes”, comentou Maíra.
Após o bate-papo, os arte-educadores do Mabe realizarão aula prática da atividade, com o manuseio de argila. Serão feitos pequenos vasos e vasilhames, onde a inspiração para a confecção dos objetos serão as cerâmicas tapajônica e marajoara. O objetivo do contato com a argila é entender a importância dos elementos da natureza para a cultura das populações indígenas.
Na próxima terça-feira (26), as crianças irão pintar os objetos que foram feitos. O resultado dessa brincadeira servirá para presentear as mães dos pequenos no dia dedicado a elas, no Dia das Mães.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...