Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 18, 2011

Programação especial marca o Dia Nacional do Livro Infantil

Centenas de crianças e adolescentes de várias escolas públicas da rede estadual de ensino foram os convidados ilustres para o 129º aniversário de Monteiro Lobato. A festa foi marcada pelo casamento de dois dos mais famosos personagens do escritor: a boneca Emília e o Marquês de Rabicó. O casal teve como padrinhos o próprio Monteiro Lobato e a misteriosa Matinta Perera, vividos por arte-educadores. As confusões criadas pelos personagens arrancaram gargalhadas do público presente.
A programação especial, organizada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe) da Secretaria de Estado de Educação, marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Livro Infantil, no Centur. Com uma extensa programação, os alunos passaram um dia animado na companhia dos personagens da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo - Visconde de Sabugosa, Emília, Narizinho, tia Nastácia e Rabicó - e também participaram de oficinas de biscuit, origamis, contação de histórias e preparação para animação de cinema.
Segundo a coordenadora do Siebe, Hellen Anjos, além de proporcionar entretenimento aos alunos, o evento é uma forma de incentivar a leitura e a frequência às bibliotecas, que ela garante ter aumentado consideravelmente nos últimos anos. "Metade das nossas escolas já contam com bibliotecas e isto contribui para o aumento do número de leitores e interessados por arte e literatura em geral", destacou.
Para fortalecer a corrente da boa leitura, o Siebe criou o Movimento de Incentivo à Leitura (MIL), que através de ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas busca despertar na comunidade o interesse pela leitura, contribuindo para a formação intelectual e social do indivíduo, valorizando a leitura como recurso de aprimoramento no processo de aprendizagem. Algumas editoras aproveitaram a programação para expor suas publicações em estandes montados no Centur, que também recebeu o projeto "Xadrez na Escola".
Monteiro Lobato - Bastante conhecido entre as crianças, o mais ilustre filho da cidade de Taubaté (SP) se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples, onde realidade e fantasia se misturam produzindo deliciosas experiências. Pelo alcance de suas obras, Monteiro Lobato é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil. Entre os muitos personagens criados, os mais conhecidos são os habitantes do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta crianças e adultos de várias gerações.
Fabianna Batista - Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...