Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 18, 2011

Sesan realiza sua 3ª Semana de Saúde

Por Dilson Pimentel - Assessoria de Imprensa da Sesan

Envelhecer é inevitável. Mas como envelhecer saudavelmente? Esse desafio estará presente na “III Semana de Saúde da Sesan”, que será realizada no período de 18 a 20 de abril. O tema da programação é “Promoção da Saúde para o Envelhecimento Saudável: Uma (Re) descoberta da Qualidade de Vida”.Segundo os organizadores do evento, a população brasileira caminha para a transformação de um perfil jovem para o de um adulto/idoso. E, nesse contexto, todos desejam a longevidade, e que ela venha, de preferência, sem rugas, dor nas costas ou cabelos brancos.
 Hoje, o sonho de viver mais tempo só não é maior do que o de ser eternamente jovem e, dizem os organizadores da semana de saúde, parece que chegou-se a um impasse, pois o progresso tecnológico e social prolongou a expectativa de vida. Mas, perguntam os organizadores da programação, como viver melhor esses anos a mais que ganhamos? “A solução é pensarmos no futuro desde cedo, cuidando do corpo e da mente para que passem da melhor maneira possível pelas transformações que vão sofrer”, afirmam.
Atenta a essas mudanças, e comprometida com o bem estar e qualidade de vida de seus servidores, a Secretaria Municipal de Saneamento preocupa-se em promover a reflexão sobre esse tema. Coordenada pela secretária Pilar Nogueira, a programação acontecerá no prédio-sede da Sesan. E a abertura vai ocorrer, nesta segunda-feira, (18), por volta da 9h30.
 Pela manhã,haverá palestra sobre “Doenças Osteomioarticulares Relacionadas ao Trabalho”, com o fisioterapeuta Alexandre Oliveira. A demonstração prática será feita pelo também fisioterapeuta Joel Augusto.  Ainda pela manhã, será abordado o tema “Estresse e Envelhecimento”, com a psicóloga Tatiana Mota. E, em seguida, oficina de dança, com o professor Wander.
 À tarde, a partir das 14h30, será realizada a oficina “Reciclar para cuidar”. No dia 19, terça-feira, às 8h30, palestra sobre “Envelhecimento Saudável”, com o médico Geriatra João Sérgio Fonte do Nascimento.Em seguida, a enfermeira Maria de Nazaré Alves de Lima, professora do Curso de Enfermagem da UFPA, falará sobre “Doenças Respiratórias”.
No dia 20, quarta-feira, a partir das 9 horas, haverá apresentação de dança. Depois, palestra sobre “Enquadramento do Servidor Público para a Aposentadoria e suas Regras”, que será ministrada pelo advogado Francisco Sarmento, diretor de Previdência do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb). A seguir , a assistente Social Elvira Pinheiro Oliveira, do Departamento de Resíduos Sólidos, da Sesan, falará sobre “Coleta Seletiva para Sustentabilidade do Meio Ambiente”.
Na sequência, será realizada a palestra “Saúde Mental”, que ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde. E, em seguida, exposição dos trabalhos de reciclagem. A programação será encerrada com a apresentação de um grupo de dança.
Além de palestras, também serão montados estandes, de 9 às 13 horas, com informações sobre doação de sangue e de medula.
No dia 18, a Sesma fará testes de DST/AIDS, e distribuirá preservativos. E, no dia 19, equipes da Sesma vão realizar aferição de pressão arterial.
A “III Semana de Saúde da Sesan” é organizada pelo Departamento de Administração (DEAD), Divisão de Recursos Humanos (DRH) e Seção de Apoio a Gestão de Pessoas - SAGP (DRH-Social).

Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...