Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 18, 2011

Sesma realiza programação alusiva ao Dia Mundial da Voz

Por Denise Silva - Ascom/Sesma Fotos: João Gomes
O Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, foi instituído em 1999 pela Sociedade Brasileira de Laringologia e serviu de modelo para o mundo como um momento único para que se discuta, debata e esclareça a importância dos cuidados com a voz. Instrumento de trabalho de muitos profissionais economicamente ativos, cuidar bem da voz é fundamental para que alcancem o sucesso em suas ocupações.
 Com o objetivo de incentivar o cuidado com a voz, o Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizou na manhã deste domingo (17) a campanha “Nós queremos te ouvir falar”, na Praça da República.A programação incluiu esclarecimentos através da distribuição de folders informativos , além de outras ações educativas para que se compreenda nos espaços coletivos a importância deste cuidado.
 Segundo Jair Bezerra, do Cerest/Sesma, a ação tem o objetivo de integrar vários setores e órgãos. “O Dia Mundial da Voz objetiva a sensibilização para a importância do nosso principal instrumento de comunicação, as suas alterações e os cuidados a ter para mantê-la saudável. Adoramos trabalhar em parceria, pois esta integração só faz com que nosso trabalho renda mais e alcance mais pessoas”,declarou Bezerra.
  A ação da Sesma teve a parceria da Escola Superior da Amazônia (Esamaz), Sindicato dos fonoaudiólogos do Estado do Pará (Sindfono-PA), e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).
 Fabrício Carvalho, representante da Esamaz na ação, contou que o trabalho educacional da escola é antigo. “Já realizamos esta campanha educativa há 10 anos. Sabemos da importância do cuidado que todos devem ter com a voz e por isso estamos em parceria com outros órgãos para divulgar as informações necessárias para que todos possam evitar problemas mais sérios com a saúde vocal”, disse.
 Atualmente cerca de 70% da população ativa utiliza a voz como instrumento essencial de trabalho, com especial destaque para cantores, professores, operadores de telemarketing, atores, jornalistas e políticos.
 A maioria das alterações da voz  ocorre devido a doenças que devem ser diagnosticadas o mais precocemente possível como, por exemplo, laringites, lesões benignas das cordas vocais (nódulos, pólipos e quistos), refluxo gastro-esofágico e faringo-laríngeo, utilização incorreta da voz, paralisia das cordas vocais e cancro da laringe.
  A representante da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Jacirene Andrade ressaltou a importância da prevenção. ”Muitas pessoas não dão importância a esse assunto e não tomam os devidos cuidados quando sentem rouquidão ou outros sintomas que prejudiquem a voz. Queremos passar a mensagem de que muito pode ser feito para evitar maiores problemas de saúde, se cuidarmos de forma correta da nossa voz.”, afirmou.
 A voz é a forma mais comum de comunicação, sendo de maior importância nas relações sociais e na vida profissional. Usando-a de  forma correta e tendo cuidados com a sua utilização é possível manter uma "voz saudável" durante toda a vida.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...