Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

Centro de Perícias de Marabá participa de documentário internacional

Profissionais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves participaram, na tarde da última quarta-feira, 13, em Marabá, de um documentário que está sendo produzido pela filial inglesa da TV Al Jazeera sobre a história do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinado em maio desse ano no município de Nova Ipixuna do Pará.
Desde o dia 10 de julho, a equipe de TV, composta pelos jornalistas ingleses Tom Phillips e Gabriel Elizondo, além do cinegrafista peruano Guillermo Galdos e da jornalista e produtora colombiana Maria Helena Romero, vem refazendo os últimos passos dos ambientalistas antes da emboscada que os vitimou. O grupo já gravou com familiares, amigos e técnicos envolvidos no caso, principalmente os peritos criminais, que foram peça fundamental no detalhamento da cena do crime.
Nas filmagens, os jornalistas pontuaram o trabalho científico realizado pela Perícia Criminal do Estado, desde a análise de Local de Crime, identificação e coleta de vestígios encontrados na cena, a forma como se deu o assassinato e parte da necrópsia dos corpos pela Medicina Legal, que apontou a causa das mortes.
Em aproximadamente quatro horas de filmagem, o perito criminal José Augusto Andrade, escolhido pela equipe para detalhar as análises feitas pelo CPC, mostrou o trabalho minucioso realizado pela equipe. A partir de fotografias da cena do crime, exames de balística, o croqui do local e das peças recolhidas durante o trabalho pericial, assim como os laudos necroscópico e de criminalística, a reportagem vai mostrar os avanços da investigação.
A Unidade Regional do CPC de Marabá é composta por seis médicos legistas e 19 peritos criminais com formação em diversas áreas, como estatística, engenharia civil, contabilidade e engenharia da computação, entre outras. A unidade atende as demandas periciais de Marabá e de outros municípios, até mesmo áreas rurais e vicinais de difícil acesso, como foi o caso do assassinato em Nova Ipixuna.
As perícias realizadas pelo CPC Renato Chaves em Marabá são as de Lesão Corporal, Sexologia Forense e Necropsia pelo Instituto Médico Legal (IML). Já o Instituto de Criminalística disponibiliza as perícias de Local de crime, Danos ao Patrimônio, Toxicologia, Veicular, Ambiental, Engenharia Legal e Balística Forense. Atualmente, a unidade trabalha na implantação de um setor especializado em Perícias Genéricas e Fonética Forense, que também foram utilizadas na apuração pericial no caso de Nova Ipixuna.

Nil Muniz - Ascom/CPC Renato Chaves

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...