Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

Crianças aprendem de forma divertida em colônia de férias

Todos os meses de julho, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) organiza uma Colônia de Férias em cada um dos seus 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O público-alvo são todos aqueles que freqüentam e desenvolvem as atividades nos espaços ao longo do ano. Entre as atividades estão dança, artesanato, teatro, roda de grupo, discussão de temas como violência, meio ambiente e drogas. Os trabalhos são desenvolvidas com o acompanhamento de arte educadores, pedagogos e psicólogos.
Como parte da programação, o Cras Pedreira encerrou nesta quinta-feira (14), sua colônia de férias com um city tour com jovens de 10 a 16 anos. Eles conheceram pontos turísticos da cidade, como Complexo do Ver-o-Rio, Estação das Docas, Mercado do Ver-o-Peso, Forte do Castelo, Casa das 11 Janelas, Catedral da Sé e Teatro da Paz.
O passeio proporcionou novos conhecimentos. Rodrigo Souza, de 14 anos, nunca tinha ido ao Forte do Castelo e Casa das 11 Janelas. “É estranho porque eu moro aqui e nunca tinha conhecido. Hoje eu estou feliz e já quero vir mais vezes”, disse.
A pedagoga Ana Beatriz Montes explica que a oportunidade de mostrar coisas novas aos adolescentes é importante, pois ajuda a expandir o conhecimento cultural deles e amplia as possibilidades da equipe do Cras de trabalhar com diversos assuntos dentro do Centro.
Mariana Assunção, de 16 anos, apesar de já conhecer todos os pontos turísticos que foram mostrados, afirma que desta vez foi diferente. “O guia explicava o que aconteceu em cada lugar, o que significava e eu ia reparando em mais detalhes, que antes eu nem tinha visto”, conta.
 Cine Olympia – Na quarta-feira (13), foi a vez do Cras Barreiro fazer o encerramento das atividades, com uma sessão de cinema do filme “Se ela dança, eu danço”. Houve quem entrasse reparando em cada detalhe, maravilhado com o que via. E a explicação é simples: das 31 pessoas que estavam presentes, entre idosos a adolescentes, 22 nunca tinham ido ao cinema.
O estudante de 17 anos, Marcos Barbosa, fez questão de registrar cada momento. “Trouxe até a minha máquina para bater fotos minhas com meus amigos e mostrar para a minha mãe”.
A pedagoga do Cras, Lene Coutinho, explica que a ideia de ir ao cinema surgiu dos próprios usuários do Centro. “Alguns já tinham me dito que nunca tinham ido a um cinema. Como é a nossa Colônia de Férias, queríamos colocar atividades diferentes na programação. Conseguimos unir a vontade deles com a nossa”.
Texto: Ascom Funpapa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...