Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

DIA NACIONAL DO HOMEM (FINAL) Homens são responsáveis por 80% das doações de sangue

“Doar sangue é o simples ato de querer bem ao próximo, mesmo que não o conheça. E este gesto não precisa mostrar que você é homem, e sim, ser humano.". A frase incentivadora é do doador de sangue Jefferson Leão da Silva, 49 anos, que será um dos homenageados pela Fundação Hemopa,nesta sexta-feira, 15, quando se comemora o Dia Nacional do Homem. O hemocentro estará mobilizado para parabenizar, agradecer e estimular o segmento masculino a elevar cada vez mais a coleta de sangue no Pará. Atualmente eles são responsáveis por quase 80% das coletas efetivadas no Estado.
Com o tipo de sangue O negativo, Jefferson Leão, que é agente administrativo do Hemopa, doou 27 vezes, o que significa ter ajudado a salvar cerca de 108 pacientes adultos. Ele repete esse ato solidário desde 1997, estimulado pelo dia a dia do trabalho, em que convive com a necessidade diária de captação de doadores para suprir a rede hospitalar paraense com aproximadamente 218 estabelecimentos de saúde e milhares de pacientes aguardando transfusão para sobreviver ou melhorar a qualidade de vida.
Segundo a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, durante todo o dia haverá distribuição de canetas personalizadas aos voluntários que realizarem a coleta de sangue. Ela adianta ainda que, simultaneamente, o candidato à doação também poderá fazer o cadastro de doação de medula óssea. Graças ao sistema integrado de informática do hemocentro, o doador pode realizar as duas ações de cidadania de uma só vez.
Apesar do período de férias escolares, em que o Hemopa registra a redução de quase 30% nos comparecimentos de doadores, Juciara Farias aposta no incremento das coletas nesta sexta. “Mas quem vai se deslocar de Belém para o interior do estado, pode e deve doar sangue nas unidades da Fundação”, sugeriu, apontando as cidades de Marabá, Santarém, Castanhal, Redenção, Capanema, Altamira Tucuruí e Abaetetuba.
Quem pode doar: candidatos com boa saúde; idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher  saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa funciona na Tv. Pe. Eutíquio, 2109, com horário de coleta de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo fone: 08002808118.
Vera Rojas - Ascom Hemopa

MAS AÇÕES EM PROL DOS HOMENS


Ações educativas da Sespa
marcam o Dia Nacional do Homem
Nesta sexta-feira, 15, acontece a abertura da programação do Dia Nacional do Homem, com uma ação educativa sobre saúde masculina voltada aos operários da obra do edifício Parc Paradiso, que está sendo construído na Avenida Conselheiro Furtado, 2312, próximo à Alcindo Cacela. O evento contará com a presença do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco; da coordenadora de Atenção Primária, Jane Neves, e do técnico da Coordenação de Saúde do Homem, Andrei Porpino. Em seguida, a equipe seguirá para o Terminal Rodoviário de Belém, onde promove a mesma atividade. A programação prosseguirá até o dia 17 de julho.
 Programação confirmada
 Dia 15.07.2011 (sexta) – Abertura
Horário: 7h
Local: Canteiro de obras do Parc Paradiso
Endereço: Rua Conselheiro Furtado, 2312
 Hora: 10h30
Local: Sindicato da Indústria dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém
Endereço: Tv. 9 de Janeiro, n° 1135 (entre Magalhães Barata e José Malcher)
 Hora: 14h – 18h
Local: Aeroporto Internacional de Val-de-Cães (Belém)
 Dia: 16.07.2011 (sábado)
Horário: 9h – 18h
Local: Outeiro (Praia do Grande e Praia do Amor)
 Dia: 17.07.2011 (domingo)
Horário: 9h – 18h 
Local: Outeiro (Praia do Grande e Praia do Amor)
Data da pauta: 15/07/2011 07:00:00
Data de expiração: 15/07/2011 12:00:00
Local: Canteiro de obras do Parc Paradiso
Endereço: Avenida Conselheiro Furtado, 2312, próximo à Alcindo Cacela
Contatos: Roberta Vilanova (Ascom Sespa) - 8116-7719 / 4006-4822
Defensoria celebra o
Dia Nacional do Homem
com lançamento de cartilha
Em 15 de julho comemora-se o Dia Nacional do Homem e, como forma de homenagear o segmento, especialmente os servidores que atuam na instituição, a Defensoria Pública do Estado lança nesta sexta-feira uma publicação destinada a orientá-los tanto quanto aos seus deveres quanto aos seus direitos no que concerne à questão da violência doméstica.
A cartilha foi elaborada pela defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem em Violência Doméstica e Familiar (NEAH), Maria Vilma de Sousa Araújo, com a finalidade de prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, que com o advento da Lei nº 11.340 de 07.08.2006 - Lei Maria da Penha, passou a exigir do homem mudanças de comportamento e uma maior conscientização da importância de seu papel na sociedade.

Gilla Aguiar - Ascom/Defensoria Pública
Dia Nacional de Homem

é lembrado com
ações de saúde
No Dia Nacional do Homem, comemorado nesta sexta-feira, 15, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual da Saúde do Homem, foram a um canteiro de obras das torres Parque Paradiso, no bairro da Cremação, em Belém, para alertar 450 operários da construção civil para os cuidados com a saúde. A concorrida programação constou de palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, os males do tabagismo, da hipertensão e do diabetes e vacinação.
Aos operários da obra, o secretário de saúde do Estado, Helio Franco, foi taxativo: "As estatísticas revelam que os homens se cuidam menos e são mais vulneráveis a doenças cardiovasculares relacionadas ao sedentarismo e ao tabagismo". Helio Franco também lembrou que os homens teimam em criar os mais diversos pretextos para não procurar os serviços de atenção primária. "Muitos ainda cultivam aquele pensamento de que nunca vão adoecer. Outros alegam que o horário do funcionamento dos postos de saúde coincide com a carga horária de trabalho".
Foi para dialogar com os homens no intuito de fazê-los ultrapassar barreiras culturais, institucionais e médicas, que o odontólogo Andrei Porpino Lemos, coordenador estadual de Saúde do Homem em exercício, esclareceu que o objetivo da ação é ajudar os homens a vencer os preconceitos que possuem quanto a procurar auxílio para sua saúde.
Números do Ministério da Saúde (MS) mostram que, do total de mortes na faixa etária de 20 a 59 anos – população alvo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem –, 68% são de homens. Já as estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 63,20 para 68,92 anos de 1991 para 2007, ela ainda está 7,6 anos abaixo da média das mulheres. “Em muitos casos, os homens só procuram se cuidar quando a doença está em estágio avançado”, destaca a diretora de Atenção à Saúde da Sespa, Jane Neves.
No Pará, não há estatísticas precisas. Por outro lado, sabe-se que o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer no sexo masculino. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), até 2010 foram registrados 700 casos da doença no Estado. Além de Helio Franco, Andrei Porpino e Jane Neves, a coordenadora estadual de controle do Tabagismo, Raquel dos Anjos, fez um apelo aos operários fumantes para que abandonem o cigarro, a não ser que prefiram, com o tempo, ficar impotentes ou vulneráveis ao câncer de pulmão. "Deixem isso de lado. Estão a fim de morrer e ainda por cima deixar a mulher de vocês pro outro? Assim não dá, né?
A coordenadora estadual de Imunização da Sespa, Jaira Ataíde, levou uma equipe para vacinar os operários contra difteria, tétano, sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela. Também foram distribuídos folders, camisas alusivas ao Dia do Homem, preservativos e outros materiais educativos, além de aferição de pressão arterial e glicemia.
João Pina Martins, um dos técnicos em Segurança do Trabalho da obra e mediador da ação da Sespa, prevê mais campanhas visando a saúde da classe operária. "Ações como essas são importantíssimas e muito bem vindas ao canteiro. Por outro lado procuramos sensibilizar sempre os responsáveis pelas obras sobre a necessidade de manter os trabalhadores informados sobre saúde", disse.
O operário Renan Lopes, 24 anos, e há dois atuando no canteiro de obras, achou justa a programação da Sespa e prometeu se esforçar para abandonar o cigarro. "Nunca ficava bem claro o mal que o cigarro faz, mas com a palestra da dona (Raquel) fiquei assim, meio grilado", afirmou. A campanha em torno do Dia Nacional do Homem ainda continua nesta sexta, 15, no Terminal Rodoviário de Belém e, durante a tarde, no Aeroporto Internacional. Neste sábado e domingo, 16 e 17, as ações continuam em Outeiro, nas praias Grande e do Amor.

Mozart Lira - Ascom Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...