Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

DIA NACIONAL DO HOMEM (1) Sespa alerta para prevenção de doenças no Dia Nacional do Homem

Em alusão do Dia Nacional do Homem, que se celebra nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promove, entre sexta e domingo (17), ações educativas voltadas à saúde masculina. O objetivo é alertar essa população sobre cuidados que os homens devem ter com sua saúde. A programação começa a partir das 7 horas em um canteiro de obras localizado na avenida Conselheiro Furtado.
Durante a ação, serão oferecidos serviços como verificação de pressão arterial e teste de glicemia. Também será feita a distribuição de preservativos e panfletos. Outra ação serão as orientações que pretendem sensibilizar o público masculino da necessidade de procurar os serviços de saúde.
A Coordenação de Saúde do Homem da Sespa reforça o compromisso de expandir a política estadual de atenção à saúde masculina, promovendo campanhas, oficinas, palestras e distribuição de materiais educativos com o apoio das Regionais de Saúde de todos os municípios. Para o vice-coordenador do núcleo, Andrei Porpino, a ideia é ampliar as ações para alertar os homens sobre a importância de cuidar de sua saúde.
“Estimulamos qualquer ação em prol da saúde do homem. A capacitação dos profissionais de saúde e o monitoramento são peças fundamentais para atingirmos nosso objetivo”, afirma. No Pará, as principais causas de internação masculina são por fraturas, acidente de trânsito, brigas, contusões e acidente de trabalho. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a maioria dos homens só busca o serviço de saúde após fortes dores ou quando levados pela companheira.
O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer no sexo masculino. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), até 2010 foram registrados 700 casos da doença no Pará. Atualmente, o Estado tem três municípios que já implantaram a política de saúde do homem.
Belém, Ananindeua e Santarém foram selecionados pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), formada por representantes do Ministério de Saúde,Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Estes municípios foram escolhidos com base nos critérios do número de habitantes e cobertura de pelo menos 50% na Estratégia de Saúde da Família (ESF), por apresentarem serviços de média e alta complexidade e por aderirem ao pacto pela saúde.
Ascom Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...