Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

Emater inaugura nova sede de escritórios em São Miguel do Guamá

Nesta sexta-feira (15), às 9h, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) inaugurará as novas sedes do escritório regional e do escritório local de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense. Ambas as sucursais existem há 35 anos. A área de 600 m² foi totalmente reformada, representando um investimento de cerca de R$ 60 mil, em uma obra que durou quase três meses.
O lugar onde antes só existia o escritório regional agora também vai abrigar o escritório local. “Já fazia uns anos o prédio estava, digamos, inabitável: cheio de infiltrações, com forro caindo, cupim comendo tudo. Hoje posso afirmar que nossa morada voltou a ser digna. O agricultor também vai poder ser recebido como merece”, comemora o supervisor regional Henrique Ferro, engenheiro agrônomo.
Estarão presentes na cerimônia de inauguração a presidente da Emater, Cleide Amorim, lideranças de agricultores dos 13 municípios que fazem parte da jurisdição do escritório regional, instituições parceiras, deputados e vereadores. O governador Simão Jatene será representado pelo secretário de estado de agricultura, Hildegardo Nunes.
O escritório regional de São Miguel tem nove funcionários, de diversas especialidades, e é responsável indireto, via seus escritórios locais, pelo atendimento de cerca de 30 mil famílias do nordeste paraense, cujas principais atividades são fruticultura (açaí, banana, goiaba, laranja, coco etc.), horticultura e pecuária mista (de corte e leiteira).
De acordo com Ferro, um dos principais desafios para a extensão rural na região é a intrafegabilidade das estradas na época das chuvas (de dezembro a junho), o que dificulta consideravelmente o acesso a muitas comunidades rurais: “Mas a Emater desde o começo do ano também tem reaparelhado nossa estrutura. Todos os nossos 13 escritórios locais, por exemplo, já têm motos, e mais da metade, caminhonetes. São veículos que conseguem enfrentar buracos e lamaçal”. Segundo ele, novos veículos virão até o fim do ano.
Outro problema na região do Guamá é a alta inadimplência de agricultores em relação ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Conforme a diretoria executiva da Emater, para solucionar a questão a Empresa tem sem aproximado cada vez mais, por meio de reuniões contínuas e assinatura de convênios,  dos agentes financeiros Banco da Amazônia e Banco do Brasil (BB) – tanto em nível municipal, referente a escritórios da Emater e agências bancárias, quando em nível de presidências das instituições.
Xxx
Campanha de doação em homenagem ao Dia do Homem
Nesta sexta-feira (15), a  Fundação Hemopa estará mobilizado para parabenizar, agradecer e estimular o segmento masculino a elevar cada vez mais a coleta de sangue no Pará, em comemoração ao Dia do Homem. Atualmente eles são responsáveis por quase 80% das coletas efetivadas no Estado.
Segundo a gerente de Captação de Doadores, assistente social Juciara Farias, durante todo o dia haverá distribuição de canetas personalizadas aos voluntários que realizarem a coleta de sangue. Ela adianta ainda que, simultaneamente, o candidato à doação também poderá fazer o cadastro de doação de medula óssea, que graças ao sistema integrado de informática, pode realizar as duas ações de cidadania em uma única vez.
Apesar do período de férias escolares em que o Hemopa amarga dificuldades com redução de quase 30% nos comparecimentos de doadores, Juciara Farias aposta no incremento de doações, nesta sexta. “Mas para quem se deslocar de Belém para o interior do estado, pode e deve doar sangue nas unidades da Fundação”, sugeriu, apontando as cidades de Marabá, Santarém, Castanhal, Redenção, Capanema, Altamira Tucuruí e Abaetetuba.
O Hemopa funcionará normalmente neste sábado, de 7h30 às 12h30.
Quem pode doar: candidatos com boa saúde; idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. Peso acima de 50 kg . Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher  saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo fone: 08002808118.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...