Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 13, 2011

IV Diálogo Amazônico

Iniciativa Amazônica lança oficialmente o Mapaz,
servidor de mapas para análise dos serviços ambientais na Amazônia
Está marcada para o próximo dia 19 de julho (terça-feira) a apresentação de um servidor de mapas para a visualização e análise dos serviços ambientais na região amazônica, denominado Mapaz – Mapeamento de Ambiente e População para a Amazônia Sustentável.
Utilizando-se da plataforma instituída pelos Diálogos Amazônicos, o quarto evento da série pretende propor discussões sobre a utilidade prática da ferramenta junto a atuais e potenciais usuários que possam estar envolvidos em pesquisa científica, formulação e gestão de projetos, atividades acadêmicas, tomadas de decisões, entre outros.
O sistema oferece as ferramentas necessárias para realizar análises geoespaciais e criar cenários de referência de forma rápida e fácil, em áreas de municípios, estados e países, ou dentro de uma porção de território delimitada pelo usuário. Seu conceito está relacionado ao contexto dos mecanismos REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), como é o caso dos PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais), que tem o objetivo de contribuir para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e para o envolvimento de comunidades rurais na região amazônica.
O Mapaz foi desenvolvido através de uma proposta do Centro Mundial Agroflorestal (ICRAF), no âmbito do Consórcio Internacional Iniciativa Amazônica (IA). Financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Institucional do Banco Mundial, o projeto tem colaboração do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) e do Centro Internacional para a Pesquisa Florestal (CIFOR).
O servidor de mapas da Iniciativa Amazônica é mais uma ferramenta da série de instrumentos de trabalho que a organização desenvolveu nos últimos anos, com a liderança do ICRAF. Um exemplo disso é a própria apresentação da próxima terça-feira, que será realizada na internet através de um sistema que possibilita a interação dos apresentadores com os participantes, independente de qual país da Amazônia ou do mundo eles estejam. O evento é aberto a qualquer interessado de forma gratuita. Para participar, basta acessar a sala virtual através do site oficial do evento, em www.dialogos.icraf-la.org.
http://wiki-ia.wikispaces.com/IV+Di%C3%A1logo+Amaz%C3%B3nico
Serviço:
IV Diálogo Amazônico: “Mapaz – Mapeamento de ambiente e população para a Amazônia sustentável”.
Data: 19 de julho (terça-feira)     
Horário: de 16:00 a 17:30 (horário de Brasília)
Organização: Centro Mundial Agroflorestal (ICRAF), no âmbito do Consórcio Internacional Iniciativa Amazônica.

Paulo Alves
Jornalista
Assessor de Comunicação
Centro Mundial Agroflorestal - ICRAF
Escritório para a América Latina
Tel.: +55 91 8228-4334
Skype: pa.alves
Email: p.alves@cgiar.org
www.facebook.com/ICRAFAmericaLatina

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...