Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 13, 2011

LEGAL! O MESTRE VEREQUETE CONTINUA VIVO NAS MEMÓRIAS DO HOMEM

O SAUDOSO JURUNENSE
 VEREQUETE: 'mestre dos tambores'
Um homem simples que se transformava em rei quando estava em meio a tambores em uma roda de carimbó. Esse é Augusto Gomes Rodrigues, mais conhecido como 'Mestre Verequete', ícone da cultura paraense. Falecido em 2009, o rei dos tambores será homenageado com o lançamento do CD 'Uirapuru Chama Verequete', do grupo de carimbó Urirapuru, fundado por Verequete, em Icoaraci. O evento acontece nesta quinta-feira (14), às 19h, no Centro Cultural SESC Boulevard, em Belém.
O álbum iniciado em 2008 traz cinco composições inéditas do Mestre. Verequete havia iniciado os ensaios e gravações guia para o CD do Uirapuru pouco antes da doença que o levou a morte em 2009. Após um processo de tratamento nas gravações que registravam a voz do Mestre, o grupo Uirapuru completou o disco com mais dez faixas de autoria própria.
Das cinco canções que trazem o registro de Verequete, 'Eu nasci em Bragança', 'O Carimbó do Açaí', 'O Ralador', 'Homenagem à Virgem' e 'Nós somos o Uirapuru', as duas últimas são inéditas. No coquetel de lançamento, haverá a apresentação do Grupo Uirapuru e a exibição do curta-metragem 'Chama Verequete'.
Serviço: Lançamento do CD 'Uirapuru Chama Verequete', nesta quinta-feira (14), às 19h, no Centro Cultural SESC Boulevard (Avenida Boulevard Castilho França, nº 522/523). Mais informações: (91) 4005-9584 /9587 - 3224-5654 /5305.

FONTE: Redação Portal ORM
Banpará revitaliza posto de
atendimento bancário
em Barcarena
O diretor-presidente do Banco do Estado do Pará (Banpará), Augusto Costa, entregou, na última terça-feira (12), no município de Barcarena, o Posto de Atendimento Bancário (PAB). O espaço, amplo e moderno, tem área de 300 metros quadrados, com plataformas de atendimento para pessoa física e jurídica e de serviços. O horário de funcionamento é das 10 às 15 horas.
No local, os clientes têm também uma sala de autoatendimento, funcionando das 8 às 20 horas, para saques e pagamentos de contas com código de barras, entre outras operações. O posto tem seis caixas eletrônicos, entre eles terminais para pagamento, de dinheiro e de depósito.
Segundo a técnica bancária Telma Sousa, a revitalização proporciona ao cliente um maior conforto e comodidade, principalmente com a ampliação dos caixas eletrônicos, que trouxeram agilidade no atendimento e proporcionam um maior volume de transações. Com a revitalização, a rede de atendimento do Banpará soma 17 PABs revitalizados e seis instalados.
Sema antecipa para agosto
audiência sobre projeto
em Primavera
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai antecipar de 12 de agosto para 2 de setembro a audiência pública referente ao projeto, da empresa Votorantim Cimentos N/ NE, de extração de calcário e fábrica de cimento no município de Primavera, nordeste do Pará. A mudança na data consta em edital de comunicação publicado pela Sema no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13).
A audiência começa às 10 horas, no ginásio municipal Almir Gabriel, rodovia PA-446, KM 1, bairro Cardosão. O Ministério Público Estadual e Federal, autoridades federais, estaduais e municipais, órgãos públicos e privados, instituições governamentais e não-governamentais e a população em geral estão convocados pela Sema para que estejam presentes na audiência.
O objetivo é informar ao público os potenciais impactos ambientais do projeto de extração de calcário e fábrica de cimento, para atender disposições legais sobre a participação popular nas decisões ambientais. O encontro também vai possibilitar a discussão e o debate sobre o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e ainda subsidiar o parecer técnico a ser emitido pela Sema, com a finalidade de licenciamento ambiental.
O Relatório de Impacto de Meio Ambiente (Rima), do projeto Primavera/ Votorantim, apresentado à Sema para fins de licenciamento ambiental e obtenção de Licença Prévia (LP), prevê uma área construída de 56 hectares para a fábrica de cimento e 331 hectares para a mina de calcário. O método de exploração será o de lavra a céu aberto, com escavação mecânica.
Há estimativas de produções anuais de 1.550 milhão de toneladas de minério bruto e 1.200 milhão de toneladas de cimento, com vida útil da mina prevista para 55 anos. O início da operação do empreendimento está anunciado no projeto para o fim do ano que vem. O Rima está à disposição dos interessados para consulta na biblioteca da Sema (Lomas Valentinas, 2.717, Marco) e no site www.sema.pa.gov.br.
Ascom Sema
Casa Dia promove
confraternização entre
pacientes e funcionários
A Casa Dia promoveu, nesta quarta-feira (12), um café da manhã aos seus pacientes e funcionários como confraternização de encerramento das atividades do primeiro semestre. A unidade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que presta atendimento ambulatorial aos portadores de HIV/Aids, reuniu cerca de 100 pessoas durante a manhã. A programação ainda contou com a apresentação musical de Antônio Belo, que também é motorista da Casa.
Segundo Francisca Vidigal, gerente da Casa Dia, a unidade sempre promove confraternizações entre funcionários e pacientes em datas pontuais. “O nosso objetivo é realizar uma interação maior com os pacientes e fazer com que eles se sintam valorizados, afinal passamos muito tempo juntos durante o tratamento. É uma relação quase família”, afirma.
Todo o material utilizado para a realização do café foi fruto da doação de parceiros da Casa e de pacientes e funcionários. Também foi feita uma sopa para ser servida durante o almoço.
Atualmente, a Casa Dia possui 3.471 pacientes matriculados e em média são realizados 40 atendimentos por mês para pessoas não matriculadas, como é o caso de pessoas vítimas de violência sexual e acidentes.
Texto: Renata Reis - Ascom Sesma
Competições esportivas
acirram as disputas em Mosqueiro
 No próximo domingo (17) começa o Torneio de Voleibol de Areia na Praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro. As inscrições para a competição que faz parte dos Jogos Abertos de Verão (JAB's) ainda estão abertas. A previsão da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), que coordena as competições esportivas na Bucólica, é que oito equipes masculinas e oito femininas participem da disputa.
 No mesmo dia, a partir das 09h, haverá a Porfia de Canoas, competição entre os riberinhos da região. Com saída do Trapiche da Vila, os riberinhos contornam a baía em canoas, na altura da antiga fábrica de borracha e voltam para o Trapiche.
 Serviço - As inscrições para o Torneio de Voleibol de Areia e a Porfia de Canoas na sede da Agência Distrital de Mosqueiro ou na Coordenação de Esporte da Sejel, na Aldeia Amazônica David Miguel, das 08h as 12h e das 14h as 18h. Outras informações pelo 3213-7016.
Texto: Ascom Sejel
Governador entrega
obras em Capanema
Pelo menos 11 mil moradores de Capanema, no nordeste paraense, devem ser beneficiados com a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a ampliação da rede de distribuição de água potável do município. O serviço será autorizado nesta quinta-feira, 14, pelo governador do Estado, Simão Jatene, que visitará a cidade e conhecerá o local onde acontecerão as obras.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb), que é responsável pelo projeto, Márcio Godoy, será construída um sistema de captação na margem do Rio Caeté que levará água para a ETA. Na estação, o líquido passará por tratamentos químicos, a fim de torná-la potável.
Outra etapa do projeto diz respeito à ampliação da rede de distribuição do município. De acordo com Godoy, será preciso a construção de 13,5 km de adutora. “Esse sistema levará a água para a rede de distribuição da cidade, que fica um pouco afastada da unidade de captação”, explica o secretário.
Com a nova estrutura na rede da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), o governo deverá realizar quase duas mil novas ligações no sistema de distribuição de água potável de Capanema. As obras estão orçadas em quase R$ 20 milhões, que serão financiados pelo Orçamento Geral da União (OGU) e pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além das obras de Capanema, o Governo do Pará, por meio da Seurb, executa obras em todas as regiões do Estado. São 45 municípios recebendo obras de ampliação e recuperação da rede de captação e distribuição água e da rede de esgoto.
Obras de saneamento
beneficiam população de Capanema
Pelo menos 11 mil moradores de Capanema, no nordeste paraense, devem ser beneficiados com a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a ampliação da rede de distribuição de água potável do município. O serviço será autorizado amanhã, 14, pelo governador do Estado, Simão Jatene, que visitará a cidade e conhecerá o local onde acontecerão as obras.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb), que é responsável pelo projeto, Márcio Godoy, será construída um sistema de captação na margem do Rio Caeté que levará água para a ETA. Na estação, o líquido passará por tratamentos químicos, a fim de torná-la potável.
Outra etapa do projeto diz respeito à ampliação da rede de distribuição do município. De acordo com Godoy, será preciso a construção de 13,5 km de adutora. “Esse sistema levará a água para a rede de distribuição da cidade, que fica um pouco afastada da unidade de captação”, explica o secretário.
Com a nova estrutura na rede da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), o governo deverá realizar quase duas mil novas ligações no sistema de distribuição de água potável de Capanema. As obras estão orçadas em quase R$ 20 milhões, que serão financiados pelo Orçamento Geral da União (OGU) e pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além das obras de Capanema, o Governo do Pará, por meio da Seurb, executa obras em todas as regiões do Estado. São 45 municípios recebendo obras de ampliação e recuperação da rede de captação e distribuição água e da rede de esgoto.
Residências de Enfermagem
do HOL são credenciadas
junto à comissão nacional
Certificado como hospital de ensino  pelo  Ministério da Educação (MEC), as quatros residências de enfermagem do Hospital Ophir Loyola (Clínica Cirúrgca, Oncologia, Terapia Intensiva e Clínica Médica)  foram aprovadas e credenciadas junto a Comissão Nacional de Residência de Enfermagem (Conarenf).  Durante visita técnica da Comissão, o HOL mostrou que reuni profissionais capacitados técnico e cientificamente e apresenta condições de receber residentes.
Susipe promove mutirão
nas áreas de saúde e
educação no PEM II
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) realiza até o dia 18 de julho, no Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II) um mutirão técnico para os internos com atendimentos nas áreas de odontologia, psicologia, assistência social, enfermagem, terapia ocupacional e educação. A ação social é uma iniciativa do diretor do PEM II, Carlos Alberto do Carmo e de toda a equipe técnica da casa penal.
O mutirão visa reforçar e identificar as prioridades dos custodiados. O atendimento inicial faz o levantamento das necessidades dos internos e posteriormente são encaminhados para a realização de exames e atendimento médico, explicou o diretor. “O mutirão está sendo feito por bloco e a expectativa é que toda a população carcerária seja atendida”, reforçou. Segundo a psicóloga Carmen Fonseca, o que mais o interno quer é a celeridade da justiça e essa expectativa mexe com o emocional e reflete no comportamento. “O mutirão beneficia o interno promovendo a saúde psicossocial”, afirmou.
Um dos beneficiados com o mutirão, o interno A.J.W.D apoia a iniciativa da casa penal. “As ações desenvolvidas pela Susipe reforçam a preocupação em saber como está a nossa saúde física e psicológica”, destacou.
Assessoria de Comunicação Social – Susipe
Exame de DNA confirmará
identidade de corpo
encontrado em motel
A respeito do caso do cadáver encontrado no motel, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves esclarece que uma suposta família aponta a vítima como sendo Joelson Santos de Souza (32). O cadáver permanece no Instituto Médico Legal (IML) aguardando identificação, que será feita por meio de exame de DNA, realizado pelo laboratório do Instituto de Criminalística (IC). Os peritos farão coleta de sangue da vítima e da família – preferencialmente pai, mãe ou irmãos – para então fazer o cruzamento genético. Se positivo, o cadáver é liberado imediatamente aos familiares. Segundo o que foi informado pelo tio, a família mora no interior do Estado e se organiza para se deslocar à capital. Após a coleta de sangue, o prazo para o resultado de DNA é de 10 dias úteis, que pode ser prorrogado caso seja necessário, pois se trata de uma perícia minuciosa e detalhada.
Uepa prorroga inscrições
para programa de iniciação científica
Foram prorrogadas até o dia 8 de agosto as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que iriam até a próxima sexta-feira (15). A nova data foi divulgada no Termo Aditivo ao Edital nº028/2011, publicado nesta terça-feira, 13, no Diário Oficial do Estado (DOE).
Serão ofertadas 42 bolsas com vigência de 12 meses (de agosto de 2011 a julho de 2012). Poderão participar da seleção alunos que estejam regularmente matriculados em quaisquer cursos de graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e que não tenham qualquer vínculo empregatício ou bolsas em outras instituições ou na própria Universidade. As atividades acadêmicas e de pesquisa poderão atingir carga horária de até 20 horas. Confira no www.uepa.br o Termo Aditivo, o Edital e a Ficha de Inscrição. Mais informações pelo (91) 3299 2270 ou 3233 4138.
Secretaria de Justiça e
Direitos Humanos debate
violência no campo
O titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), José Acreano Brasil Júnior, participa na manhã desta quarta-feira (13), da 226° Reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo (CNCVC). Presidido pelo ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, o encontro é realizado no gabinete do Subprocurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Jorge de Mendonça Rocha. Em pauta, os representantes visam discutir a possibilidades de designação de um Promotor de justiça agrário para as Promotorias de Justiças Agrárias dos municípios paraenses de Redenção, Marabá, Altamira, Castanhal e Santarém.
A reunião também vai verificar o andamento de processos e inquéritos policiais referentes a homicídios de trabalhadores rurais ocorridos no Estado. À tarde, o secretário Brasil Júnior participa da 230° Reunião DA CNCVC. Desta vez, o debate será realizado no gabinete da vice-presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Eliana Abuffaiad. A discussão envolve a possibilidade de designação de juiz (titular ou designado) para a Vara Agrária do município de Redenção.
Além disso, os presentes também colocaram em pauta a construção do Fórum Agrário em Altamira, que reunirá vários órgãos, como a Vara Agrária Regional, a Promotoria de Justiça Agrária, a Defensoria Pública Agária, a Polícia Civil Agrária, e as Ouvidorias Agrárias do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Pará (Iterpa), e regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O andamento de processos referentes a homicídios de trabalhadores rurais, que estão sendo monitoradas pela Comissão de Monitoramento das Ações Penais Decorrentes de Conflitos Fundiários, e a instalação da Vara Agrária de Paragominas, são alguns dos assuntos que serão abordados durante a reunião.
Uepa prorroga inscrições
para Programa de Iniciação Científica
Foram prorrogadas até o dia 8 de agosto as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), uma parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Inicialmente, o período de inscrição encerraria no dia 15 de julho. A nova data foi divulgada no Termo Aditivo ao Edital nº028/2011, publicado nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial do Estado (DOE).
Serão ofertadas 42 bolsas com vigência de 12 meses (de agosto de 2011 a julho de 2012). Poderão participar da seleção alunos que estejam regularmente matriculados em quaisquer cursos de graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e que não tenham qualquer vínculo empregatício ou bolsas em outras instituições ou na própria Universidade. As atividades acadêmicas e de pesquisa poderão atingir carga horária de até 20 horas.
Confira no site www.uepa.br o Termo Aditivo, o Edital e a Ficha de Inscrição. Mais informações pelo (91) 3299 2270 ou 3233 4138.

Ize Sena - Ascom/Uepa
Mais de 1.500 servidores já
foram qualificados em 2011
A Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) encerra o primeiro semestre de 2011 alcançando mais de 1.500 qualificações de servidores, fato que remete diretamente ao estímulo à progressiva melhoria dos serviços públicos prestados à população. Partindo do princípio básico de otimizar o funcionamento do Estado através do  serviço prestado à população e focando no programa Gestão de Qualidade previsto na Agenda Mínima da administração, a Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), instituição voltada para a capacitação e incentivo ao servidor público estadual, encerrou o primeiro semestre de 2011 com um saldo positivo de qualificações realizadas.
O balanço avaliativo feito pela diretoria, em conjunto com as coordenações de cursos e atividades, apontou a expressiva marca de 1.712 capacitações em oito semanas de trabalho, além das nove oficinas de artesanato, promovidas para a valorização da cidadania. Os cursos iniciaram no dia 25 de abril e, desde então, 214 qualificações foram obtidas, em média, a cada semana de aulas. Um salto de 143% em comparação as 88 qualificações semanais alcançadas em 2010.
Para o mês de agosto, um novo cronograma de atividades já foi desenvolvido, com 25 cursos de qualificação e quatro oficinas criativas. O segundo semestre trará também a retomada de eventos de motivação ao servidor, como a 12ª Feira de Talentos (onde acontece a exposição e venda de artigos artesanais produzidos pelos próprios servidores), o 10º Servifest (Um festival de música que envolve servidores ativos e inativos) e o Auto de Natal (Encenação teatral e apresentações que terão os servidores como intérpretes). As inscrições dos cursos e oficinas do mês de agosto e para a 12ª Feira de Talentos, que acontece no dia 4 de setembro, já estão abertas.
Ascom/EGPA
Criança abandonada no
Moju está internada na Santa Casa
Foi internada na tarde desta terça-feira (12) na Santa Casa, a recém-nascida V.C. que foi abandonada logo após o parto em um matagal, no município de Moju, nordeste do estado. A mãe da criança é uma adolescente de 15 anos. A criança foi transferida para Belém e atendida no Hospital Abelardo Santos, onde ficou internada por dois dias e teve todos os cuidados médicos.
A bebê está em um leito da área de isolamento de cuidados intermediários do hospital. Segundo a equipe médica, a criança será submetida a exames mais detalhados, além da continuidade de medicamentos que vinham sendo ministrados no hospital Abelardo Santos. O serviço social da Fundação Santa Casa já entrou em contato com o conselho tutelar do Moju, que já comunicou ao avô da criança, Manoel Corrêa, sobre a transferência de hospital.
Casa Civil, Segup e Amam
discutem medidas de
segurança para o Marajó
O chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, discute nesta quarta-feira (13), com membros da Associação dos Municípios do Marajó (Amam), medidas para combater a violência no arquipélago.  Luiz Fernandes, titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Mário Solano, comandante-geral da Polícia Militar, e coronel Osmar, da PM, também estão sendo aguardados para o encontro, que contará com a presença de prefeitos, ex-prefeitos e outros representantes dos 16 municípios localizados no Marajó. A reunião está marcada para às 16h30, no Centro Integrado de Governo. O foco do debate será o combate aos piratas que atacam as embarcações da região.
Brega S/A é atração no
Festival Cultura de Verão
O Instituto de Artes do Pará (IAP), através do Núcleo de Produção Digital, leva ao Píer das 11 Janelas os filmes paraenses: "O Dia Em Que o Padim Voltou ao Crato", de Rodrigo Aben-Athar, e "Brega S/A", de Vladmir Cunha e Gustavo Godinho. A exibição faz parte da programação do Festival Cultura de Verão e começa às 19h, aberta ao público.
Com um minuto de duração, o curta-metragem paraense “O Dia em que Padim voltou ao Crato” é uma animação muito bem produzida, que retrata em pequenos detalhes a cultura regional e exibe um símbolo de Juazeiro do Norte, o Padre Cícero andando pelo Ceará e voltando para Crato, sua cidade natal. Vencedor do Festival do Minuto (2009), o curta tem direção de Rodrigo Aben-Athar e trilha sonora de Daniel e Vicente Salvia.
Em seguida será exibido o documentário paraense “Brega S/A” sobre a expansão do tecnobrega, a fusão da música de festa paraense que se tornou um fenômeno cultural e social. Entre os entrevistados estão o Dj Dinho, que mantêm um programa de TV  denominado por ele como “semi-profissional” para divulgar as festas de tecnomelody. Outros personagens como o DJ Maluquinho, o arquiteto Paulo Cal e o sociólogo e jornalista Lúcio Flávio Pinto costuram este documentário, exibido pela MTV Brasil em 2010.
Ascom IAP
Guarda garante desobstrução da avenida Perimetral
Uma ação conjunta entre Guarda Municipal de Belém (GMB) e Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), na manhã desta quarta-feira(13), fez uma varredura completa no corredor da avenida Tancredo Neves,conhecida como Perimetral, nos bairros do Marco e Terra Firme.
Pelo menos seis sucatas
foram retiradas das
margens daquela via
A ação foi precedida de notificação aos proprietários das sucatas abandonadas havia meses naquele local,que acabava servindo como espaço de venda de peças usadas,dificultando a fluidez do trânsito e o deslocamento dos pedestres.
Pelo menos 18 homens do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), da GMB, sob o comando do inspetor Ronildo Feio, garantiram a tranquilidade da operação. Não houve resistência ao trabalho, apenas o trânsito naquela via ficou mais lento devido a ação dos guinchos durante a operação.
Texto: Ascom GMB
Edição: Comus
Veranistas são assistidos
pelo Procon em Bragança
Os municípios de Bragança e Salinópolis são alguns dos destinos mais procurados no período de veraneio. Por conta do grande fluxo de pessoas nesses locais e o consequente aumento da demanda por serviços, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) vem promovendo ações de fiscalização para garantir que o cidadão tenha seus direitos garantidos.
De 14 a 18, o órgão desenvolverá duas frentes de trabalho em Bragança, uma de  fiscalização, com ações educativas destinadas a orientar fornecedores de produtos e serviços, e uma segunda, com o apoio do Procon Móvel, que garante atendimento aos veranistas, esclarecendo dúvidas e promovendo a resolução de conflitos relacionadas aos direitos do consumidor.

Ellyson Ramos - Ascom/Sejudh




Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...