Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 13, 2011

“Operação Caça-Ratos” inspeciona escolas de Icoaraci e Outeiro

A “Operação Caça-Ratos” teve continuidade, nesta quarta-feira (13), em oito escolas dos distritos de Icoaraci e Outeiro, completando 91 escolas municipais já contempladas com a operação. O objetivo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), é desratizar todas as escolas municipais e estaduais de Belém e dos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci durante o mês de julho. Ao todo, serão 96 escolas municipais visitadas e 250 escolas estaduais.
A “Operação Caça-Ratos” aproveita o afastamento das crianças durante o período das férias escolares para realizar a desratização. Segundo Éder Santiago, médico veterinário que coordenou a ação de hoje, os venenos são colocados em locais escondidos e não oferecem qualquer prejuízo a saúde humana. “São iscas granuladas e parafinadas colocadas em locais estratégicos, como copa, cozinha, esgotos e forros, locais em que as crianças não têm acesso. E até o mês de agosto, quando as aulas recomeçam, o veneno não está mais visível”, explica Éder.
Para a desratização, os técnicos do CCZ utilizam um tipo de veneno em forma de bloco parafinado, derivado da cumarina, substância que causa hemorragia no animal. Durante a desratização são colocados venenos em locais escondidos, como esgotos e valas, onde os ratos gostam de se esconder. O veneno que é colocado não oferece perigo para pessoas e outros animais, pois não é atrativo para cães e gatos. Apenas uma barrinha do veneno pode matar mais de três ratos, já que esses animais se alimentam em bando. O veneno possui anticoagulante. O animal come e morre em 24h ou 36h, sem apodrecer, já que o veneno seca o animal.
Segundo Regina Perezino, médica veterinária e diretora do CCZ, a operação de desratização nas escolas é facilitada em função do período de férias escolares. “Aproveitamos esse período em que as escolas ficam vazias, durante as férias, para intensificar o trabalho, principalmente em áreas de cozinha e esgotos. É bem melhor que os venenos sejam colocados longe das crianças, para a segurança de todos”, explica.
 Esta é a primeira vez que a “Operação Caça-Ratos” acontece nas escolas durante o mês de julho, como forma de combate de roedores durante o período das férias. Entretanto, a demanda espontânea sempre aconteceu e continua acontecendo, basta as escolas solicitarem o serviço através do CCZ.
Os casos de leptospirose têm diminuído a cada ano. Em 2008 foram registrados em Belém 79 casos. Já em 2009, os números caíram para 55 casos. Em 2010 foram ainda menores, 40 casos e 2011 ainda estão em análise pelo CCZ.
A leptospirose é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e, em seu quadro mais severo, pode levar a morte. Os sintomas geralmente são: febre alta, fortes cefaléias, calafrios, dores musculares, vômitos, bem como icterícia, olhos congestionados, dor abdominal, diarréia ou coceira.
Texto: Renata Reis - Ascom Sesma
Fotos: João Gomes

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...