Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

Ophir Loyola desenvolve Programa de Atenção Integrada no Serviço de Quimioterapia

Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Estado do Pará, o Hospital Ophir Loyola (HOL) desenvolve atualmente, um Programa de Atenção Integrada no Serviço de Quimioterapia, para garantir o bem estar dos pacientes e contribuir para o melhor enfrentamento da doença. Segundo Patrícia Martins, psicóloga do serviço de quimioterapia do HOL, o programa tem o objetivo de prestar assistência integral e interdisciplinar ao paciente e familiares durante o tratamento quimioterápico, por meio de ações educativas, preventivas, psicossociais e terapêuticas, auxiliando na adesão ao tratamento  e na promoção da qualidade de vida.
A Divisão de Quimioterapia tem um fluxo de atendimento diário intenso, realiza mais de 2900 sessões de quimioterapia por mês. A maioria dos pacientes em tratamento quimioterápico no Ophir Loyola é oriunda do interior do Estado e de Estados como Maranhão, Amapá e Piauí. Além disso, possuem baixo-nível socioeconômico e cultural, estão expostos a uma série de situações estressantes relacionadas à doença e ao tratamento.
Maria Ivanilda Balieiro, 43 anos, é moradora do município de Breves, localizado na Ilha do Marajó, e está em tratamento contra um câncer de útero. “Aqui na Quimio, a psicóloga explica tudo sobre o tratamento. A equipe faz relaxamento com a gente e nos ajuda a fazer o tratamento direitinho”, afirma.
O Programa fornece informações e esclarecimentos sobre o tratamento, e desenvolve atividades de musicoterapia, artesanato, dança, teatro, promovendo a troca de experiências e o bem-estar  biopsicossocial de pacientes e acompanhantes. Mensalmente, o Hospital atende cerca 17 mil usuários de todos os 144 municípios paraenses e deoutros Estados. A nova gestão do Ophir Loyola está implantando diversos planos de ação que ampliarão a excelência no atendimento ao usuário.
Lívia Soares - Ascom HOL
Governo vai reformar ponte de Mosqueiro
O Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Transportes (Setran), vai abrir licitação em agosto deste ano para a reforma da superestrutura da ponte Sebastião de Oliveira, a conhecida ponte da PA-391 que leva à ilha de Mosqueiro, um dos refúgios mais procurados pelos veranistas nesta época do ano.
A ponte, construída em concreto armado, passou por uma avaliação técnica um mês antes das férias escolares. A pedido da população, a secretaria enviou uma equipe técnica ao local. Na ocasião, os engenheiros da Setran constataram que os pilares e as fundações estavam em perfeito estado para receber a demanda de veranistas.
A última reforma feita na estrutura aconteceu em 2008, e em maio deste ano o titular da Setran, Francisco Melo (Chicão), ordenou que uma inspeção fosse realizada para avaliar suas reais condições, inclusive para esclarecer qualquer possibilidade de risco de desabamento. Os reparos emergenciais foram concluídos antes do início das férias escolares, quando o tráfego na PA-391 com destino à bucólica, como é conhecida a ilha de Mosqueiro, é intenso.
Foram realizados serviços de manutenção do tabuleiro (que é o piso da ponte), recomposição das juntas de dilatação, recuperação do guarda-corpo, que foi danificado por um acidente de carro, e pintura de sinalização em toda sua extensão. A ponte Sebastião Oliveira fica na rodovia PA-391, sobre o furo da marinha e tem uma extensão de 1.485 metros e 10 metros de largura.
Clayton Matos - Ascom Setran
Governo do Estado promove palestras sobre leituras do vestibular
As leituras recomendadas para o Vestibular serão tema do ciclo de palestras que a Fundação Curro Velho, por meio da Casa da Linguagem, vai promover a partir de 22 de agosto. O Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente; a Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães e as crônicas de Olavo Bilac são algumas das leituras que serão abordadas com estudantes no ciclo de palestras na Casa da Linguagem. As palestras serão realizadas no período de 22 de agosto a 19 de setembro.
As inscrições começam no dia 2 de agosto e encerram no dia 16 na Casa da Linguagem, que fica localizada na avenida Nazaré, nº 31, esquina com Assis de Vasconcelos, no horário comercial. Os alunos de escolas públicas e professores da rede estadual de ensino têm isenção na taxa de inscrição. Para o aluno da escola pública é necessário apresentar uma declaração da escola onde estuda. Os alunos das escolas particulares e da comunidade em geral pagam uma taxa de 30 reais. Mais informações sobre as Palestras das Leituras recomendadas para o Vestibular na Casa da Linguagem pelo telefone 3241-9786.
Sepe assume a coordenação do programa Municípios Verdes
A partir desta sexta-feira (15), a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) assume a coordenadoria do Programa Municípios Verdes (PMV). A decisão foi tomada em uma reunião do Comitê Gestor do PMV, que contou com a participação massiva das instituições que compõem a gestão do programa, onde foram definidas também ações e metas que poderão dar agilidade ao andamento das atividades que tem o objetivo de desenvolver uma economia mais forte e sustentável aos municípios paraenses.
Lançado em 23 de março deste ano, o Programa Municípios Verdes, possui, hoje, 94 municípios cadastrados. A intenção é promover o PMV em todo Estado estabelecendo uma série de benefícios para as cidades que cumprirem metas visando, entre outras ações, o reflorestamento e a regularização fundiária, reduzindo o desmatamento e a degradação ambiental e valorizando ações de sustentabilidade aos municípios adeptos ao programa. Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Imazon, Emater, Ibama, Iterpa, Ideflor, Federações da Agricultura e dos Municípios, Sindicato dos Produtores Rurais e outras instituições parceiras marcaram presença no evento.
Cohab retoma obras do Jaderlândia
A partir do dia 2 de agosto a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) estará retomando os serviços das obras do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC), que estavam praticamente paralisadas desde o ano passado. O primeiro empreendimento a ser contemplado com esse reinício é o residencial Jaderlândia, no município de Castanhal.
Antes das obras reiniciarem, a Cohab vai reunir com as comissões de fiscalização das obras (Cofis) de cada empreendimento, no próximo dia 26. A Cofis é formada por moradores da área de intervenção do empreendimento que têm a missão de acompanhar e fiscalizar a execução dos serviços. No mesmo dia (26), a equipe da Cohab fará um mapeamento dos serviços que precisam ser concluídos e percorrerá todo o empreendimento com acompanhamento dos membros da Cofis.
Empresa apresentará novas tecnologias de iluminação pública
O chefe da Casa Civil da Governadoria, Zenaldo Coutinho, receberá na manhã desta sexta-feira, no Centro Integrado de Governo (CIG), o Grupo Europeu Intelmares, que desenvolve tecnologias para iluminação pública (energia sustentável e eólica) e pretende instalar uma indústria no Brasil. Alguns prefeitos também foram convidados para a reunião. Durante o encontro, o grupo, que está programando visitas a municípios ribeirinhos, apresentará as tecnologias para iluminação pública desenvolvidas em alguns países. A reunião está marcada para as 10 horas.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...