Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

Pará comercializa produtos diversos no Salão do Turismo em São Paulo

O segundo dia de participação do Pará no 6o Salão do Turismo, no Anhembi, em São Paulo, foi dedicado principalmente à comercialização de produtos. A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) levou ao evento onze entidades que trabalham com artesanato no Pará. A expectativa é grande em torno da comercialização dessas peças, segundo a coordenadora do espaço de artesanato do Pará no evento, Sheila Pires.
A matéria-prima dos produtos inclui cerâmica, cestaria, fibra, balata, sucata marinha, madeira e sementes. O artesão Desidério Santos, presidente da Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti de Abaetetuba, avalia positivamente a oportunidade, que garante visibilidade para o trabalho de 149 artesãos. Das 250 peças colocadas à venda no espaço, foram vendidas mais de 60 somente no primeiro dia.
O turismo de base comunitária também ganhou espaço no Salão do Turismo, com a participação de representantes do município de Curuçà. Ilson Lima, do Instituto Tapiaim, levou ao salão, com apoio da Paratur, experiências de receptivo turístico nas comunidades de Muriazinho, Romana, Ilha de Fora e Cabeceira, entre outras, que incluem praias, trilhas e visitação na comunidade.
Agricultura –No espaço da agricultura familiar, biscoitos, doces, geleias, bombons e outros produtos de Marapanim, produzidos com castanha, açaí e cupuaçu, fortalecem a divulgação do Pará e garantem lucro aos produtores rurais. Oriundo da Vila Maú, em Marapanim, Silvio Chagas, em dois dias, comercializou cerca de 35% do material que levou, incluindo 300 quilos de biscoitos, 150 litros de geleia, 80 quilos de doces e dois mil bombons. “Uma grande oportunidade de mostrarmos nossa produção”, comemorou ele, que representou as 2,5 mil pessoas beneficiadas diretamente com a venda do produto.
Para os agentes de turismo, o salão traz resultados imensuráveis ao Pará. “A Paratur é nosso braço direito no fortalecimento do turismo. Nossa participação é importante para fazermos contatos e fecharmos negócios”, elogiou o empresário Francisco Rocha, da Travel In Turismo.
Prefeitos de municípios do Marajó e do pólo Amazônia Atlântica prestigiaram o evento, a exemplo de João Luiz de Oliveira Neto, de Soure, e Fernando Damasceno, de Curuçá, que acompanharam os grupos de carimbó de seus municípios, Cruzeirinho e Andirás, respectivamente.
O Pará retoma com essas parcerias as estratégias de fortalecimento do turismo e retomada também do Pará como forte destino da região Norte, obra-prima da Amazônia”, finaliza o presidente da Paratur, Adenauer Goes, que, no fim da tarde, assumiu o compromisso com os secretários de Turismo do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins para criar uma entidade fortalecedora do turismo integrado.
Benigna Soares – Paratur

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...