Total de visualizações de página

sábado, julho 16, 2011

Praias do nordeste e Marajó recebem Operação Veraneio da Sespa

As praias de Crispim e Marudá, no município de Marapanim; Algodoal, em Maracanã, e do Pesqueiro e Barra Velha, em Soure (município do Arquipélago do Marajó), receberão neste final de semana (16 e 17) a campanha de veraneio 2011 desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que consiste na orientação sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) e hepatites virais, nos locais de maior concentração de veranistas. As coordenações regionais de Educação em Saúde e DST/Aids do 3º Centro Regional de Saúde da Sespa participam da Operação Veraneio 2011.
Nas barracas  montadas por técnicos da Sespa a população tem acesso a informações sobre os riscos do consumo de álcool, cigarro e outras drogas, e ainda sobre preservação ambiental e prevenção de DSTs. Serão distribuídos preservativos, folders e sacos de lixo, a fim de incentivar hábitos mais saudáveis entre os frequentadores das praias.
As ações estão sendo realizadas sempre aos finais de semana de julho nos municípios de Abaetetuba, Bragança (praia de Ajuruteua) e Marapanim (Marudá), e também na praia do Farol, distrito de Mosqueiro (Belém).
Hepatites - Para detectar casos e informar a população sobre os riscos das hepatites, integrantes da Comissão Estadual de Hepatites Virais também estarão nos locais de maior circulação de veranistas. Durante o mês de férias, 1.000 testes rápidos para detecção de hepatites B e C serão realizados no dia 21 na praia do Farol, numa ação em parceria com o Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Laboratório Central do Estado (Lacen).
Também serão colocados 1.000 testes para hepatites B e C à disposição de banhistas na praia do Atalaia, em Salinas, no dia 23, e outros 1.000 no Terminal Rodoviário de Belém, no dia 28, última quinta-feira do veraneio, junto com a distribuição de material informativo.
Para Cisalpina Cantão, coordenadora da Comissão Estadual de Hepatites Virais, o importante é alertar a população. “Quando a doença é detectada, o paciente tem todo o acompanhamento em ambulatórios especializados. É preciso incentivar as pessoas a se prevenir das doenças, mudar atitudes e desenvolver hábitos saudáveis”, enfatizou. "A hepatite B é prevenível, há vacina nos centros de saúde para o usuário de até 20 anos. Já a hepatite C é mais preocupante, porque não tem vacina e seus sintomas demoram a se manifestar", ressaltou.
Nos municípios abrangidos pelo 4° Centro Regional de Saúde da Sespa, as ações serão feitas em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, com ênfase no público jovem, mais vulnerável à contaminação por DSTs e à ingestão exagerada de álcool e outras drogas.
A identificação visual da programação, que conta com o apoio da rede de parceiros, estará em faixas, bonés, sacolas para lixo, adesivos para carro, porta preservativos, pipas e no boneco Zé Camisinha.
PROGRAMAÇÃO
BRAGANÇA
Praia de Ajuruteua, das 90 às 15h, todos os sábados e domingos de julho. Atividades: prevenção de DSTs, distribuição de material informativo e preservativos. Ação feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
As mesmas ações serão realizadas no Carnabragança e no Festival Cultura de Verão, que acontecerão na área urbana do município nos dias 15, 16, 17, 22 e 23.
SALINAS
Ações gerais de educação em saúde nas praias do Atalaia, Corvina e Farol Velho, nos dias 16 e 17 (das 13 às 16h), 23 e 24 (das 14 às 17h), 30 e 31 (das 10 às 13h), feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação Estadual de DST/Aids.
Testes rápidos de HIV no CTA intinerante ficarão disponíveis na praia do Atalaia, nos dias 16 e 17 e 23 e 24, das 12 às 17h. As ações resultam da parceria entre o 4° Centro Regional de Saúde da Sespa e  Secretaria Municipal de Saúde de Salinópolis.
Ações gerais de educação em saúde na orla do Maçarico, das 19 às 21h, e no Mercado do Porto Grande, das 7h30 às 10h30, sempre aos finais de semana.
Inspeções sanitárias nos estabelecimentos comerciais na orla do Maçarico, das 19 às 21h, durante os finais de semana, e no Mercado do Porto Grande, orla do Atalaia, feiras e comércios, das 8 às 14h, também sempre aos finais de semana.
A Unidade Saúde da Família no Farol Velho e o Hospital Regional de Salinópolis oferecem atendimento de urgência e emergência durante 24 horas.
OURÉM, PEIXE-BOI E QUATIPURU
Ações de prevenção de DSTs, distribuição de material informativo e preservativos, e esclarecimentos sobre câncer de pele serão oferecidos nas orlas dos municípios de Ourém e Peixe-Boi, sempre após as 17h. Em Quatipuru, a ação será específica em Boa Vista, durante o Festival da Gó.
Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...