Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 13, 2011

Prefeitura renova e instala nova iluminação pública em conjuntos de Belém

Os moradores dos conjuntos Tapajós e Maguari serão os primeiros beneficiados com as ações de renovação e instalação de novos pontos de iluminação pública pela prefeitura de Belém,que terão início já nesta quinta-feira, 14. O próprio prefeito Duciomar Costa anunciou a novidade durante uma reunião realizada com a comunidade na capela Sagrada Família do Conjunto Tapajós, no bairro do Tapanã, na noite desta terça-feira,12. Os secretários municipais de Urbanismo, Fernando Pereira,e de Saneamento, Ivan Santos, participaram do evento.
 O encontro reuniu centenas de pessoas que puderam relatar diretamente aos gestores de órgãos estratégicos do município as principais necessidades das áreas onde vivem.
 “Nós entendemos que iluminação pública é uma questão de segurança para o cidadão”, explicou o prefeito Duciomar Costa. Segundo ele, a medida tende a corrigir décadas de abandono sofridas pelas populações dos conjuntos habitacionais de Belém, por parte do poder público. “Já conseguimos levar pavimentação, asfalto e ações de saneamento para 42 conjuntos. Ainda faltam pelo menos 14 e nosso objetivo é atender a todos”, garantiu o prefeito aos moradores do Tapajós, que foram atendidos com o asfalto das ruas no primeiro mandato de Duciomar.
 As obras de iluminação pública do Conjunto Tapajós iniciam na quinta-feira e devem durar de 15 a 20 dias segundo estimativas do secretário de urbanismo Fernando Pereira. Serão instalados 333 novos postes com luminárias modernas que clareiam mais com um consumo de energia elétrica reduzido. Logo depois os trabalhos seguem para o conjunto Maguari, devendo se estender para os outros residenciais, além de áreas da cidade onde foram identificadas deficiências na iluminação.
 “O Tapajós ficou cerca de 30 anos abandonado até chegar esse asfaltamento. Agora, queremos iluminação e também a construção de uma praça para a comunidade”, afirmou a dona de casa Maria José Marques de 76 anos, há 10  moradora do local. Ela conta que já testemunhou diversas cenas de violência e diz que por isso vive com medo. “Os assaltantes se aproveitam da escuridão para atacar e já invadiram casa e amarraram um morador e os filhos dele para roubar”, lamenta Maria José que acredita que, com as obras de iluminação, a segurança deva melhorar.
 Além dos serviços de iluminação, a prefeitura também recebeu dos moradores pedidos de construção de uma praça em um antigo campo localizado no Tapajós, onde moram cerca de vinte e cinco mil pessoas. “Nós queremos a praça para fazer caminhadas e para as crianças,porque o trânsito é cada vez mais intenso e se torna perigoso para nós, mesmo dentro do conjunto”, alerta o corretor Jorge Rodrigues que mora há 26 anos no Tapajós e elogiou a presença do prefeito no local para ouvir as demandas da comunidade.
 “Essa reunião é fundamental porque muitas vezes as pessoas querem ver acontecer coisas, mas não sabem o que é possível fazer. Nem sempre o orçamento permite tudo o que se quer e muitas vezes é preciso reformular os projetos. Em reunião como essas dá para as pessoas saberem o que é possível, é assim que se esclarece”, comenta Luiz Heleno Castro, representante da comunidade que intermediou a reunião com a prefeitura por meio do vereador Nadir Neves.
 “Eu sou do legislativo e não executo nada, mas posso ajudar levando as demandas e promovendo esses encontros como representante dos interesses da população, que tem que estar em sintonia com o executivo”, defende o vereador Nadir Neves.

Texto: Tânia Menezes
Fotos:Adriano Magalhães
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...