Total de visualizações de página

sábado, julho 16, 2011

Projeto da Prefeitura revela adolescente que ganha bolsa de estudos em Miami


O jovem Rodrigo de Almeida Soares, de 16 anos, realizou neste sábado (16), o sonho de estudar dança no exterior. Com apoio da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), o adolescente embarcou junto com a professora Clara Pinto e um grupo de dançarinos para Miami, nos Estados Unidos.
 Desde 2008, quando passou a fazer parte do Projeto Conquistando a Cidadania, o aluno do Ensino Médio na Escola Estadual Paes de Carvalho, chamou a atenção dos professores pelo desempenho, ganhou diversos prêmios e hoje colhe os resultados de sua dedicação e esforço. Pela segunda vez o adolescente ganhou uma Bolsa de Estudos na Miami City Ballet School. Porém, esta é a primeira vez que poderá desfrutar da premiação.
 Nervosismo e ansiedade são as palavras que melhor definem o que o adolescente vem sentindo nos últimos dias. Rodrigo, que sonha em ser dançarino profissional, credita essa realização a Funpapa. "Sem o projeto, eu não teria chegado aonde eu estou e aonde e queria. Sempre quis mostrar o meu melhor e a Fundação me ajudou muito. Sem duvida foi a maior ajuda que tive", afirma categoricamente.
 A trajetória de Rodrigo é vitoriosa. Em outubro de 2009, no 17º Festival Internacional de Danças da Amazônia (FIDA), o adolescente ganhou dois prêmios pela sua brilhante participação. Uma bolsa de estudos, em janeiro de 2010, na escola de dança da professora Marisa Estrela, no Rio de Janeiro, com duração de um mês, e outra bolsa com duração de 15 dias, em julho, na Miami City Ballet School, além de ter participado do Festival de Dança de Fortaleza (Fedanfor), patrocinado pela PMB.
 A presidente da Funpapa, Maria Costa, vê nas conquistas de Rodrigo uma lição para todos que fazem parte do projeto assim como para quem tem sonhos a serem alcançados. "É muito gratificante ver que o nosso projeto está dando certo. Ver um adolescente que tinha talento, mas não tinha oportunidades de vencer na vida e mostrar a contribuição das nossas

atividades lá fora. Ele e um exemplo para todos", destacou.
 O adolescente deseja seguir os passos de dois outros companheiros de dança, que participavam do projeto e quando atingiram a maioridade se tornaram coreógrafos e professores da Escola de Dança Clara Pinto, auxiliando outros professores da companhia.
Conquistando a Cidadania
 O Projeto Conquistando a Cidadania, que já formou mais de 250 alunos, é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Belém e a Escola de Dança Clara Pinto. O objetivo é dar suporte aos atendimentos de crianças e adolescentes engajados nos programas e serviços da Funpapa, na faixa etária de 8 a 17 anos visando à inclusão social dos mesmos.

Texto: Luana Santos
Fotos: João Gomes


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...