Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

Roteiros do Pará encantam visitantes no 6º Salão do Turismo


Um espaço de quase 50 mil metros quadrados dedicado inteiramente à promoção do turismo brasileiro. O 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, aberto às 11h pelo ministro do Turismo, Pedro Novaes, reuniu na última quarta-feira, 13, vários políticos, empresários e jornalistas do Brasil no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O Pará foi representado por mais de cem profissionais de diversas áreas contempladas pelo evento. O presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, que coordena o espaço reservado ao estado no Salão, recepcionou o ministro em sua visita ao estande.
“A participação do Pará resulta de um trabalho de equipe em que todos os setores estão envolvidos na missão de fortalecer não apenas o turismo no Estado, mas na Macrorregião Norte e na Amazônia”, disse Adenauer, que presenteou o ministro com um kit de produtos da gastronomia e artesanato paraense.
O chef de cozinha Paulo Leite, defensor e difusor da gastronomia paraense em São Paulo, ministrou uma aula prática de como preparar o arroz de Belém - regado a jambu e tucupi - a outros chefs e adeptos dos sabores amazônicos. O grupo Andirás, do município de Curuçá, deu um toque especial à demonstração com um show de carimbó.
O presidente da Paratur também participou da apresentação do Plano Nacional de Turismo, no estande do MTur, juntamente com a secretária nacional de Políticas do Turismo, Bel Mesquita, que também é do Pará.
No Espaço do Profissional, a técnica da Paratur Rosely Coroa apresentou o case do Pará, referência segundo o Ministério do Turismo na execução do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), que tem como objetivo prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes. Este ano, a Paratur inovou na divulgação do programa e distribuiu um press kit à imprensa especializada com o objetivo de dar mais visibilidade ao programa e sensibilizar os formadores de opinião sobre o assunto.
Adenauer Goes esteve presente, ainda, à reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), entidade da qual é vice-presidente regional, e defendeu a criação de uma entidade de fortalecimento do turismo na Região Norte, aos moldes da CTI Nordeste.
O Pará está divulgando seus principais produtos turísticos, com destaque para as belezas naturais e para as manifestações culturais da região, presentes principalmente nos polos Belém, Marajó (Soure), Tapajós (Santarém e Alter do Chão), Amazônia Atlântica (Bragança, Curuçá, Marapanim e Salinópolis), Araguaia-Tocantins (Barcarena, Cametá, Conceição do Araguaia, Marabá, Parauapebas e Tucuruí) e Xingu (Altamira).


Feira de Produtos, Vitrine Brasil, Gastronomia, Artesanato, Núcleo de Conhecimento, Área de Comercialização, Rodada de Negócios, Turismo de Base Comunitário, Talentos do Brasil, Jóias do Brasil, Vivências e Saber Fazer são alguns dos espaços onde o Pará está representado no 6º Salão do Turismo, que prossegue até o próximo domingo, 17, com expectativa de público estimada em 100 mil pessoas.

Benigna Soares - Ascom/Paratur

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...