Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 13, 2011

Semma divulga resultado parcial da operação “Despoluir Belém”

Com o objetivo de diminuir a poluição atmosférica proveniente da fumaça preta emitida por veículos movidos a diesel, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou nos meses de junho e julho a Operação “Despoluir Belém”.  E, nesta quinta-feira (14), às 10h30, em sua sede, a secretaria divulga o resultado parcial da operação.
As informações de quantos veículos foram fiscalizados e, quantos reprovados, será divulgada por Camilla Miranda, secretária municipal de Meio Ambiente, e por Ivanelma Gomes, chefe de fiscalização da Semma. 
 A operação “Despoluir Belém” fiscaliza em empresas, garagens e/ou final de linha, se os veículos de transporte de passageiros, produtos e serviços, movidos a diesel, do município de Belém, estão poluindo a cidade. Esse poluente aumenta ou diminui dependendo do combustível utilizado, do tipo de motor, da sua regulagem, do estado de manutenção do veículo e até do modo de dirigir.
Nessa primeira etapa da operação, os donos das empresas que tiveram seus veículos reprovados, foram orientados a realizar a manutenção. Ele têm o prazo de 25 dias para a adequação. Nesse período os automóveis ficam proibidos de circular. Caso não seja feito a manutenção, a empresa receberá uma multa de R$ 2.131,59 por veículo reprovado. Já para os veículos considerados em boas condições de funcionamento serão emitidos Certificados de Índice de Fumaça.
Para realizar a fiscalização, os técnicos utilizam o Opacímetro, equipamento que faz a medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos. Uma sonda é colocada na descarga dos veículos, e através da aceleração, os gases emitidos são analisados se estão ou não de acordo com o permitido.
Até o final do ano, a Semma fiscalizará os veículos das 32 empresas que possuem cadastro, entre transportes coletivos e serviços. As empresas de transporte coletivo urbano que ainda não tem cadastro na secretaria serão notificadas pela equipe técnica do Departamento de Controle Ambiental (DCA) da Semma, para que iniciem seu processo de certificação ambiental (índice de fumaça).

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...