Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 13, 2011

Sespa conhece modelo de saúde do sistema penitenciário do Espírito Santo

A diretoria operacional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foi conhecer a política de saúde desenvolvida no sistema de segurança penitenciário do Espírito Santo. A visita teve como objetivo trocar experiências e verificar as boas práticas desenvolvidas na área da saúde, junto ao corpo administrativo e funcional local.
A Sespa também observou as estruturas físicas e funcionais dos estabelecimentos prisionais e de saúde mental. O modelo poderá ser usado como parâmetro para a reestruturação das unidades no Pará. A iniciativa veio após a parceria da secretaria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), que discute o projeto de requalificação do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), localizado na Vila de Americano, em Santa Izabel do Pará, nordeste do Estado.
A requalificação visa unir segurança e saúde para reorganizar e adaptar a estrutura física e o fornecimento de equipamentos adequados que garantam serviços de qualidade e humanizado, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O grupo visitou, em três dias, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em Cariacica, a Unidade de Saúde Prisional e a Penitenciária de Segurança Máxima I e II, em Viana, o Centro Prisional Feminino e a Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim, além da sede de Farmácia Prisional do Estado.
O diretor do Departamento de Engenharia da Sespa, Tadeu Penalber, elogiou a estrutura das unidades penitenciárias do Espírito Santo e garantiu que aproveitará o conhecimento adquirido para o projeto de ampliação da unidade de custódia paraense.
“A estrutura das unidades prisionais do Espírito Santo é muito avançada, eles dão ênfase na iluminação e nas cores, o que favorece uma arquitetura humanizada e digna”, avaliou. “Trouxemos boas experiências, com certeza serão usadas no projeto de qualificação do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico do nosso Estado,” concluiu.
Na comitiva da Sespa estavam ainda a diretora de Desenvolvimento da Rede Assistencial e Regionalização da Sespa, Rita Facundo, a gerente da Divisão de Saúde da Susipe, Ivone Rocha, e a diretora do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), Amanda Bittencourt.
Edna Sidou – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...