Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

Sespa lança concurso para a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Mães que amamentam ou que já amamentaram poderão compartilhar suas histórias em fotos, vídeos ou textos que farão parte do concurso "Conte sua historia de amamentação", lançado nesta quinta-feira, 14, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para divulgar a Semana Mundial de Aleitamento Materno (entre 01 e 07 de agosto), que traz o tema "Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D".
O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, apresentou nesta quinta-feira, 14, o regulamento e os objetivos do concurso junto com parceiros envolvidos na elaboração da campanha, cujo tema atende a uma orientação da Word Alliance for Breastfeeding (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno - Waba), para as semanas de aleitamento no mundo busquem as redes sociais, como facebook, orkut e twitter, que também podem disseminar informações, mensagens de apoio e de adesão à luta pela amamentação saudável. "Isso é uma tendência virtual e, desta vez, vamos além das dimensões de tempo e lugar, da gravidez ao desmame, entre a casa e a comunidade, para ampliar nossos horizontes e aproveitar os novos meios de comunicação", explica Helio Franco.
O período para inscrições vai de 15 a 30 de julho. O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis no site da Sespa (www.sespa.pa.gov.br) e nos postos de coleta: Unidade de Referência Materno Infantil e Adolescente (Uremia), Unidade Básica de Saúde da Pedreira, Unidade Básica de Saúde do Marco e Banco de Leite Humano da Santa Casa. Para concorrer não é preciso pagar nada. Basta assinar o formulário e entregar nos postos de coleta ou enviar pelo site.
O regulamento tem por objetivo uniformizar a apresentação das historias e estabelecer critérios para a respectiva elaboração, entrega e julgamento, assim como para definir a premiação daquelas que obtiverem as melhores classificações em cada uma das três formas de participação - redação ou relato de amamentação, vídeo de amamentação e fotografia de amamentação.
Os organizadores do concurso ressaltam que as mães participantes deverão declarar conhecer e concordar com as normas do regulamento no que se refere aos direitos autorais, ou seja, nenhuma redação será devolvida e nenhum pagamento será devido ou reclamado por seus autores, pais ou responsáveis, sob qualquer pretexto. O mesmo se aplica aos respectivos direitos de reprodução e divulgação integral e/ou parcial das informações contidas nos textos, vídeos ou fotos, mediante a citação de autoria, seja em jornais, televisão ou internet, assim como a eventual divulgação de sua voz e imagem.
"Importante lembrar que qualquer forma de participação no concurso deve levar em conta a importância da amamentação. E a participação pela internet reforça a orientação da Waba", esclarece Helio Franco. Entre os critérios de apresentação, as redações ou relatos poderão ser digitados em formato “doc” em arquivo “Word”, com utilização de fonte Arial 12, com margens de 2,5 cm nos quatro lados da folha. Ou podem ser escritas a mão, em no máximo duas folhas de papel A-4. A redação deverá ser clara, objetiva e de forma lógica com introdução, desenvolvimento e conclusão ou lições sobre amamentação.
Os vídeos devem ter duração de no máximo três minutos ou até três megas. Por sua vez, as fotos enviadas pelo site no momento da inscrição deverão ter imagem nítida e uma resolução 640 x 480 mega pixels ou 2048 x 1536 pixels. As fotos entregues nos postos de coleta deverão ter imagem nítida em formato 20x25 coloridas ou em preto e branco. O critério principal será a presença da mãe e do bebê amamentando ou da mãe e do bebê, e ausência de imagens de bicos, chupetas ou mamadeiras, assim como leites industrializados.
A comissão organizadora do concurso é composta por servidores da Sespa, voluntários da Associação Amigos da Amamentação (Amemen) e do Grupo Ishtar - Espaço para Gestantes, de Belém, além do Corpo de Bombeiros, Santa Casa de Misericórdia, Sociedade Paraense de Pediatria, Universidade da Amazônia (Unama), Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Prefeitura de Belém.
O resultado será divulgado no dia 2 de agosto de 2011, durante a abertura da Semana Mundial da Amamentação, que acontecerá no auditório da Santa Casa de Misericórdia, de 15 às 19 horas. Quaisquer despesas efetuadas pelas mães residentes no interior, ou mesmo em Belém, para participar no concurso, correrão por conta dos próprios interessados. A redação vencedora será publicada em locais de ampla divulgação e no site da Sespa.
Todas as fotos inscritas farão parte de uma exposição durante toda a Semana Mundial, desde que atendam aos critérios descritos neste regulamento. Todos os vídeos inscritos farão parte de um documentário que será apresentado no encerramento da Semana, no Cinema Olympia, e posteriormente será usado pelas instituições organizadoras do concurso como vídeos educativos, desde que atendam aos critérios descritos no regulamento.
Abaixo, a programação da Semana Mundial
de Aleitamento Materno em Belém.

02/08/2011, de 15 às 19h
Abertura às 15 horas, no auditório da Santa Casa, com apresentação do tema da campanha e de vídeos com 4 relatos de mães.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos".  
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", na maternidade Saúde da Criança, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

03/08/2011
Sessões de vídeo sobre amamentação, de 9 às 10 horas, no auditório da Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus Almirante Barroso.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", no Espaço Maternar, no mesmo campus, de 8 às 18 horas. 
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", na Clínica do Bebê, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

04/08/2011
Entrega da placa "Hospital Amigo da Criança" ao hospital Anita Gerosa, a partir das 9 horas.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", nas Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), de 8 às 18 horas. 
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", no Hospital Dom Luiz I, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

05/08/2011
Encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno no cinema Olympia, de 9 às 12 horas, com exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", de 10 às 22 horas. De forma pararela, acontecerá a visita informativa "Amamentação: Vantagens e Dificuldades" na Maternidade do Povo, entre 08 e 18 horas.

Mozart Lira - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...