Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 15, 2011

Tenor paraense faz sucesso em ópera de Nova York

O tenor paraense Atalla Ayan, 25 anos, está vivendo um grande momento de sua carreira artística. Morando em Nova York há dois anos – como estudante no prestigiado Lindemann Young Artist Development Program do Metropolitan –, Atalla foi convocado na segunda-feira passada, de última hora, para substituir o tenor Dimitri Pittas em um recital no Central Park, um evento da série de verão do Metropolitan Opera House (Met). Junto da soprano Angela Meade e da mezzo Jennifer Johnson Cano, e acompanhado ao piano por Bradley Moore, ele se apresentou na quarta-feira, 13, dentro do mesmo evento, na ponte do Brooklyn.
Após as apresentações, a repercussão nos jornais americanos foi enorme. O tradicional The New York Times destacou que Atalla é “um achado” e o comparou ao famoso tenor espanhol Plácido Domingo. “Jovem e bem preparado, ele tem uma voz marcante, com uma qualidade que chama a atenção”, ressaltou a publicação.
A carreira de Ayan começou no Pará. Iniciou seus estudos de canto lírico em 2002, no Conservatório Carlos Gomes (CCG). Em 2006, obteve o 2º lugar no 10º Concurso Nacional Maracanto na categoria tenor. No mesmo ano participou como solista da Nona Sinfonia de Beethoven, sob a regência de Mateus Araújo, diante da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Nos anos seguintes, outros prêmios, alguns deles internacionais, também chegaram. Entre os mais representativos estão o Concurso Internacional de Canto ‘’Licia Albanese’’, conquistado em 2008, em Nova York. Outras apresentações no Theatro da Paz e no Municipal do Rio de Janeiro também ajudaram a consolidar o nome do tenor paraense junto ao público. 
O pianista paraense Isaac Almeida, que acompanhou por alguns anos o trabalho e dedicação de Atalla no CCG em Belém, diz que todos ficam surpresos com o talento dele. “Desde o início todos perceberam o potencial que ele tem. Uma voz forte, um talento à parte. Por isso, quem não conhece o trabalho dele fica surpreso quando o ouve cantar”, destaca. Professor de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA), Almeida afirma que Ayan é bastante dedicado à música erudita, mas que não tinha a pretensão de alcançar a fama: “Ele sempre estudou vários idiomas, viu muitos vídeos de óperas, dedicou-se, mas nunca mostrou a pretensão de ser famoso”.
E o futuro guarda ainda mais oportunidades para o paraense. Ayan faz parte do Programa de Desenvolvimento de Artistas do Met. Na temporada 2011/2012 ele será Rodolfo na ópera La Bohème, durante uma turnê de três anos resultante de associação com a ópera de Stuttgart, na Alemanha, onde aparecerá também como Ottavio, em "Don Giovanni"; Tamino, em "Flauta Mágica"; e Alfred em "O Morcego".
No mês que vem, Atalla Ayan estará em São Paulo, onde participará de uma montagem de Romeu e Julieta, na temporada lírica do Teatro São Pedro. No ano passado ele viveu o herói apaixonado de Shakespeare em outra produção exibida no Theatro Municipal do Rio. Também já se apresentou em Trieste e Bolonha, na Itália, e na capital grega, Atenas.

Thiago Melo – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...