Total de visualizações de página

sábado, julho 16, 2011

Todos os municípios paraenses terão biblioteca pública até setembro

Imagine um portal que, ao ser atravessado, revela um universo de conhecimento. Até o ano passado, imaginá-lo era o que restava a 31 municípios paraenses. Este ano, a fantasia vira realidade e o portal, a porta de uma biblioteca. Isso porque, graças ao projeto ‘‘Mais Bibliotecas’’, até outubro deste ano o Pará dará um grande passo para o incentivo à leitura no Estado, ao implantar esses espaços em todos os municípios do Estado.
A meta do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (Sebp), por meio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, é que todos os municípios paraenses, nos próximos três meses, já disponham de uma biblioteca pública. Segundo o diretor da Leitura e Informação da fundação, Sérgio Massoud, para alcançar a meta, somente de janeiro a outubro deste ano o governo deverá ter implantado 20 bibliotecas e modernizado 18.
“Destas ações, já estamos na fase final. Até outubro vamos conseguir vencer finalmente esse déficit e nenhum município mais do Pará ficará sem biblioteca pública”, assegura. Em janeiro do ano passado, eram 31 os municípios sem bibliotecas. Somente entre maio e julho deste ano foram implantadas seis bibliotecas nas cidades de Faro, Terra Santa, Redenção, Pau D’Arco, Cumaru do Norte e Curuçá.
Para o mês que vem, outras cinco bibliotecas serão implantadas, em Itupiranga, Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Tracuateua e Terra Alta. Entre setembro e outubro ainda serão inauguradas outras sete. Segundo o secretário executivo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Guilherme Relvas, para a implantação das bibliotecas foi necessário somar os esforços e investimentos das três esferas de governo.
“O município garante o espaço adequado, que é o imóvel, e a equipe para trabalhar na biblioteca, os funcionários. O Ministério da Cultura, por meio da Biblioteca Nacional, garante a doação de um kit composto de mobiliários, equipamentos audiovisuais, computadores e acervo, dentro do programa Livro Aberto, que é coordenado no Pará pela Fundação Tancredo Neves”, detalha.
Ao Governo do Pará coube toda a articulação para celeridade do projeto. A Fundação Tancredo Neves ofereceu assessoramento técnico, desde a obra ou adaptação do imóvel, até a montagem das bibliotecas. “Também somos responsáveis pelos programas de capacitação dos funcionários, com oficinas e treinamentos em organização de acervo, informatização de biblioteca, dinamização cultural e outras necessárias que já estão acontecendo”, acrescenta.
Capacitação – Para implantação das bibliotecas públicas, foi necessário percorrer um longo caminho, que incluiu a sensibilização das autoridades municipais e a garantia de engenheiros, arquitetos e bibliotecários para assessoramento técnico em cada município atendido. Posteriormente, cada nova biblioteca é inscrita no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).
Depois de efetivada a inscrição do município no programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, para a doação do Kit de Implantação de Biblioteca, e no Ministério das Comunicações, para doação do Telecentro Comunitário nas Bibliotecas, o governo promove a capacitação dessa biblioteca.
São ministradas as oficinas de organização de acervo e de treinamento em: automação de biblioteca (Software Biblivre), hemeroteca, atendimento aos deficientes visuais, sistema braile e sistema DOSVOX (produtos e serviços em formatos compatíveis à decodificação pelos usuários cegos e com baixa visão) e em elaboração de projetos para bibliotecas públicas.
Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...