Total de visualizações de página

sexta-feira, setembro 02, 2011

DESFILE ESCOLAR: Alunos pedem paz em Icoaraci

O pedido de paz predominou no primeiro dia do desfile escolar do distrito de Icoaraci, nesta sexta-feira (02), na Rua Manoel Barata, onde alunos de 26 escolas municipal, estadual e particular marcaram presença. As mensagens estavam estampadas nas roupas, cartazes e faixas conduzidas pelos alunos. Cerca de 10 mil pessoas, que desde cedo lotaram as laterais da rua, acompanharam e aplaudiram a apresentação dos alunos.
 Neste sábado (03), mais 13 estabelecimentos de ensino vão desfilar na Rua Manoel Barata, com início a partir das 08h e previsão de encerramento por volta das 13 horas. No domingo (4), será a vez das 12 bandas de fanfarra, marcial e musical participar do Mostra de Bandas.
 Os cerca de cem alunos da escola Guajarina Souza e Silva prestaram uma homenagem ao poeta Gentileza, com os versos estampados em suas roupas. Em frases como ‘Gentileza Gera Gentileza’ e ‘Gentileza, Atitude que Transforma’, os estudantes pregavam a tolerância nas relações entre as pessoas. Segundo a diretora da escola, Ione Alves da Silva, o poeta foi escolhido por pregar a boa educação como forma de melhorar o convívio entre as pessoas.
 “Nós reunimos os alunos durante duas semanas e trabalhamos conceitos como a importância de se dar bom dia na chegada à escola. Só o fato dele dar um bom dia aos seus colegas e professores pode mudar a relação entre eles”, garante ela. Ione Silva disse, ainda, que os alunos receberam com muita alegria o tema ‘Paz na Escola’ proposto pela organização do desfile. “O resultado foi maravilhoso”, completou.
 O estudante Jhonas Warlenson Palheta Nobre, de 10 anos, disse que vai levar o que aprendeu para melhorar a relação em sua família. “É importante a gente se relacionar bem com nossos colegas e familiares”, disse. “A gente tem que mostrar a importância de cultivar a paz entre as pessoas desde criança pra gente ter um adulto consciente”, afirma a operadora de caixa Tais Sales de Lima, de 29 anos, que acompanhou o desfile de seu filho, o pequeno Luis Pacheco Neto, de 2 anos e seis meses, aluno do Centro Educacional Curumim.  
 Para o diretor da Agência Distrital de Icoaraci, Otoniel Pereira, como os alunos são multiplicadores de informação, só através da educação as mensagens de paz nas escolas podem contaminar as outras pessoas. “Nosso distrito ainda apresenta altos índices de violência. Por isso, é muito importante que as escolas trabalhem esses conceitos para evitar problemas como o bulling e outras formas de violência”, informou. O desfile escolar de Icoaraci realizado pela Prefeitura de Belém em parceira com a Seduc tem o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu 192, Defesa Civil e CTBel.

Texto: Ronaldo Quadros - Ascom Adic

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...