O Hospital Ophir Loyola recebe nos próximos dias 20 e 21 de setembro, um grupo de técnicos certificadores do Ministério da Saúde e Educação para recertificação do HOL como Hospital de Ensino. Realizada a cada dois anos, a visita é instituída por meio da Portaria Interministerial MEC/MS n° 2.400 de 02 de outubro de 2007, que estabelece os requisitos que um hospital deve preencher para ser considerado hospital de ensino, a partir de 4 dimensões: atenção à saúde, ensino, ciência e tecnologia e gestão.
O processo de certificação dos Hospitais de Ensino teve início em 2004 sob coordenação dos Ministérios da Saúde e Educação. Um hospital de ensino é um centro de atendimento hospitalar mantido ou que colabora com universidades, com a finalidade de participar nas atividades de formação e desenvolvimento de profissionais de saúde, pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o SUS.
Em outubro de 2009, o Hospital Ophir Loyola foi certificado como Hospital de Ensino através da Portaria Interministerial nº 2.472, publicada no Diário Oficial da União. Para ser recertificado, o HOL deve atender uma série de requisitos, entre eles dispor de mecanismos de gerenciamento das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito do Hospital. E ainda disponibilizar ou ter acesso à biblioteca atualizada e especializada na área da saúde, abrigar programas de residência médica devidamente credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), estudantes do curso de Medicina em atividades curriculares e internato, assim como graduandos de outras áreas da saúde, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário