Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 06, 2011

AÇÕES DE CIDADANIA: do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém realizadas na quinta-feira

Mostra expõe trabalhos de
jovens, familiares e
servidores da Fasepa
Pintura em tela, artesanato, dança e música mostram a arte na I Mostra de Talentos que a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) realiza na quarta (5) e quinta-feira (06), em sua sede administrativa, em Belém. A I Mostra expõe trabalhos produzidos por adolescentes atendidos pela Fundação, seus familiares e servidores da instituição. O evento será encerrado com missa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
A presidente da Fasepa, Ana Célia Cruz, disse na abertura do evento que a Mostra será incluída na lista dos projetos permanentes que estão sendo implementados pela Fundação. Ela enfatizou a importância de trabalhar grupos de forma integrada, e apresentou o “Rolando a bola”, mais um projeto de integração entre adolescentes e servidores, que em breve será executado na Fasepa.
Representantes do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Polícia Militar e Fundação Curro Velho, além de cinco adolescentes atendidos pela Fasepa em centros de recuperação de dependência química, também puderam conferir a Mostra, composta de objetos artísticos e produtos das oficinas de educação ambiental (mudas, adubo orgânico, produtos reciclados). Também foram apresentados danças folclóricas e números de percussão.
A I Mostra de Talentos da Fasepa é uma iniciativa do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), com apoio da Diretoria de Assistência Social (DAS), e objetiva compartilhar talentos e experiências entre servidores, adolescentes e seus familiares.
Rui Pena – Fasepa
Funpapa firma parceria
com TRE para orientar
crianças sobre direito e cidadania



Durante todo o mês de setembro crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e adolescentes participantes do ProJovem, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro do Jurunas, receberam orientações sobre a questão da cidadania com enfoque nos direitos e deveres do cidadão, como resultado da parceria firmada entre a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
 Com a participação de 90 crianças e adolescentes, a  atividade ministrada por técnicos do TRE incluía o uso de uma urna eletrônica para a simulação de votos,com o objetivo de colocar em prática o que foi aprendido na teoria.
 Além do uso da urna eletrônica, uma Unidade Móvel funcionou com uma atividade sócio-educativa por meio da exibição de um vídeo de 30 minutos de duração que explicava os direitos e deveres, bem como o exercício da cidadania através do voto.
 “Como o Cras trabalha com a prevenção, escolhemos esse assunto para que as crianças tenham conhecimento e aprendam desde cedo sobre questões básicas de cidadania", disse a pedagoga do Cras-Jurunas, Ana Paula Vieira, sobre a  temática da ação.
 Manuelle Menezes, técnica do TRE, ficou satisfeita com o resultado da atividade. “É muito bom saber que as crianças, desde cedo, estão engajadas num projeto social,e  ver que estão aprendendo, se esforçando para serem melhores do que já são”, afirmou a técnica.
 Para Aron Costa, de 12 anos, a atividade foi produtiva e ele já pede mais. “Gostei mais do vídeo porque tinha um jogo nele  que ensinava que tínhamos que dividir as coisas uns com os outros. Quero que tenha mais dessas atividades.Foi muito legal”, concluiu.
 Projeto – A atividade do Cras faz parte do projeto “Eleitor do Futuro”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) implantado em 2007 pelo TRE-PA, em todos os municípios do estado.O projeto visa a aproximação da Justiça Eleitoral com a comunidade, esclarecendo as pessoas sobre o exercício da cidadania.

Texto: Luana Santos-Ascom Funpapa
Fotos: Ascom Funpapa
Edição:Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...