Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 05, 2011

CÍRIO DE NAZARÉ: Começa a esquentar as homenagens à Virgem de Nazaré

Câmara faz homenagens
durante visita da
imagem peregrina
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada à Câmara Municipal de Belém na manhã desta quarta-feira (5), em sessão solene em homenagem ao Círio de Nazaré, com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e do secretário Especial de Estado de Promoção Social, Nilson Pinto. A sessão foi instituída pela Resolução nº 035, de 30 de maio de 2005.
Na ocasião, Nilson Pinto e mais 23 personalidades receberam a medalha e o diploma “Círio de Nazaré”, por contribuição à Festividade em homenagem à padroeira, que acontece todo segundo domingo de outubro na capital paraense. A medalha tem o escudo do município de Belém e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Entre os homenageados estavam o Sindicato dos Estivadores do Pará e o Centro de Convivência Fortaleza.
Escolhido para se pronunciar em nome de todos os agraciados, o secretário Nilson Pinto – cuja medalha foi entregue pelo vereador Mário Correa – agradeceu a homenagem e reiterou que o Círio de Nazaré acontece graças à devoçãodemonstrada pelos paraenses.“Quem mais contribui, independentemente do esforço pessoal que cada um pode fazer, é o povo do Estado do Pará. Quem faz é a fé, o sentimento de cada cidadão, que há mais de 200 anos realiza a maior manifestação religiosa do mundo”, ressaltou o secretário.
Servidores da Sedip
homenageiam a
Virgem de Nazaré
Os servidores da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip) prestaram, nesta quarta-feira (5), homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Em uma singela cerimônia, todos se reuniram em oração enfatizando a importância do Círio de Nazaré e a fé na padroeira do Pará. O titular da Sedip, Sidney Rosa, lembrou a importância da fé na vida de cada um para a superação das dificuldades diárias. Terezinha Costa, uma das organizadoras da homenagem, deixou uma mensagem de agradecimento especial aos funcionários da secretaria e falou de esperança e crença na força da fé do povo paraense.
Ascom Sedip
Atendimento de saúde
aos romeiros está
garantido durante o Círio
 Para garantir o atendimento contínuo de urgência e emergência nos postos de pronto-atendimento montados no percurso das procissões da Trasladação e do Círio, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), através do Departamento de Urgência e Emergência (Deue) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) estarão presentes em pontos estratégicos previamente estabelecidos durante a festa religiosa. O trabalho será reforçado pela parceria com a Defesa Civil Municipal.
 Desmaios, alterações da pressão arterial e desgaste físico são as ocorrências mais comuns decorrentes do longo percurso das romarias e também das altas temperaturas, Para a Trasladação, serão montados seis postos de pronto-atendimento, e para a grande procissão de domingo, oito. Caberá à Sesma disponibilizar recursos humanos (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio), medicamentos e materiais técnicos necessários à Operação Círio 2011.
 Segundo Zuleide Soares, do Deue, os romeiros podem ficar despreocupados em relação ao atendimento de urgência e emergência. “A Sesma vai trabalhar para garantir que não haja nenhum problema no atendimento dos romeiros durantes as duas principais procissões do Círio.”, afirma.
 A secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos afirma que a Prefeitura de Belém não poupou esforços para que o Círio de todas as famílias da capital seja tranqüilo e cheio de saúde. “O Samu de Belém estará a postos nas romarias, implantaremos reforços profissionais em nossos Hospitais Municipais de Pronto Socorro dos bairros do Umarizal e Guamá. As famílias de Belém podem estar seguras de que faremos tudo para dará total cobertura à população e em especial aos romeiros que participam de nossas belas procissões de fé, para que o Círio de 2011 seja especial e inesquecível para todos nós”, concluiu.
 Nos Hospitais de Prontos Socorros Municipais, está planejado reforço técnico da equipe com os seguintes profissionais: médicos (cooperativa), enfermeiros, técnicos em enfermagem, e pessoal de apoio (maqueiros). Serão utilizadas duas ambulâncias tipo USA (Unidade de Suporte Avançado) e quatro tipos USB (Unidade de Suporte Básico) acompanhando todos os percursos, e uma Ambulancha tipo USA acompanhando a romaria fluvial.
A operação Círio 2011 mobilizará um total de 15 médicos, 15 enfermeiros, 28 técnicos de Enfermagem, dois motoristas e apoio administrativo, que atenderão nos seguintes postos:
 Trasladação – Dia 08/10/2011
 1.  Posto Clube do Remo – Av. Nazaré entre Quintino e Generalíssimo
2.  Posto SEMAD – Av. Nazaré esquina com Quintino Bocaiúva
3.  Posto Casa da linguagem – Av. Assis de Vasconcelos eqüina com a Av. Nazaré
4.  Posto Ministério da Fazenda – Trav. Gaspar Viana com Presidente Vargas
5.  Posto Solar da beira – Trav. Castilho França
6.  Posto Sede da Fumbel – Av. Dr. Assis em frente à Praça Caetano Brandão
Círio – Dia 09/10/2011
 1.  Posto Sede da Fumbel – Av. Dr. Assis em frente à Praça Caetano Brandão
2.  Posto Solar da beira – Trav. Castilho França
3.  Posto Ministério da Fazenda – Trav. Gaspar Viana com Presidente Vargas
4.  Posto Estacionamento dos Correios – Trav. O de Almeida com Av. Presidente Vargas
5.  Posto Casa da linguagem – Av. Assis de Vasconcelos esquina com a Av. Nazaré
6.  Posto Semad – Av. Nazaré esquina com Quintino Bocaiúva
7.  Posto Clube do Remo – Av. Nazaré entre Quintino e Generalíssimo
8.  Posto Estacionamento Restaurante Avenida -  Trav. Generalíssimo com Av. Nazaré e Av. Braz de Aguiar

Texto: Ascom Sesma
 Banpará participa de
homenagens à padroeira
Pelo 13° ano consecutivo, o Banco do Estado do Pará (Banpará) participará das homenagens à Virgem de Nazaré nos dias 8 e 09 (sábado e domingo). Na fachada da sede do banco, na Avenida Presidente Vargas, será projetada uma imagem de Nossa Senhora em alto relevo. A cantora paraense Jeanne Darwich estará presente na passagem da Santa. Ainda na noite de sábado, a fachada também exibirá uma cascata de fogos frios.
No domingo do Círio, além da apresentação de Jeanne Darwich, o Banpará fará a homenagem com uma chuva de papel laminado. A instituição também participará da festividade com um dirigível de oito metros, do qual serão jogadas pétalas de rosas durante a Romaria Fluvial, a Trasladação e o Círio.
Imagem de Nossa Senhora
de Nazaré visita o
Palácio dos Despachos





Na semana do Círio de Nazaré, os servidores públicos do Palácio dos Despachos foram presenteados com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A imagem da santa foi recebida pelo governador Simão Jatene das mãos do padre Silvio Jacques, pároco da Basílica-Santuário de Nazaré.
Os funcionários do Palácio saudaram a Virgem de Nazaré com pétalas de rosa e cânticos. A banda da Polícia Militar acompanhou o trajeto da imagem que percorreu as dependências da instituição. Muitos servidores ficaram emocionados com a visita da virgem. “É uma honra para nós poder chegar tão perto de Nossa Senhora de Nazaré, principalmente no ambiente de trabalho”, disse, emocionada a administradora Aline Pontes.
No auditório da instituição, o padre Sílvio conduziu uma pequena celebração que contou com a participação do governador e de sua esposa, Ana Jatene, e os funcionários do Palácio. “Que a Nossa Senhora de Nazaré abençoe todos os servidores desta instituição e abençoe também o governador e sua administração para que façam o melhor pelo povo do Pará”, afirmou o sacerdote. O pároco também parabenizou o governador pelas realizações feitas neste governo. “O Pará tem duas forças para elevar sua dignidade: o Círio e o esporte. Parabéns governador pelo apoio que o senhor deu ao esporte mostrando aquele belo espetáculo no Mangueirão. Continue trabalhando com tranquilidade, bom humor e transparência. Seja o nosso paizão”, enfatizou o padre.
Ao final da cerimônia, o governador foi presenteado pela Diretoria do Círio com uma réplica da imagem peregrina. “O Círio é um momento de muitos sentimentos. Como pode um evento que se repete a mais de 200 anos ser sempre novo, ser sempre único, ser sempre ímpar? Eu não consigo deixar de me emocionar em cada Círio. Durante muito tempo me perguntei qual seria esse condão mágico? E eu encontrei a resposta no rosto de cada pessoa. Vi que o Círio é um momento onde cada um de nós temos possibilidade de recorrer aos nossos sentimentos mais profundos e permitimos aflorar o amor. Desejo a todos um feliz e abençoado Círio. O Círio a gente não assiste, a gente vive”, finalizou o governador.
Bruna Campos – Secom
Joias de Nazaré 2011
estarão à mostra no São
José Liberto até 30 de outubro







Com uma celebração religiosa que enalteceu a figura de Maria na vida dos cristãos foi aberta, na noite da última terça-feira, 4, no Espaço São José Liberto, a exposição Joias de Nazaré 2011, que nesta nona edição aborda o tema “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe”. Promovida pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a exposição mostra ao público 103 peças criadas e produzidas por profissionais joalheiros vinculados ao Programa de Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos, mantido desde 1998 pelo governo do Pará.
Após a cerimônia religiosa na Capela do espaço, celebrada pelo padre Jaime Sidônio, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada em cortejo até a Casa do Artesão, onde está montada a exposição.
Os cantores líricos Edelmiro Soares, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), e Reginaldo Viana, da Fundação Carlos Gomes, saudaram o cortejo com clássicos como “Ave Maria”, do compositor francês Charles Gounod, e “Ária da 4ª Corda”, de Johann Sebastian Bach. Ambos foram acompanhados ao piano por Adriana Azulay, diretora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), e pela violinista Taís Carneiro, coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da instituição.
Suntuosidade - Com joias que valorizam características marcantes do período Barroco, como a suntuosidade e cores como azul e vermelho, a exposição traz a valorização das gemas brasileiras e a predominância de peças em ouro. No projeto expográfico assinado pela arquiteta Anna Cristina Meireles, diretora do Museu de Gemas do Pará, 11 imagens de Maria esculpidas em madeira nos séculos XVIII e XIX compõem o ambiente, onde o azul e as estrelas também se destacam.
Este ano, o Museu de Arte Sacra cedeu as imagens para a exposição, repetindo uma parceria iniciada ano passado com o Sistema Integrado, quando a mostra teve ainda os mantos do acervo do Museu do Círio. “Essa parceria é importante, ao juntar dois museus do Sistema Integrado, o de Gemas do Pará e o Arte Sacra, em um evento desse porte”, ressaltou Anna Cristina Meireles.
Ana Lúcia Santos, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), destacou a diversidade da coleção, que segundo ela mostra a capacidade dos designeres, ourives, lapidários e artesãos do Polo Joalheiro do Pará de recriar o mesmo tema todos os anos, mas sempre com a marca da inovação. “A gente vê que essa coleção sai do coração de cada um”, disse ela, para quem o trabalho desenvolvido pelo Sebrae com a direção do Polo Joalheiro, que inclui capacitações, consultorias e outras ações, tem dado os melhores resultados.
Qualidade - A funcionária pública Conceição Sabat da Cruz, que há anos visita a exposição Joias de Nazaré, também frisou a qualidade das peças. “As joias estão lindas. É uma criação maravilhosa, que valoriza o trabalho dos profissionais paraenses e contribui para divulgar a nossa maior festa”, declarou.
Toda a coleção foi criada durante um workshop ministrado por Rosângela Gouvêa, designer de joias e coordenadora do Curso de Design da Uepa. Segundo ela, que representou a reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, a coleção tem peças refinadas, mas com um design universal, e podem ser apresentadas em qualquer evento, dentro e fora do Brasil. “Além da qualidade, as peças estão coerentes com a proposta trabalhada no workshop”, afirmou.
A diretora do Igama, Rosa Helena Neves, ressaltou o empenho dos profissionais na produção da coleção e na evolução desse trabalho, realizado desde 2003. “Os temas escolhidos estão intimamente ligados ao Círio, que são, a cada ano, desenvolvidos com muito mais técnica e apuro. O resultado é uma coleção bela, rica em detalhes e cuja qualidade é indiscutível”, acrescentou Rosa Neves, que também agradeceu à rede de parceiros que tornou possível a montagem e abertura da exposição, como o Governo do Estado, por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secult, o Sebrae-PA, a Arquidiocese de Belém e a comunidade da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Serviço: Exposição Joias de Nazaré 2011 – “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe”. Aberta à visitação no Espaço São José Liberto/Casa do Artesão (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas), de 4 a 30 de outubro, nos seguintes horários: de segunda a sábado, das 09 às 19h, e domingos e feriados, das 10 às 19h. Entrada franca.
Ascom/Igama
Romeiros recebidos com
festa pela Paratur no
Terminal Rodoviário
Segundo o Sinart, aproximadamente 50 mil passageiros vão desembarcar no Terminal Rodoviário de Belém neste período do Círio. Para dar boas vindas a esses romeiros, oriundos de vários municípios do Pará e de estados vizinhos como o Maranhão e Tocantins, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) iniciou oficialmente na manhã desta quarta-feira, dia 5, um receptivo especial, com apresentação de grupos de carimbo, distribuição de cheiro do Pará, fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré, o cartaz do Círio e outras lembrancinhas. Tudo para que o turista ou romeiro não esqueça a importância do Círio para o fortalecimento do turismo paraense.
O início da programação, coordenada pela gerente geral de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, aconteceu às 8h da manhã, no setor de desembarque do Terminal. O receptivo, realizado por técnicos da Gerência de Comunicação da Paratur, Gerência de Assuntos Nacionais, de Assuntos Internacionais e por estudantes do programa de estágio da Paratur, contou, na abertura, com apresentação da Companhia de Dança Ariru Tupã. O ritmo contagiante do carimbo alegrou os turistas.
Ednor Cardoso nasceu em Belém mas há 10 anos mora em São Paulo e aprovou a iniciativa. “Muito bom ser recebido assim com festa. Chega ser exagerado, de tão espetacular que é”. Elogioi Ednor. Para ele, voltar em Belém todo ano para o Círio é um momento especial, ser recebido com festa, melhor ainda.
“Minha filha chega na sexta de avião e já sabe que lá também ta tendo festa. Vocês fazem um trabalho belíssimo”. Elogia o romeiro.
O receptivo com grupos de carimbo também foi aberto na última terça no Aeroporto Internacional de Belém, como informa Carlos Figueira, gerente de Assuntos Nacionais da Paratur. Segundo ele, o atendimento especializado no aeroporto é 24 horas, até o sábado que antecede ao Círio. No Terminal, de 8h às 20h.
As apresentações resultam de um contrato da Paratur com a Associação dos Grupos de Folclore de Belém (AFBE), que aproveitam a programação do Círio para expressar as danças e manifestações culturais paraenses.
Os grupos que se apresentam são: Cheiro do Pará, Frutos do Pará, Iaçá, Mapinguari, Mistura Regional, Moara, Muiraquitã, Paranativo, Uirapurú, Vaiangá.
Polícia Militar empregará
3500 homens durante
 as festividades do Círio

A Polícia Militar contará com um efetivo de 3.500 homens distribuídos em todos os eventos relativos às festividades do Círio de Nazaré, em Belém, que envolvem as romarias rodoviária, fluvial, moto-romaria, Trasladação, Círio, Círio das Crianças, Círio da Juventude, recírio e a queima de fogos que encerra a quadra nazarena. As ações da PM reunirão grupamentos do Comandos de Missões Especiais, especializado e do Comando da Capital para atuação nos mais de 15 dias de atividades que envolvem a festividade.
Somente para as manifestações que acontecem até a grande romaria de domingo, dois mil homens foram designados para garantir a segurança de mais de dois milhões de pessoas, público esperado para as romarias e deslocamentos que a festa envolve. Outros 1.500 policiais garantirão a segurança durante a quadra nazarena.
Elaborado pelo Estado Maior Estratégico da PMPA, o planejamento policial procurou contemplar todos os eventos do período, quando Belém se transforma na maior capital religiosa do país. Para a grande romaria do domingo, ponto alto da programação, o Comando de Policiamento ficará a cargo do Coronel PM Raimundo Silva, Corregedor Geral da PMPA.
Major PM Leno Carmo - Ascom/PM
Alunos da Escola Costa e
Silva recebem peregrinos
para o Círio 2011
Os alunos da Escola Estadual Costa e Silva, localizada no bairro do Souza, viverão um momento diferente dos que estão acostumados em sala de aula. Nesta quinta-feira (6) e sexta-feira (7), eles receberão nas dependências da escola, romeiros e peregrinos oriundos de outros municípios do estado e que vêm até Belém para participar da festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
A diretora da escola, Giovânia Paiva, explica que os alunos são voluntários e que eles corresponderam positivamente. “A gente vê um grande interesse deles em ajudar. O que mais me impressiona é que foram criados turnos, manhã, tarde e noite e eles farão revezamento, porque estaremos aqui até sexta. A escola não vai fechar e vamos receber quem estiver precisando da nossa ajuda”, avisa. Além do apoio do exército, a escola também firmou parceria com a Casa de Plácido, instituição famosa por acolher romeiros no período do Círio, para o fornecimento de materiais de higiene pessoal, além de medicamentos de primeiros socorros.
 “Marias do Círio” é
apresentado ao governador
O governador do Pará, Simão Jatene, recebeu na manhã desta quarta-feira, 5, em primeira mão, o livro “Marias do Círio”, que será lançado esta noite em um restaurante da capital. Os jornalistas Mauro Bonna e Beth Mendonça, responsáveis pela publicação, apresentaram ao chefe do Executivo Estadual o livro que homenageia Nossa Senhora de Nazaré e o Círio.
Durante o encontro em seu gabinete, no Palácio dos Despachos, Jatene folheou o livro e destacou a importância de obras como esta, que valorizam a cultura e a religiosidade do Pará. A jornalista Beth Mendonça lembrou que o Estado é um incentivador dessa produção e que apoiadores como o governo são importantes para a produção cultural.
“Marias do Círio” é a terceira publicação em homenagem ao Círio que Beth e Bonna produzem. Os dois primeiros foram o “Livro do Círio” e “Quem faz o Círio”. Na edição deste ano a homenagem ao Círio e a Nossa Senhora de Nazaré se estendeu a todas as mulheres paraenses, lançando um olhar feminino sobre a maior manifestação de fé do povo do Pará. A capa do livro já apresenta este conceito com a foto de mais de 300 Marias paraenses.
A publicação temo apoio do Governo do Estado e a chancela da Arquidiocese de Belém, da Congregação dos Padres Barnabitas e da Diretoria da Festa de Nazaré.
Thiago Melo – Secom
Imagem peregrina visita
o Presídio Estadual
Metropolitano
Com a proximidade da festa maior dos paraenses, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a direção do Presídio Estadual Metropolitano I, através de seu diretor Capitão Janderson Paixão de Souza, recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré acompanhada do Bispo Auxiliar de Belém Dom Teodoro Tavares, do Diácono Ademir, da Pastoral Carcerária e da Defensora Pública Anna Izabel Santos.
Na oportunidade, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada ao interior da casa penal, momento em que o Bispo Dom Teodoro fez a oração do Pai Nosso, próximo aos internos que puderam naquela ocasião ter um alento espiritual. Ao final do evento houve a benção a todos os funcionário e custodiados e celebrando de maneira festiva a direção daquela casa ofereceu um almoço do Círio aos presentes.
PGE homenageia Nossa
Senhora de Nazaré
Os servidores da Procuradoria Geral do Estado (PGE) renderam homenagens à Virgem de Nazaré, na manhã desta quarta-feira, 5, no auditório da instituição, em Belém. A celebração foi presidida pelo frei John Araújo, da paróquia de Santo Antônio de Lisboa, que destacou a importância da festa católica para as famílias e renovação da fé. “Vamos aproveitar o Círio para refletir sobre a nossa fé. De como ela está diante de Deus e de Nossa Senhora”, disse o religioso. O Círio de Nazaré será realizado no próximo domingo, 9. A expectativa da diretoria da festa de Nazaré é da participação de um milhão e meio de fiéis nas ruas de Belém.
Juntamente com a celebração, a Procuradoria lançou uma campanha, por meio do serviço social, para arrecadação de roupas infantis que serão doadas ao Lar Cordeirinho de Deus, que atende crianças carentes portadoras de câncer, hidrocefalia, paralisia cerebral, entre outras doenças. A campanha vai se estender até o dia 11 deste mês no serviço social da PGE. As peças são para crianças entre 0 e 6 anos. “Vamos fazer a nossa parte, ajudando essas crianças carentes”, disse a assistente social Rosicelide Teodozio.
A chefe de gabinete da PGE, a procuradora Carolina Massoud, deixou uma mensagem especial de esperança e fé e disse que o Círio tem um significado importante, “pois é de fato o Natal do povo paraense”. Falando em nome dos demais procuradores, ela desejou um “bom Círio” para todos os servidores da PGE. A celebração na Procuradoria foi organizada pela Associação dos Servidores e Associação dos Procuradores.
Ascom PGE
Estação tem horário
diferenciado no
Círio de Nazaré
A Organização Social Pará 2000, responsável pela administração da Estação das Docas, informa que no período de 6 a 23 de outubro os portões dos Armazéns 1 e 2 serão abertos ao público a partir das 10 horas da manhã, de segunda a sábado, e aos domingos, a abertura será às 9h. O fechamento permanece normal conforme o dia da semana.
Neste final de semana, devido ao Círio, os portões da Estação fecham no sábado (8) às 16 horas e reabrem somente no domingo a partir das 16 horas. “No sábado da transladação (8) abriremos 10h e fecharemos às 16h. No domingo do Círio a abertura é às 16h com fechamento à meia noite”, ressalta o Supervisor Operacional da Estação, Axel Sanches. Já na terça-feira (11), véspera do feriado, a abertura será às 10h e o fechamento às 3h da manhã. No feriado, 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, a Estação funciona das 9h com fechamento à uma hora da manhã.
Feiras do Círio e do Miriti
abrem nesta quinta
na Estação das Docas
Pela primeira vez a Estação das Docas recebe a Feira do Círio e a Feira do Miriti. As duas exposições, já tradicionais da quadra nazarena, chegam para oferecer aos frequentadores do espaço e aos turistas, a oportunidade de conhecer e adquirir peças feitas a partir da mais rica expressão do artesanato regional e que retratam a cultura do Pará. Realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PA), as feiras trazem para o Boulevard das Artes, no Armazém 3 da Estação, cerca de 89 expositores distribuídos em 91 estandes.
“Alguns estandes reúnem vários expositores, por isso teremos uma média de 300 artesãos envolvidos na feira”, conta Maryellen Lima, do Sebrae/PA. Segundo ela, os produtos ofertados têm como público-alvo os consumidores que vem para o Círio de Nazaré e foram confeccionados com alto padrão de qualidade. O consumidor que vier à Estação vai encontrar diversos tipos de artesanatos, brinquedos de miriti e jóias elaboradas por profissionais e designeres do Espaço São José Liberto. “Nosso diferencial na Feira de Miriti este ano é a demonstração da confecção dos brinquedos de miriti em frente ao cliente”, destaca Maryellen Lima.
A cerimônia de abertura oficial das Feiras acontece nesta quinta-feir, 6, às 19h, no Armazém 3, da Estação das Docas. Mas, a Feira do Círio e a Feira do Miriti começam a receber o público a partir das 8 hora. As exposições ficam abertas até às 22h do dia 12 de outubro, lembrando que no final de semana as feiras funcionarão em horário especial.
Serviço:
Feira do Círio e Feira do Miriti
De 06 a 12 de outubro, das 08h às 22h
Horário Especial: Dia 08/10 (Sábado), das 08h às 15h / Dia 09/10 (Domingo), das 16h às 22h.
Local: Armazém 3 – Estação das Docas
Entrada Gratuita
Isa Arnour - Ascom/OS Pará 2000
Servidores participam
do Círio da Seel
A manhã desta quarta-feira, 5, foi de muita emoção e demonstração de fé entre os servidores da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, durante a realização do Mini-Círio da instituição. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré recebeu diversas homenagens, na celebração realizada pelo Padre Marcos, Capelão do Exercito, na entrada principal da secretaria. Ainda durante a missa foram entoados os famosos hinos do Círio de Nazaré, como Vós Sois o Lírio Mimoso e Nossa Senhora.
Mostra audiovisual
revela olhares sobre o Círio
Abrir janelas e, principalmente, possibilitar uma abordagem que apresente a diversidade de olhares a partir de um mesmo tema. Com este objetivo o Instituto de Artes do Pará montou uma programação com oito produções audiovisuais paraenses, falando sobre o Círio de Nazaré.
Esta é a primeira vez que uma mostra do Círio é montada no IAP, com produções a partir de 2008, incluindo lançamentos, como a animação “Nossa Senhora dos Miritis”, e o documentário “Miriti-Miri”, ambos lançados em 2011 e dirigidos por Andrey Miralha, diretor que iniciou sua carreira a partir das oficinas do Núcleo de Produção Digital que vem sendo realizadas no IAP desde 2007.
Para Afonso Gallindo, responsável pela grade da programação, “esta é uma excelente oportunidade de ter um painel de visões sobre o Círio, e que fica ampliada a partir do talento de cada realizador”.
Nesta quarta-feira, 5, às 15h, serão exibidos os seguintes filmes: “O Rebanho” de Márcio Barradas; “Miriti-Miri” de Andrey Miralha e “As Filhas da Chiquita” de Priscilla Brasil. Na segunda sessão, às 17h, entram em cena os filmes: “Quero Ser Anjo” de Marta Nassar, “Marias e Josés de Nazaré” de Úrsula Vidal, “Nossa Senhora dos Miritis” de Andrey Miralha, e “Círio de Nazaré” de Allan Kardek Guimarães e Januário Guedes.
A programação está dentro do circuito “Nazaré em todo o canto”, do Governo do Estado, e pode ser conferida até esta sexta, dia 7 de outubro, em dois horários - 15h e 17h - no auditório do IAP, que fica na Praça Justo Chermont, ao lado da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Além das exibições, o público também poderá adquirir o DVD de Andrey Miralha que está à venda no local.

Dani Franco – Secom
Cheiro do Pará
homenageia
o Círio de Nazaré
no Por do Som
A atração do projeto Por do Som, da Estação das Docas, nesta sexta-feira, 7, é o Grupo Cheiro do Pará, já conhecido por suas performances fortemente marcadas pelos ritmos regionais. A apresentação acontece a partir das 18h, na Orla do Armazém 3, dividida em três momentos.
O grupo promete colocar os frequentadores e turistas para dançar já na abertura do espetáculo com o batuque que vem do Marajó. Num segundo momento o público vai conhecer um pouco mais da Marujada de São Benedito. “Procuramos reproduzir fielmente a Marujada de Bragança, e para isso utilizamos os mesmos instrumentos tocados na celebração de São Benedito, inclusive o violino. As danças também são as mesmas, tudo muito estudado e ensaiado para fazer bonito para o público”, explica Daniel Miranda, coordenador musical do grupo Cheiro do Pará.
Cumprindo a tradição da época, o Cheiro do Pará dedicará o terceiro momento de sua apresentação ao Círio, usando toda a simbologia da festa - a corda, a berlinda e até uma pequena procissão feita na orla do Armazém 3 - para envolver todos os presentes o espírito da maior festa religiosa do país. O grupo retrata, com música e dança, a chegada dos promesseiros, em especial dos ribeirinhos, para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
“Preparamos um espetáculo para envolver o público e temos certeza que teremos uma participação muito positiva, como sempre acontece quando nos apresentamos aqui na Estação. Essa interação só torna o espetáculo ainda mais bonito. E nesse momento, com a cidade cheia de turistas, com certeza os que estiverem nesta sexta-feira, na Estação das Docas, vão ficar encantados, além de terem a oportunidade de conhecer um pouco da nossa cultura”, afirma Daniel Miranda.
Serviço: Projeto Por do Som - Grupo Cheiro do Pará
Data: 07/10/2011 (sexta-feira) a partir das 18h
Local: Orla do Armazém 3, da Estação das Docas
Entrada Franca
Fernanda Scaramuzzini / Ascom OS Pará
XI Círio dos Servidores da Cohab
Servidores da Cohab realizam nesta sexta-feira, 7, a partir das 7h30, seu XI Círio em homenagem a N. S. de Nazaré. Conforme a tradição, uma corda puxará a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A procissão terá o seguinte percurso: Passagem Gama Malcher, Avenida João Paulo II, Passagem Eliezer Levy, Passagem Samuca Levy, novamente a Passagem Gama Malcher, Avenida Almirante Barroso, Passagem Mary Lucy e Passagem Mary Lucy e Passagem Samuca Levy, retornando à sede da companhia.
Banpará marcará
presença nas
homenagens à
Virgem de Nazaré
Pelo 13° ano consecutivo, dias 8 e 9 de outubro de 2011, no sábado e domingo,  o Banpará marcará presença nas homenagens à Virgem de Nazaré. Na fachada da sede do Banco, na Avenida Presidente Vargas, será projetada uma imagem em alto relevo. A cantora paraense Jeanne Darwich, abrilhantará as homenagens. Ainda na noite de sábado, haverá uma cascata com fogos frios.
E no domingo do Círio, além da apresentação da Darwich, o Banco fará a homenagem com uma chuva de papel laminado, na cor prata. Além disso, um dirigível de oito metros com marca do Banco vai fazer a atração de uma chuva de pétalas de rosas por ocasião da Romaria Fluvial, Trasladação e Círio/2011.
Trasladação e Círio
na Polícia Militar
Será realizada na próxima quinta-feira (6) a trasladação da imagem peregrina de N. Sa de Nazaré da Polícia Militar do quartel do Batalhão de Polícia de Choque, na rua Fernando Guilhom, para o santuário de Fátima, na avenida Duque de Caxias. A romaria começará a partir das 16h e contará com um expressivo público.
Na sexta-feira (7) a partir das 7h, haverá a missa e logo depois o início do 29º Círio da Polícia Militar, que sairá do Santuário de Fátima em direção ao Comando Geral da PMPA, em mais de oito quilômetros de caminhada onde a procissão recebe as homenagens à Maria feita por famílias, estabelecimentos comerciais e pessoas do povo que aplaudem e se emocionam com a passagem da romaria.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...