Total de visualizações de página

sábado, outubro 08, 2011

Emater melhorará modelo de planejamento interno para 2012

 A Coordenadoria de Planejamento (Cplan) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está avaliando os Programas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proateres) desenvolvidos este ano pelos escritórios do órgão em cada município.
Como obrigação reinstaurada pela diretoria executiva este ano, o Proater é um planejamento específico para a atuação anual da Emater na esfera municipal -  descrevendo projetos-atividades, orçamento, gestão participativa, parcerias institucionais e políticas públicas, entre outras diretrizes -, que tem que ter afinidade com o Plano Plurianual (PPA) do governo estadual, e com as metas dos contratos de chamadas públicas dos Ministérios federais.
A ideia da avaliação pela Cplan, que incluem oficinas de treinamento e reuniões com as equipes municipais, é poder melhorar o modelo de formulação dos documentos, a partir do entendimento das dificuldades administrativas e de capacitação enfrentadas pelos extensionistas, como falta de internet para a alimentação dos dados ou prazos complicados. “A Emater passou um tempo sem obrigar que cada escritório desenvolvesse seu Proater, o que prejudicava bastante a organização do trabalho, o cumprimento de metas e até mesmo a negociação de parcerias institucionais, já que não tínhamos consistência de dados para demonstrar. Hoje, nesta retomada, mesmo com a padronização para a elaboração dos Programas, identificamos vários entraves que em 2012 já não existirão”, explica a coordenadora de planejamento da Emater, Francisca Leite.
Algumas propostas de facilitação do sistema, conforme Leite, seriam a elaboração do Proater nos moldes do PPA, para  a execução por quatro anos e possibilidade de ajuste anual, de acordo com as chamadas públicas e, ainda, o aperfeiçoamento tecnológico contínuo do Sistema de Acompanhamento de Atividade de Ater (Sisater), um banco de dados alimentado e gerenciado na intranet. Uma nova intranet já favorecida com adaptações, a propósito, será lançada nesta sexta-feira (7) pelo Centro de Processamento de Dados (CPD).
Aline Miranda - Ascom Emater

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...