Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 06, 2011

Mercado de Carne reabre as portas para Belém





A população de Belém ganhou um presente de mais de cinco mil metros quadrados em pleno cartão postal da cidade. Com uma festa digna dos tempos áureos da capital paraense, na noite de terça-feira (4), o Mercado Municipal de Carne Francisco Bolonha,no Ver-o-Peso, reabriu as portas após quatro anos de reformas.
O prefeito Duciomar Costa descerrou as fitas de reabertura do prédio. “É um momento de muita alegria estar entregando mais esta obra ao povo de Belém. É o resgate da nossa história, do nosso Centro Histórico. Isso é importante para elevar a auto-estima do povo paraense”,declarou.
Além da cerimônia, houve apresentações de carimbó com o grupo Balé Folclórico da Amazônia, a encenação de trechos da peça teatral Verde Ver-o-Peso, show da cantora Lucinnha Bastos, arrastão do Arraial do Pavulagem e um espetáculo pirotécnico. Toda essa festa para comemorar a entrega da reforma de um dos principais prédios históricos de Belém.



O Mercado Francisco Bolonha foi reformado pela Prefeitura em parceria com o Programa Monumenta, do Ministério da Cultura. De acordo com a Fundação Cultural do Município de Belém - Fumbel, o valor da obra foi superior a cinco milhões de reais. A reforma incluiu a restauração completa da cobertura, dos forros de madeira, substituição dos pisos da parte superior e do térreo, das peças de alvenaria e metálicas, além da substituição total das instalações hidrosanitárias e elétricas.
“O Mercado Bolonha tem uma importância histórica muito grande. Ele retrata a Belle Époque, possui peças da Europa e a única recuperação do prédio aconteceu em 1908, pelo próprio engenheiro Francisco Bolonha, na intendência de Antônio Lemos”, explicou Carlos Amílcar, presidente da Fumbel.
Por sua imponência arquitetônica, o prédio terá a função de uma Casa Museu, e ficará aberto para a visitação pública das 8 às 18 horas, de terça a domingo. Posteriormente, com a instalação dos 130 trabalhadores nos 92 boxes da área interna, 22 na área externa e 23 nas salas da parte superior, o mercado será um complexo de vendas em pleno Mercado do Ver-o-Peso.
“Hoje o Mercado Bolonha não é apenas um prédio comercial. Ele é um atrativo para a população e para os turistas. Ele vai movimentar a economia local em todas as suas esferas”, destacou Amílcar.
A funcionalidade total do mercado estará completa a partir do dia 1º de novembro. Além da comercialização de carne, devidamente adaptada pelas normas do Ministério da Agricultura e Vigilância Sanitária, o mercado abrigará outras atividades, como a venda de artesanato, produtos de mercearia, artigos de umbanda, hortifrutis e restaurantes.
De acordo com a secretária municipal de Economia, Ociane Vasconcelos, o mercado será um complexo de suma importância para a movimentação da economia da capital. “Além da venda de carne, temos vários outros produtos a serem comercializados no mercado. Isso movimentará a economia local mostrando o que há de melhor em mercadorias típicas da nossa capital. O Mercado Bolonha será um leque de opções, cores e movimentos para a cidade de Belém”, destacou.
A permissionária Jaciara de Oliveira Gomes, conhecida como Dona Fifi, já viu muita coisa acontecer no mercado. Trabalhando no prédio há 32 anos com venda de comida, para ela, a noite era de festa e expectativas. “Antigamente este mercado era frequentado por juízes, advogados, promotores, que vinham almoçar aqui diariamente. Com o passar do tempo e o abandono, as pessoas deixaram de vir passear no mercado. Com esta reforma magnífica, espero que as pessoas voltem a frequentar”.
Há quatro anos os permissionários foram deslocados do mercado para a travessa Ocidental do Mercado, e também para um prédio cedido no Boulevard Castilho França. Tudo para que eles não ficassem desamparados e continuassem exercendo suas atividades.
“Quando o prefeito Duciomar assumiu a prefeitura de Belém, nós nos reunimos com ele e colocamos em pauta a reforma deste mercado. Ele deu a palavra que iria trabalhar nisso. Por isso, hoje é dia de agradecer também a percepção que o prefeito teve da importância do Mercado Bolonha para a cidade”,declarou o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Bolonha, Fernando Gomes, conhecido como “Gigante”. 
Ele trabalha no mercado há 38 anos e nunca tinha visto o mercado como está agora “É uma imensa satisfação ver esse mercado como estar hoje e saber que ele será aberto para visitação pública. Logo todos os trabalhadores estarão aqui trabalhando com seus equipamentos, todos adaptados para exercerem suas atividades. Daí, faremos uma outra festa!”, afirmou.
 
Texto: Ascom Secon
Fotos: João Gomes

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...