Total de visualizações de página

segunda-feira, janeiro 31, 2011

RANCHO E CORREIO; 'IN NIVER': COMEMORAÇÃO TEVE MISSA ONTEM

Rancho e
CORREIO JURUNENSE
Receberam juntos
 às bênçãos
Divina no dia de
seu aniversário

Rezada pelo Padre Zezinho, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, o Rancho recebeu à noite de ontem, na sede da Escola, as bênçãos do Divino Pai, pela passagem dos seus 77 anos. Paralelo as homenagens ao Rancho, o Jornal CORREIO JURUNENSE, também recebeu os parabéns Divino, pelos seus 14 anos de fundação comemorados também ontem.
O jornalista Jorge Mesquita, ao lado de sua esposa, Andréa Rufino, esteve presentes à missa, que contou também com a comunidade ranchista, ritmistas, porta-bandeira, ritmistas, velha guarda, Clube de Mães, conselheiro e simpatizantes pela Escola. Luiz Lopes representou o presidente Jango Vidal, falou do momento do Rancho e pediu mais participação da comunidade, pois o Rancho é da comunidade também.
Ela tem responsabilidade em se preocupar como futuro da Escola, que hoje tem apoio de autoridades, mas graças a presença do seu presidente, Jango Vidal, que parece quem não está sendo levado a sério, e com isso, é preocupante o futuro do Rancho, quando ele deixar a presidência, no próximo mês de março.
Abaixo, a presença da comunidade, que em anos anteriores, se fazia com mais freqüência principalmente nas missas em dias de aniversário da Escola assim como as homenagens ao seu Padroeiro, São Sebastião.
FLASH'S DA MISSA DE
ONTEM À NOITE NO RANCHO


















RANCHO 77 ANOS: CARTA DE RAIMUNDO AMARAL SANCHES À COMUNIDADE RANCHISTA

O Rancho Não se Amofinou
apenas não concorda com
pessoas de co-irmãs
que se utilizam
de repartições culturais
para acabar com

 a beleza do
carnaval
SE VIVO ESTIVESSE, ATÉ MANITO CONCORDAVA
 EM NÃO COLOCAR A ESCOLA NA AVENIDA

Fundado por Raimundo Manito, em 1934, o Rancho foi o ideal de um homem que morou no Rio de Janeiro e acreditou que a alegria do samba podia fazer sucesso na capital paraense, sem os preconceitos da sociedade da época, que taxava os sambistas cariocas como “malandros”. Em Belém, o Rancho começou tímido, como um bloco de carnaval, mas logo foi agregando adeptos.
O atual presidente da escola, Jango Vidal, conta que o Racho Não Posso Me Amofiná ganhou esse nome em função de ser um clube onde todos se reuniam e, na época, clube se denominava “rancho” e, para enfatizar o principal objetivo desse “rancho”, utilizou-se expressão bastante usada nos anos 30, a de “não se amofiná”. Assim, a escola passou a trazer também no nome o desejo de levar alegria aos seus brincantes.
Mas em 77 anos de glória, o Rancho Não Posso Me Amofiná tem levado alegria não só por meio dos desfiles de carnaval, como também em projetos sociais que funcionam no Jurunas. Hoje em dia, cerca de mil pessoas de todas as idades participam de aulas de dança do salão, hip-hop, violão, balé, judô, mutirões da saúde, além de receberem atendimento odontológico e, três vezes por semana, um prato de sopa. O projeto mais recente é o de inclusão digital. De acordo com Jango, não existe nenhuma escola de samba no Brasil com projetos sociais como os do Rancho.
O Rancho não vai para Avenida porque seus Poderes, como Assembléia Geral, Conselho Deliberativo, Velha Guarda,  Comissão de Carnaval não aceitaram alguns elementos que estavam infiltrados pela Fumbel, e que vinham prejudicando a Escola em todos os sentidos. Um trabalho de bastidores ‘sujo’ e vingativo, por até falta de capacidade destas pessoas não saberem administrar as suas Escolas. Com isso, a diretoria que tem Jango como presidente, acatou a decisão.
Independente disso tudo, o Rancho toca a sua rotina, com as programações sociais das mais diversas e se prepara agora para o seu pleito eleitoral, no próximo mês de março. Jango Vidal não concorrerá mais ao pleito, porque já é o seu segundo mandato.

AMARAL SANCHES

CORREIO 14 ANOS

Olá Jorge Mesquita,
Parabéns pelos 14 anos
 de existência do jornal!
Amaral Júnior

Carnaval de 2011

 será discutido na
 manhã desta
terça no
 Memorial dos Povos

A organização do Carnaval de Belém 2011será discutida nesta terça-feira, 1, entre as secretarias municipais e órgãos envolvidos na segurança do evento. A reunião irá acontecer no Memorial dos Povos, a partir das 10h.
A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) marcou para a manhã desta terça-feira, 1, reunião que irá identificar os trabalhos desenvolvidos pelos órgãos públicos municipais e estaduais no processo de realização dos concursos do Carnaval de Belém em 2011, realizado pela Prefeitura Municipal de Belém, como também a programação dos Portais da Folia.
Foram convidados para a reunião representantes da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), a Guarda Municipal de Belém (GBel), Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN), Secretaria Municipal de Economia (SECON), Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB), Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Belém (COMUS), Juizado da Infância e Juventude, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

CORREIO 14 ANOS

Valdinei Mendes, Professor da UFPA
Parabeniza os 14 anos
do CORREIO JURUNENSE
Caro Jorge Mesquita,

Hoje é um dia para comemoração e principalmente de agradecimentos a Deus pelo aniversário desse tão importante veículo de comunicação.
Sabemos que esse CORREIO JURUNENSE já ultrapassou fronteiras principalmente agora com a sua inclusão no mundo digital.
Desejo que continue na luta, mantendo esse Jornal e principalmente garantindo a informação de qualidade e principalmente comprometido com as verdades dos fatos independentemente de cor partidária, pois os políticos passam e a nossa gente fica.
 Em nome da mobilização comunitária da Caripunas e em meu nome, desejamos todo o sucesso ao CORREIO JURUNENSE.
 Valdinei Mendes da Silva
Doutorando do PPGG
Pesquisador do GPHS
Professor do IFPA


PARAVIDDA parabeniza em

Dose dupla COREIO JURUNENSE
e RANCHO pelos seus
aniversários hoje
Prezado Amigo Mesquita,
Quero parabenizá-lo pelos 14 anos do Jornal CORREIO JURUNENSE que muito tem feito pela cultura, esporte, lazer e principalmente pelo apoio na área social em nosso Bairro, na Capital e em nosso Estado como um todo, pedido a Deus que você continue o guerreiro de sempre e que Deus te ilumine a cada dia, e aproveitando o momento a Família Paravidda parabeniza o Rancho pelos seus 77 anos sob o comendo do nosso queridíssimo Jango Vidal.
 Jair Santos
Presidente do Grupo Paravidda

DESASTRE

Moradores da
3 de Maio
poderão voltar
 para casa ao meio
dia de hoje
Da Redação
Secretaria de Comunicação
Com o avanço na retirada dos escombros na área da travessa 3 de Maio, onde desabou, na tarde de sábado (29), um edifício em construção de 34 andares, os moradores de outros dois prédios localizados ao lado do local da tragédia foram autorizados a retornar aos seus apartamentos hoje (31) ao meio dia.
O diretor do CPC Renato Chaves, Orlando Cardoso informou na manhã desta segunda-feira (31), que as vistorias realizadas pelo Renato Chaves e por especialistas nos edifícios vizinhos ao que desabou, o Blumenau e o Londrina, confirmaram que nenhum dos dois apresenta anomalias estruturais devido ao impacto do desmoronamento. "Está tudo O.K. com esses prédios", garantiu.
Mesmo com a liberação para a volta dos moradores, as buscas a possíveis sobreviventes ou aos corpos das vítimas da tragédia que abalou a capital paraense continuaram em ritmo acelerado. Depois de ter localizado o corpo de uma idosa, na madrugada deste domingo (30), as equipes de resgate ganharam o reforço de máquinas de alta tecnologia usadas nesse tipo de operação, no entanto, nenhum sinal de vida foi detectado.
Vítima - Segundo Orlando Cardoso confirmou à Agência Pará na manhã desta segunda-feira (31) que o resultado dos exames de DNA para identificação do corpo de uma mulher, encontrado no sábado (29), ainda vai demorar cerca de cinco dias. "Fizemos a coleta de material do cadáver e também coletamos material de um possível filho e de um possível irmão dessa vítima. Agora precisamos aguardar os resultados", informou.
A previsão é que a remoção dos escombros dure ainda mais duas semanas. As equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil Municipal e Estadual, Cruz Vermelha, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Serviço de Atendimento Médico Urgente (Samu/192), Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Guarda Municipal, além de tropas do Exército e Fuzileiros Navais trabalham 24 horas na retirada dos entulhos que restaram do desabamento do Real Class e na esperança de ainda encontrar alguém com vida, num efetivo que reúne cerca de 500 pessoas na área da tragédia.
Pelo menos 11 máquinas estão em atividade ininterruptamente, como três retroescavadeiras, pás mecânicas e até um guindaste. O trabalho não para nem de madrugada. Às 2h da manhã desta segunda-feira (31), as máquinas silenciaram e foi instalado o localizador de vítimas de tecnologia canadense Delsar, que funcionou durante duas horas em busca de sinais de sobreviventes. O equipamento possui sensores capazes de detectar até a respiração humana. Como não foi identificado sinal de vida, foram reativadas as retroescavadeiras.
O major Idbas, do Corpo de Bombeiros, acredita que o trabalho de retirada dos escombros vai demorar uma semana. O secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes e Mário Solano, comandante geral da PM, passaram pelo local da tragédia na manhã de hoje (31), para acompanhar os trabalhos das equipes do governo do Estado. "Estamos trabalhando de forma integrada, todos os órgãos de governo, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros, além do Ministério Público Estadual, que está dando assistência aos moradores próximos do local da tragédia. A mobilização rápida ajudou. Logo que aconteceu o acidente, em menos de meia hora todas as equipes estavam trabalhando no local do desabamento", afirmou o secretário.

RANCHO TAMBÉM EM NIVER


Benemérito Amaral
 Sanches apóia medida
da direção em
não desfilar e canta
parabéns pela sua
Escola que completa
hoje 77 anos
O GREMIO RECREATIVO BENEFICENTE RANCHO NÃO POSSO ME AMOFINÁ, no dia 31 de janeiro de 2011, completa setenta e sete anos de profícua existência, ao percorrer analisando essa estrada da vida, chega-se a realidade que nunca se Amofinou, nunca se deixou abater pelas dificuldades naturais de uma longa existência, mas ao contrario sempre sacudiu a poeira e deu a volta por cima, sempre disputou com seus irmãos concorrentes de maneira honesta e correta, sabendo respeitar para ser respeitado, e acima de tudo sabendo identificar limites.
O Rancho é um patrimônio da Família Paraense e em especial da Comunidade Jurunense, ainda que lamentavelmente alguns poucos assim não o reconheçam isto foi conquistado pelo denodo de grandes ranchistas que deram a agremiação o suporte para a continuada caminhada ao longo destes longos anos. Hoje como ontem no passado o sangue ranchista corre nas veias dos atuais dirigentes, para continuar lutando e guardando a memória brilhante e intocável dessa escola de samba.
Este ano a nossa escola não participará do desfile oficial do Carnaval de Rua de Belém, não é a primeira e nem será a ultima vez que isso acontecerá, sempre que a Diretoria antever alguma suspeita para tentarem desmoralizar nossa entidade, haverá de pronto o repudio, isto demonstra o zelo e responsabilidade com que os dirigentes tem pelo grande patrimônio que é o nome RANCHO NÃO POSSO ME AMOFINÁ, este nome que ultrapassa fronteiras.Os dirigentes do passado e os atuais, nunca aceitaram e jamais aceitarão seja de quem for qualquer ato que venha manchar ou achincalhar a entidade Rancho.
Fiquem certos que o tempo é o senhor da verdade, fiquem certos que os homens passam e entidades sérias continuam e o Rancho é uma entidade séria e de respeito, não deve ser esquecido pelos homens que vivemos em um planeta que é uma bola e que gira e quase sempre voltamos a passar no mesmo lugar, e nós do Rancho devemos ser igual a espingarda do mentiroso que tem o cano torto para pegar a caça na curva. Nada como um dia atrás do outro ou uma noite no meio, não tem desgraça que sempre dure ou bem que nunca se acabe tudo é momento, tudo e passageiro, logo, logo tudo acaba ou chega ao fim, e o rancho continuará.
Parabéns Rancho pelo seu aniversário. “Rancho eu te Amo mais do que possas Imaginar” como diz o verso do samba de nosso querido compositor Bosco Guimarães.
Atenciosamente,
Raimundo Sanches Amaral
Benemérito do Rancho

CORREIO 14 ANOS

Professora Maria Sapucaia
Parabeniza o JORNAL
pelos Seus 14 anos
comemorado
hoje
Quando você escolheu como Sócio Majoritário, Nosso Senhor tinha certeza que o seu trabalho iria prosperar. Sei que ainda não galgaste o patamar financeiro, mas isso não importa, pois isso vem conforme o seu merecimento, como mesmo você diz a todos nós.
Só os trabalhos sociais que você torna público. Mostra nosso Jurunas de uma forma diferente para o restante de Belém e agora para o mundo, com o lançamento do Blog, e em breve o Site, certamente o nosso Jornal que já não é só seu Deus vem nos fazendo ver que seu trabalho é importante.
Parabéns Jorge Mesquita, pela idéia em implantar o CORREIO JURUNENSE em nosso Bairro e que você o batizou com Nação Jurunense, pelos 14 anos de existência, que se comemora hoje.
Professora
Maria Sapucaia

SALVE 31 DE JANEIRO

DO JURUNAS
PARABENIZA O CORREIO
JURUNENSE PELOS SEUS 14 ANOS
Parabéns Belém pelo aniversário de fundação do Jornal Alternativo CORREIO JURUNENSE, Jornal que surgiu para alegria do povo paraense, em especial o jurunense, trazendo informações sobre esportes, segurança, transportes, saneamento, cultura, etc. Criticando quando é necessário, elogiando quando ações são desenvolvidas em favor da população, em especial as camadas menos favorecidas..
Mês de janeiro Belém festeja
 fundação da cidade
 e surgimento do Jornal
 CORREIO JURUNENSE.
Parabéns pelo excelente trabalho prestado ao povo paraense, em especial, o jurunense. Muitas felicidades ao diretor, redator e proprietário Jorge Mesquita.
Esses são os votos dos dirigentes do
 CONSELHO COMUNITÁRIO DO
 BAIRRO DO JURUNAS

CUIDADO: LEPRA DE VOLTA?

Pará lança campanha de
 combate à hanseníase
Uma programação educativa marcou neste domingo (30), na Praça da República, em Belém, o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e o lançamento da Campanha Estadual 2011 de controle da doença no Pará. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com diversas instituições públicas e não governamentais.
Os objetivos da campanha são diagnosticar precocemente casos de hanseníase e divulgar informações quanto aos sinais e sintomas da doença, enfatizando a importância do exame de contato. A hanseníase é uma doença que tem cura.
Além das informações divulgadas pelas instituições nas diversas barracas armadas na praça, a programação contou com a apresentação da peça teatral "A Importância da Informação", encenada pela Rádio Margarida, uma ONG que usa arte, cultura e educação para tratar de saúde.
Com personagens como Dona Coló, o agente comunitário de saúde Anivaldo, Zezinho da Vila e o radialista José Garibaldi, as pessoas tiveram oportunidade de saber mais sobre o contágio, diagnóstico e tratamento da doença.
Na Praça da República, onde aos domingos funciona a Feira do Artesanato e acontecem diversos eventos culturais, profissionais de saúde, voluntários, diretores da Sespa e o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, distribuíram panfletos com informações sobre hanseníase.
Migração - Helio Franco disse que a hanseníase é um problema preocupante, principalmente devido ao intenso processo migratório de pessoas nas regiões Sul e Sudeste do Estado, incentivado pelos grandes projetos, como agora a construção da Usina de Belo Monte no município de Altamira.
"Mas informação todo mundo tem. O grande desafio é convencer as pessoas da necessidade de procurarem o serviço de saúde para serem avaliadas", observou o secretário.
Ele destacou, ainda, a importância da parceria para trabalhar questões de saúde, como hanseníase e dengue, além de outras doenças. "É importante dizer sempre que a hanseníase tem cura e que quem começou o tratamento não pode parar", destacou Helio Franco.
Sintomas e tratamento - Os principais sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou em tons de marrom em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, dor e ao tato, caroços e inchaços, dor e sensação de choque, fisgadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.
Segundo o dermatologista Carlos Cruz, a transmissão da hanseníase ocorre de pessoa para pessoa por meio da fala, tosse ou espirro, quando são eliminadas partículas infectantes. "No entanto, 90% da população têm proteção natural contra a hanseníase, e 10% adoecem", acrescentou.
Ele explicou que, atualmente, o tratamento contra hanseníase tem dois períodos: o de seis meses, com dois medicamentos, e o de um ano, com três medicamentos, sendo a Rifanpicina o principal antibiótico utilizado. Só na primeira dose já mata 99,9% dos bacilos, fazendo com que o paciente deixe de promover o contágio.
Conforme o dermatologista, a taxa de abandono do tratamento no Pará (7,9%) não é tão ruim, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que seja abaixo de 10%. Mas ainda há necessidade de ampliar a taxa de cura para mais de 80%.
Os municípios mais atingidos pela hanseníase são Marabá, Parauapebas, Jacundá e Eldorado do Carajás, exatamente onde estão localizados grandes projetos minerais, que atraem muitas pessoas de fora do Estado, como do Maranhão. A maioria dessas pessoas acaba vivendo em locais sem qualquer infraestrutura, como água potável, e sem alimentação adequada, facilitando a transmissão da doença.
Desafio - De acordo com o coordenador estadual de Controle da Hanseníase, Luiz Augusto, cerca de 700 profissionais de saúde já foram capacitados em hanseníase, sendo 176 só em Belém. "O maior desafio é quebrar o preconceito contra a doença. Por isso, a necessidade de outros setores estarem juntos, como educação, para mudar essa situação, já que até alguns profissionais de saúde têm preconceito", ressaltou.
Também é um desafio, segundo Luiz Augusto, a descentralização do atendimento para os 143 municípios, uma vez que apenas em 57% deles o Programa de Controle da Hanseníase está implantado. "E isso dificulta o acesso das pessoas ao tratamento, sem contar que muitas pessoas também têm dificuldade de chegar à unidade", observou.
O integrante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Missondas Martins, de 48 anos, que tem sequelas da hanseníase, que o vitimou há 30 anos, disse que hoje as pessoas têm acesso ao diagnóstico precoce. "Hoje, as pessoas têm informação e qualquer pessoa pode fazer um autoexame, basta pegar uma agulha, um algodão molhado e fazer o teste de sensibilidade em manchas suspeitas", explicou.
A Campanha Estadual de Controle da Hanseníase se estenderá por todo o primeiro quadrimestre de 2011 com as ações sendo realizadas em parceria com as 13 Regionais de Saúde da Sespa, Secretarias Municipais de Saúde, instituições de Educação, AIFO, Unidades Especializadas Marcelo Cândia e Demétrio Medrado, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Liga Acadêmica de Hanseníase do Pará (Lahanpa), Sociedade Paraense de Pediatria, Rádio Margarida, UFPA, Uespa, IFPA, Cesupa, Esamaz, Unama, Celpa, Cosanpa, Morhan, Pastoral da Criança, OMS e Ministério da Saúde.
Da Redação
Secretaria de Comunicação

domingo, janeiro 30, 2011

DESASTRE

Máquinas chegam do Paraná
 para ajudar na
localização de vítimas
Dois equipamentos utilizados em localização de vítimas em acidentes de grandes proporções chegaram a Belém, no início da tarde deste domingo (30), para ajudar no trabalho de busca e resgate de vítimas do desabamento de um prédio em obras, em área central de Belém, ocorrido no último sábado (29). As máquinas chegaram do Paraná, encomendadas pelo Corpo de Bombeiros do Pará.
Uma deles, a almofada pneumática - que dilata até 30 cm -, consegue levantar 66 toneladas de escombros e ajuda na remoção de vítimas. O equipamento é de fabricação alemã.
A outra, denominada Delsar, ajuda a encontrar soterrados. Operando em um raio de 60 metros, a máquina tem seis sensores, com capacidade para detectar até a respiração humana. "Esses equipamentos são de fundamental importância em nosso trabalho de busca por possíveis vítimas", declarou o subcomandante geral da operação, coronel Wanzeler, do Corpo de Bombeiros.
Desde a tarde de sábado, quando aconteceu o acidente, na Travessa 3 de Maio, entre Magalhães Barata e Governador José Malcher, o esforço de várias instituições vem garantindo a agilidade necessária para que o trabalho de remoção dos escombros seja finalizado o mais rápido possível, assim como a localização de possíveis vítimas.
As ações integradas mobilizam efetivos da Polícia Militar (incluindo cães farejadores), Polícia Civil, Defesa Civil Municipal e Estadual, Cruz Vermelha, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Serviço de Atendimento Médico Urgente (Samu/192), Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Guarda Municipal, além de tropas do Exército e Fuzileiros Navais.
Vítimas - Duas pessoas que estavam na lista de desaparecidos, o eletricista Luís Nazareno dos Santos Lopes e o ajudante de pedreiro Isaias Marques Mafra, entraram em contato com a TV RBA (afiliada da Rede Bandeirante) neste domingo (30).
No entanto, segundo o tenente coronel Reis, só foi confirmada até agora a localização de Luís Nazareno, que concedeu entrevista à emissora. Isaias, disse o oficial, só sairá da lista quando comparecer à base de operações do Corpo de Bombeiros. As equipes acreditam que ainda estão desaparecidos Manoel Raimundo da Paixão Monteiro e José Paulo Barros, que trabalhavam na hora do desabamento.
Até o final da tarde deste domingo (30) só havia sido encontrado o corpo de uma mulher, que não teve condições de ser identificado. Há suspeita de que o corpo encontrado seja de Maria Raimunda Fonseca Santos, mas essa identificação ainda não foi confirmada oficialmente.
O corpo foi removido para o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Supostos parentes da vítima coletaram DNA para o exame de identificação.
Nova etapa - Por volta das 16h30 foi iniciada a retirada de escombros com guinchos, pois até então o trabalho de remoção estava sendo feito por retroescavadeiras, pelas laterais. Mas permanecem no local as demais máquinas pesadas, como caçambas, tratores de esteira e pás mecânicas, colocadas à disposição pela secretaria de Estado de Transportes (Setran) e empresas privadas.
As equipes liberaram, às 17h deste domingo, o acesso ao edifício Blumenau, para que os moradores pudessem retirar objetos pessoais. "Estamos coordenando essa retirada. Os moradores entram acompanhados com bombeiros para garantir a segurança. Essa retirada está sendo feita por andar. Em cada andar há dois apartamentos", informou o tenente coronel Morais, coordenador da operação.
Os prédios vizinhos, Londrina e Real Dream, foram liberados no final da manhã para retirada de objetos pessoais, com o mesmo esquema de segurança determinado pelos bombeiros.
Denúncias - Os promotores Marco Aurélio Nascimento (de Defesa do Consumidor) e José Godofredo Santos (Urbanismo) confirmaram no local informação já divulgada, de que não foram registradas no Ministério Público denúncias sobre problemas estruturais no prédio em construção, por moradores da área.
"Estamos instalando inquérito civil e, independentemente da culpa, a empresa responsável pela obra tem responsabilidade civil pelos danos e vítimas", declarou o promotor Marco Aurélio.
Secom

EDUCAÇÃO: DENGUE EXEMPLO

CREMAÇÃO E CONDOR DÃO EXEMPLO
Alunos de escola estadual
ajudam a combater a dengue
   Da Redação
Secretaria de Comunicação
Os alunos distribuíram aos moradores folhetos com informações
 sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue
  Cerca de 300 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Paes da Silva, localizada na Travessa Padre Eutíquio, deixaram as salas de aula na manhã desta sexta-feira (28) e foram para ruas dos bairros da Cremação e Condor, na 2ª Caminhada Contra a Dengue. A iniciativa dos estudantes teve como objetivo informar os moradores da área sobre tipos, sintomas, prevenção e transmissão da doença.
A ação foi planejada pela comunidade escolar nas últimas semanas, por meio de palestras e aulas específicas sobre o assunto. Folders e cartazes cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foram distribuídos pelos estudantes. A intensificação das chuvas e a possibilidade de aumentar os focos para reprodução do mosquito transmisor da dengue motivaram a direção da escola a promover a caminhada.
De acordo com o diretor da escola, Jorge Rodrigues, a caminhada visa chamar a atenção dos moradores do bairro. Segundo ele, a "ideia é sensibilizar a comunidade para uma mudança de atitude". Essa transformação, observou, deve ser estimulada por professores e alunos.
Durante a caminhada pela Rua São Miguel, a comerciante Márcia Costa, 52 anos, recebeu um cartaz com informações para o combate à dengue. Segundo ela, toda a sociedade deve se unir para evitar a proliferação do mosquito. "A escola está de parabéns. Muitos pais não sabem ou não explicam aos filhos sobre a doença", disse a comerciante.
Para a estudante da 5ª série, Ingrid Gabriela Siqueira, 11 anos, muita gente ainda desconhece os perigos da dengue. Informar a vizinhança da escola faz os estudantes assumirem também o papel dos professores. "Tem muita gente que ainda deixa água parada. Todo mundo tem que combater o mosquito", ressaltou.
Mari Chiba - Seduc

DESASTRE SOBREVIVENTE

Funcionária da obra
 é localizada viva
 

Da Redação
Secretaria de Comunicação
A técnica em Enfermagem Marluce Castro Bacelar, que constava da lista de desaparecidos em função do desabamento de um prédio em construção no centro de Belém, foi localizada na manhã deste domingo (30), em sua residência. Marluce, que trabalhava na obra, não foi ao prédio no sábado (29), quando aconteceu a tragédia. Segundo informações no local, Marluce nunca havia faltado ao serviço, o que só veio a ocorrer no dia do desabamento.
A identificação da primeira vítima fatal retirada dos escombros ainda na madrugada deste domingo (30), que será feita no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves por exame de DNA, só será concluída em cinco dias. Quando ao relatório final sobre a queda do prédio o tempo de conclusão é maior, devido à dimensão do acidente.

DESASTRE VÍTIMA

Retirado o primeiro
cadáver dos escombros
 
Da Redação
Secretaria de Comunicação
A equipe do Instituto Médico Legal do Pará removeu, às 5h deste domingo (30), o primeiro cadáver dos escombros do prédio em construção que desabou na tarde de sábado (29), na região central de Belém. Trata-se de uma mulher, ainda sem identificação.

Familiares de uma mulher desaparecida nas imediações do desabamento já estiveram no Instituto Médico Legal, mas não conseguiram reconhecer a vítima, devido ao estado em que se encontra o corpo. Os supostos familiares coletaram sangue, para facilitar a identificação pelo DNA.
Nil Muniz - Centro de Perícias Cientificas

DESASTRE

Dono de construtora nega
irregularidades no
prédio que desabou
 
Da Redação
Secretaria de Comunicação
Carlos Lima Paes, proprietário da Construtora Real Class, responsável pela obra do edifício que desabou no sábado (29), em área central de Belém, negou que houvesse irregularidades na obra. Em entrevista concedida neste domingo (30), na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), no bairro de Nazaré, ele garantiu que a construção estava aprovada e regulamentada. O empresário disse que a construtora aguardará o laudo sobre as causas do desabamento.
O governador Simão Jatene, que esteve no local no sábado (29) e na manhã de domingo (30), disse que as responsabilidades pelo desabamento serão apuradas e que os culpados serão responsabilizados.
Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e do Ministério Público do Pará negaram à imprensa que tenham recebido, anteriormente, denúncias dando conta de problemas na obra.
Segundo o proprietário da Real Class, os familiares das vítimas do desabamento serão indenizados. Até o momento, quase 130 pessoas que moram na vizinhança da obra estão hospedadas em hotéis, por medida de segurança.
Secom


DESASTRE: Governador


volta a acompanhar o
trabalho de busca e resgate
 
Da Redação Secretaria de Comunicação
O governador Simão Jatene voltou, na manhã deste domingo (30), ao local do desabamento de um prédio na Avenida 3 de Maio, no bairro de São Braz, em Belém. Na área do acidente, Simão Jatene conversou com os comandantes operacionais dos órgãos do Sistema de Defesa e Segurança Pública que estão atuando diretamente no trabalho de retirada dos escombros e resgate das vítimas. Também estavam no local o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, o secretário de Comunicação, Ney Messias, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Cláudio da Costa.
"Lamento profundamente essa tragédia e faço questão de engrandecer a extrema solidariedade das pessoas, a união de todas as forças de segurança, da iniciativa privada, Forças Armadas, dirigentes e funcionários dos órgãos envolvidos nas ações de busca e resgate. Essa impressionante união de esforços nos permite enfrentar as dificuldades de outra forma", disse o governador.
Permanecem na área os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil Municipal e Estadual, Cruz Vermelha, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Serviço de Atendimento Médico Urgente (Samu/192), Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Guarda Municipal, além de tropas do Exército e Fuzileiros Navais.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalho de remoção dos escombros deve durar cerca de duas semanas. As equipes que trabalham no local contam com o apoio de equipamentos pesados, como retroescavadeiras, caçambas, tratores de esteira e pás mecânicas. O material foi cedido por empresas privadas que prestam serviço à Prefeitura de Belém. Os militares do Corpo de Bombeiros atuam no local com o apoio de cães farejadores.

Na manhã deste domingo a coordenação da operação liberou o acesso aos moradores dos edifícios "Londrina" e "Real Dream", localizados às proximidades do acidente. Eles retiraram seus animais e pertences dos apartamentos. Em seguida, os dois prédios foram evacuados.
Vistoria - Técnicos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, oficiais do Corpo de Bombeiros e o engenheiro Paulo Barroso, especialista em cálculo estrutural, também realizaram nesta manhã uma vistoria técnica mais detalhada no edifício "Blumenau", que fica ao lado do prédio que desabou. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Costa, "essa vistoria mais profunda vai possibilitar a verificação de desníveis, possível inclinação e se o edifício foi abalado", informou.
Por volta de 4h30 da madrugada equipes de resgate conseguiram localizar o corpo de uma mulher, não foi identificado. Segundo o major Augusto Lima, coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, não foi possível identificar o corpo por estar bastante desfigurado. O cadáver foi encaminhado ao Centro de Perícias para exame de DNA. Continuam desaparecidos os operários Manoel Raimundo da Paixão Monteiro, José Paulo Barros, Luiz Nazareno Lopes e Izaías Menezes Mafra.
Sobre possíveis denúncias que teriam sido feitas ao Ministério Público por moradores da área, os promotores Marco Aurélio Nascimento (de Defesa do Consumidor), José Godofredo Santos (Urbanismo) e José Maria Lima (Constitucionais), que também foram ao local nesta manhã, informaram que o órgão não recebeu nenhuma denúncia relativa a questões estruturais da obra. "Não podemos partidarizar um fato dessa natureza. As denúncias feitas não envolvem questões estruturais, envolvem questões referentes a prazo de entrega da obra", ressaltou o governador.
Lene Alves - Segup

DESASTRE

JATENE E DUDU PRESENTES
"Isso vai ser apurado",
garante o governador
Da Redação
Secretaria de Comunicação

O governador Simão Jatene ao lado do prefeito Duciomar
Costa atentos as explicações das pessoas no local
do desabamento do prédio

O governador garantiu que determinará à área de defesa do Estado uma investigação rigorosa sobre denúncias a respeito do prédio que desabou. O governador Simão Jatene, acompanhado do secretário de Estado de Comunicação, Ney Messias, vistoria o local do desabamento. As Forças Armadas se colocaram de prontidão logo após o acidente e apóiam logisticamente o trabalho de remoção de escombros e a busca de sobreviventes.
O governador Simão Jatene, ao lado do prefeito de Belém: Estado e municípios juntos na ação prioritária de encontrar possíveis sobreviventes. Escombros do edifício que desabou na região central de Belém. As operações de buscas vão continuar, mesmo com chuva. Homens do Corpo de Bombeiros no local do acidente. Ao todo, quase 200 militares e civis trabalham no local do desabamento.
Máquinas no local do desabamento: o governo do Estado também disponibilizou maquinário para a remoção dos escombros do edifício.  O governador do Pará, Simão Jatene, esteve no final da tarde e no começo da noite deste sábado no local do desabamento de um prédio em construção, na travessa 3 de Maio, entre as avenidas governador José Malcher e Magalhães Barata, no bairro de São Brás, na região central de Belém. Jatene estava acompanhado por secretários de Estado, entre eles o de Segurança (Luiz Alcântara), o de Saúde (Helio Franco), o de Transportes (Francisco Melo) e o de Comunicação (Ney Messias).
O acidente aconteceu por volta das 14 horas. Todo o sistema de defesa e segurança do governo do Estado, incluindo policiamento civil e militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, foi mobilizado para a área para realizar buscas por vítimas e encaminhar feridos para os hospitais e prontos socorros da cidade. São, ao todo, 187 homens.
A Polícia Militar isola o local. As residências foram evacuadas num raio de 50 metros. Os hospitais públicos de Belém estão de prontidão por determinação da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). O desabamento atingiu quatro residências próximas e seis moradores ficaram feridos, felizmente sem gravidade. Existe a suspeita de que o acidente pode ter abalado a estrutura de um prédio residencial ao lado da obra, o Blumenau. O edifício que desabou, uma obra da Real Class, tinha 34 andares e deveria ser concluído até o final deste ano.
O governador Simão Jatene declarou que vai determinar à área de defesa do governo do Estado o levantamento de informações sobre denúncias de moradores da área que teriam sido feitas, anteriormente, a respeito de problemas no edifício. As denúncias teriam sido encaminhadas ao Ministério Público e a órgãos do próprio governo estadual na gestão anterior.
"Estamos há menos de trinta dias no governo e tais denúncias ainda não são de nosso conhecimento. Mas posso garantir que o Estado vai acionar o Crea [Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura] e outros organismos para levantar as informações necessárias a esse respeito. E, de acordo com as apurações, tomaremos as medidas que cabíveis", enfatizou o governador. Sensibilizado, o governador acrescentou: "Isso vai ser apurado, essa tragédia toda, e a sociedade paraense vai ter todas as satisfações, todas as informações necessárias a esse respeito."
Apesar do corte de energia na área do desabamento, por motivo de segurança, geradores fornecidos pelas Forças Armadas garantirão a iluminação necessária. De acordo com o coronel PM Hilberto Figueiredo, que comanda toda a operação, e o tenente coronel Carlos Reis, do Corpo de Bombeiros, as buscas continuarão ininterruptamente. E, por determinação do governador, as áreas de segurança e defesa do governo permanecerão de prontidão.
De acordo com o Corpo de Bombeiros e com a própria construtora Real Class, há quatro operários desaparecidos. Inclusive foi feita, logo após o acidente, uma operação de emergência para entrar em contato com as famílias dos empregados da construtora que estavam na escala deste sábado.
O comandante dos Bombeiros, coronel Costa, informou à Agência Pará que as operações de buscas serão ininterruptas, mesmo com o fim de semana de chuvas em Belém, em função do inverno amazônico, o que impõe ainda mais dificuldades para um trabalho que por natureza já é muito difícil.
Ao passar pelo local, o governador Simão Jatene determinou que fossem criadas, de imediato, todas as condições necessárias para os trabalhos de remoção de escombros e resgate de vítimas. Água, roupas, lanches para as equipes, tudo foi providenciado com urgência por ordem do governador.

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...