Total de visualizações de página

domingo, março 27, 2011

População do Tapanã recebe Mega Ação de cidadania e segurança

Por Izabelle Araújo / Fotos: Alzyr Quaresma

Emissão de documentos, atendimento jurídico, ações educativas, palestras, atividades culturais e recreativas foram algumas atividades que a população do bairro do Tapanã ganhou neste sábado (26). A ação faz parte de uma programação organizada pela Prefeitura de Belém, através do Gabinete de Gestão Integrada  do Município de Belém (GGIM), com a parceria de 30 instituições das esferas municipais, estaduais e federais.
De acordo com o coordenador da II Mega Ação do GGIM, Fabrício Sidrim, as expectativas foram alcançadas. “Nosso objetivo é integrar o máximo de instituições possíveis que nos ajudem a prestar serviços de cidadania, segurança e educação para população de maneira simples e efetiva. Na maioria das vezes essas pessoas não se deslocam até o centro da cidade para tirar um documento ou até mesmo dúvidas sobre alguma questão jurídica, e hoje eles tem essa oportunidade” explica.
 Cerca de 500 carteiras de identidade foram solicitadas, através de um posto de atendimento da Polícia Civil, estruturado dentro de uma escola particular do bairro.
Para Maria Mila da Silva, de 67 anos, a ação foi muito útil. “Recentemente eu perdi meus documentos, e hoje sem demora e sem custos eu estou solicitando a segunda via de minha identidade”, conta a aposentada, que é moradora do bairro a mais de 30 anos e afirma nunca ter visto outra ação parecida com esta.
Além de Dona Maria, estavam também na fila para emissão de documentos seus filhos e netos. “Como sou prioridade fui logo atendida, mas o resto da família também está aqui, afinal é uma maneira simples e rápida de adquirir documentos importantes, que na maioria das vezes é preciso enfrentar filas enormes para tê-los”, diz.
 Os serviços de saúde também foram bastante procurados pela população. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizou gratuitamente teste rápido de HIV. Fernanda Oliveira de 24 anos, não demorou 20 minutos para coletar amostra de sangue e receber o resultado de que estava livre do vírus. “É a primeira vez que faço o teste, e o melhor de tudo é que não enfrentei filas e nem precisei pagar nada”, contou a jovem.
Além de testes gratuitos, a Sesma disponibilizou vacinação, palestras educativas sobre alimentação saudável, verminoses, higiene e tabagismo, além de roda de terapia comunitária com adolescentes, distribuição de preservativos e panfletos educativos.
No espaço reservado para palestras, jovens puderam ouvir orientações e recomendações do delegado Epifânio da Polícia Federal, que fez uma apresentação completa sobre a prevenção do uso de drogas. “Iremos mostrar ao público a origem desses entorpecentes, para que eles possam se atentar para a quantidade de elementos químicos prejudiciais a saúde que fazem parte desse processo”, alertou.
 O delegado também ressaltou a importância dessa relação entre a sociedade e o poder público. “Esse espaço não serviu apenas para alertarmos a população como também para aproximar a,s pessoas e esclarecer dúvidas que as vezes ficam retidas por medo de perguntar” disse o delegado.
As polícias Civis, Militares, Federal, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal estiveram presentes com rondas para garantir a segurança do local, além desenvolver ações educativas, operacionais e de impacto.
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) levou para o local atendimento médico, e palhaços e fantoches para divertir e orientar a criançada sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de jogos esportivos de salão. A Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) levou atividades esportivas como vôlei, futsal, futebol de campo e capoeira, e ainda as recreativas do Projeto Brinca Belém.
A Fundação Cultural de Belém (Fumbel) levou o ônibus-biblioteca Levi Hall de Moura com o novo layout e desenvolveu atividades lúdicas de leitura, e ainda ações de educação ambiental, com a participação de 20 agentes ambientais da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...