Chegamos a...
118 mil
acessos ainda pouco
MAIS UMA VEZ, OBRIGADO AMIGOS LEITORES
QUE ACREDITAM EM NOSSO TRABALHO COMUNITÁRIO.
**********************
Estamos saindo do Mundo de Provas e
Expiações e passamos a
vivenciar o Mundo de Regeneração
Segundo informes da Doutrina Espírita, inclusive em livro lançado na praça, o Mundo de Provas e Expiações já é quase coisa do passado, pois aos poucos o Mundo de Regeneração vai assumindo o seu papel na Terra. Basta ver o que vem acontecendo com os grandes líderes mundiais, ou melhor, com líderes que massacraram seus povos como aconteceu com Sadan e agora com Kadaf e outros.
Estas fases negativas já começaram a virar suas páginas sangrentas, e quando todos pensavam que não haveria mais jeito, que o mundo iria se acabar ali, eis que quem se acabou e vem se acabando, foram os e são os que praticam atos de crueldades, que o mundo já estava cansado de assistir. Em seus lugares chegam e chegaram novos líderes que com novas leis implantadas por eles, darão melhoria e vidas mais humanitárias para seus respectivos povos.
Os americanos diante da tranquilidade já vivenciada no Iraque, terra de Sadan que também sucumbiu já se prepara para tirar os seus soldados daquela terra, até o final do ano. Um presente de primeira para o povo iraquiano e seus países vizinhos e também para os soldados americanos que poderão retornar aos seus de seus familiares.
Seria bom que grandes líderes, passando até mesmo pelo Brasil, se espelhassem nestes exemplos, e buscassem refletir suas ações em prol do povo, pelo qual ele foi eleito para trabalhar. E é claro, fazendo assim, eles darão exemplo para o resto do mundo, já que o Brasil tem bons exemplos já demonstrados lá fora. Não custa nada os políticos darem uns poucos mais de si e fazer valer suas ações e restaurar a real paz que tanto os povos almejam e Deus renove suas bênçãos sobre nós todos.
OBS: Não vão sair ppor aí, fazendo justiça com as próprias mãos, ao contrário, para isso, temos leis sérias que protegem a todos nós, e é claro, a Lei Divina ainda é única que não sofreu emendas. É clara e evidente.
OBS: Não vão sair ppor aí, fazendo justiça com as próprias mãos, ao contrário, para isso, temos leis sérias que protegem a todos nós, e é claro, a Lei Divina ainda é única que não sofreu emendas. É clara e evidente.
TEM MAIS ...
1) Acontece hoje na Assembléia de Deus, na Sacramenta, o primeiro curso de capelão. O curso é realizado em um único dia, com palestrantes vindo de outro Estado.
2) A) A Igreja Quadrangular, cujos pastores Janildo e Dinelly, vêm realizando um belo trabalho de evangelização na Penitenciária de Americano. Mais especificamente na Ala “Anastácio das Neves”. Ali já foram formados dois capelões e que vêm dando prosseguimento ao trabalho religioso no dia a dia. Os frutos já vêm surtindo. Vários batizados já foram realizados, inclusive no último dia 18. O próximo passo será o casamento comunitário marcado para o último sábado de outubro, dia 29, com vários casamentos entre prisioneiros e suas respectivas esposas. O casamento ainda depende de local para ser realizado, isso é de acordo com o Sistema Penitenciário. Pode acontecer no cartório de Val-de-Cães ou até mesmo no local onde os presos estão cumprindo penas, em Americano.
3) B) A idéia segundo os pastores Janildo e Dinelly, é fortalecer o cordão familiar, quando os presos cumprirem suas penas, eles recebam total apoio no seio familiar, buscando a não vir mais praticar atos que desabone suas condutas. E neste momento, o apoio da esposa e dos filhos é fundamental. Parabéns não só aos dois pastores, incluindo é claro o Pastor Adamor Santos, neste grupo de evangelização, assim como a direção do Sistema Penitenciário, pela confiança depositada nos trabalhos dos pastores assim como também de outras religiões que ali realizam seus trabalhos levando o nome de Deus.
4) Não esqueçam que nesta segunda-feira, na Arena Nova Florentina, pela manhã, acontece o tradicional e único no mundo, Jogo dos Gordos. Vale a pena conferir. O apoio cultural é do amigo Jackson Santarém. Ao todo, são mais 4 toneladas de robustos hiper atletas, não de sumo é claro, mas bons de bolas, é claro, de boca. Sim de boca, pois se eles chegarem lá, na hora da pesagem, estiveram com apenas 99 quilos, são obrigados a comerem os deliciosos pratos recheados, para que eles em frações de minutos atinjam o peso mínimo que é de 100 quilos.
5) Feliz e abençoado que denominou o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, como o Natal dos paraenses. Esse ano até os empresários buscaram a antecipar as festas de final de ano, ornamentando a Praça Batista Campos com enfeites de Natal. Que, aliás, vem sendo sucesso todas as noites. O público marca presença sim. Uma pena que os preços como, por exemplo, de uma latinha de refrigerante custe mais caro do que num show do Roberto Carlos, no Hangar. Será que os ambulantes estão dizendo aos freqüentadores da Praça que estão pagando iluminação pública? Só pode! Não tem outra justificativa.
6) Atenção gente que gosta de colocar gatos. Os caçadores deste felino estão às soltas pelas ruas e pior está dando processo. Se os operários da Rede Celpa flagrarem um gato em sua rede elétrica, babau,se eles resistirem as cantadas ou melhores, aos ‘miaus’, o caso vai bater na esfera policial, com registro de BO (Boletim de Ocorrência) e posteriormente, Justiça. Na foto, carros da Rede Celpa, circulando nesta última sexta-feira, dia 21 pela passagem Nazareno, no Jurunas.
7) No boxe, aconteceu também na sexta-feira (21) no Rancho, as despedidas do campeão brasileiro Marcelo Taxista que enfrentou o hiper campeão Jonny Cameta. Me perdoem, não tenho o resultado, pois não estive na luta. Mas em se referindo ao nome dos dois pugilistas, independente do resultado, é uma pena que aos poucos esta modalidade de boxe, que já teve sua bela época do ouro no Parará, venha se desfragmentando. Jony promete voltar ao ringues, mas esbarra como sempre, na falta de apoio empresarial.
Reprodução do DIÁRIO DO PARÁ |
É DO PARÁ, TUDO BEM! É DOS
BAIRROS, GENIAL!
MAS QUE FALTOU MAIS DO
JURUNAS, HÁ, ISSO FALTOU!
Reproduções da TV |
O programa “É do Pará”, da TV Liberal, que estreou neste sábado, (22 de outubro) sua ronda pelos bairros, uma iniciativa genial, poderia ter sido 100% Nota 10, notas dedicadas a cada ala de uma Escola de Samba, a quando de seu desfile no Carnaval. Mas não aconteceu! Ou você faz bem feito ou não faz, já dizia e ainda diz o amigo Jango Vidal, ex-presidente do Rancho, por dois mandatos a frente da querida Escola, a 4ª fundada no Brasil e a 1ª no Pará.
Falar do açaí, alertando inclusive para o risco da doença de Chagas que vem assustando a população. Foi muito bom. Mostrar a história da origem do Jurunas através de historiador. Foi mais que legal. Mas legal ainda em saber que o Jurunas, como sempre, tem o privilégio de ser pioneiro em tudo, ou melhor, quase tudo, pois como bairro, veio depois da Cidade Velha, mas tudo o que é destaque a nível nacional e até internacional criado e inventado em Belém, geralmente sai do Jurunas, como por exemplo, o ESCOVÓDROMO, que surgiu numa escola na Monte Alegre e lançado pelo Dr. Nelson Chaves, hoje, no Tribunal de Contas do Estado.
Apesar da bela apresentação da apresentadora Amanda, inclusive se deliciando com o gostoso açaí do Bira, ela mostrou ao lado de uma amiga de profissão, os projetos do Rancho, que já foram muitos. Que saudades de ver as dependências daquela Escola hiper lotada. Eram mais de 14 projetos, realmente tudo grátis. A TV RBA com o seu programa Barra Pesada, apresentado por Ronaldo Porto teve a felicidade de mostrar as dependências do Rancho superlotadas pela comunidade e o espaço físico da quadra “Raimundo Manito” ficou pequeno para mostrar os projetos. Na época, foi mostrado inclusive os projetos de Inclusão Social, com o curso de Informática que formou mais de 1 mil novos profissionais, desde a adolescência até os adultos.
O Sopão, que na época era distribuído três vezes na semana (terça, quarta e quinta), e mais de 6 mil pratos mês. Que delícia de sopa. Hoje soube que tem reduzido os dias de distribuição, ainda é jogada fora até meia panela cheia de sopa. Uma pena! Na época, havia até briga na distribuição do alimento, que era levado em panelas com pão para as residências da comunidade, e quebrava um galhão às famílias beneficiadas.
Bem, se eu continuar citando aqui os projetos que faltaram nesta apresentação, vou acabar ficando e me igualando a TV Liberal, com pouca criatividade na sua área de programação. Digo isso, porque por vários dias o telefone do CORREIO JURUNENSE foi acionado pela produção do programa, inclusive fazendo entrevista pelo fone, e elogiado por ser o único jornal de bairro, e que existe justamente dentro do Jurunas, há 15 anos. Inúmeras informações foram dadas para a produção do programa da TV Liberal, que me parece não levado a sério. Pode ser pelo curto tempo disponível a TV visto que a programação da TV Liberal é ligada mais as programações da TV Globo, o que pode não ter dado para mostrar o que realmente o Jurunas tem. Olha que a apresentadora chamou de Nação Jurunense e citando Nação Jurunense, é claro, porque abrange o bairro da Cidade Velha, passando pelo Jurunas, Batista Campos, Condor, Cremação e Guamá, portanto seis bairros, por isso é chamada de Nação Jurunense, que foi batizada pelo amigo Bento Maravilha e usada pelo ex-carnavalesco do Rancho, Cláudio Rego e usado constantemente pelo CORREIO JURUNENSE, porque realmente cita em suas edições e diariamente neste espaço, as ações comunitárias e até mesmo as ações governamentais em prol da comunidade.
Não vamos longe: A Nação Jurunense está prestes a ser considerado oficialmente o Portal da Amazônia, com uma das maiores e belas obras de revitalização. A frente de Belém será o Jurunas, pois é por aqui que os aviões que chegam a Belém, passam para aterrissar no Aeroporto Internacional de Belém, Val-de-Cans. O Jurunas concentra um Conselho Comunitário, com mais de 40 centros comunitários, que atuam plenamente em favor do desenvolvimento do Bairro, e é até hoje, chamado para intervir em outros centros ainda em formação com Conselho em diversos bairros da Região Metropolitana. O Conselho Comunitário já realizou grandes projetos como a construção do Mini Quartel, que fica no Complexo de Abastecimento do Jurunas, e reabriu com apoio de líderes de extras centros comunitários, como o Jango Vidal, a reabrir e a efetivar há mais de dez anos, a Delegacia do Jurunas, onde teve o seu primeiro delegado, após a sua reabertura, o hoje delegado geral, Nilton Athayde. Ah, ia esquecendo: o Jurunas há mais de dez meses não registra uma morte brutal onde as vítimas sejam pessoas de bens. Os crimes registrados são na realidade entre os próprios elementos que não se deixaram lapidar com as informações do bem. Cabe ao delegado Newton Nogueira, essa façanha, de manter a ordem no Bairro.
O É do Pará agora é do Bairro, que ficou devendo em muito ao Jurunas, esqueceu de mostrar a líder comunitária mais antiga do Jurunas, a d. Raimunda, beirando os 100 anos, e ainda na ativa, no Centro Comunitário JUTAC. O coordenador do Conselho Comunitário do Jurunas, João Cruz chegou a ser acionado pela produção da TV Liberal, e fez a jovem senhora, esperando. Que coisa feia! Faz bem ou não faz nada! Lembro quando passei pela redação do Jornal O LIBERAL, eles tentaram fazer Jornal de Bairro, e ainda circularam alguns exemplares, mas acabou fechando. Uma pena! Agora é certo: fazer Jornal de Bairro, como o CORREIO JURUNENSE faz e continua vivo ao lado da comunidade, você tem que conviver com a comunidade, desde o seu lado pessoal, social, cultural, esportiva, policial, comunitária, e etc. É por isso que muitos jornais surgiram apenas como de relapso. Num vapt-vupt.
Em meio programa mostrado por volta das 12 horas de hoje, recebi várias ligações, dentre os quais, do amigo e jornalista Sérgio Noronha, com quem trabalhei na saudosa “Província do Pará” e no “Diário do Pará”, indagando se eu não havia sido contatado para participar do programa. Disse ao Sérgio Noronha, que sim, inclusive entrevistado pelo telefone e indagaram se eu tinha tempo disponível para receber a reportagem da TV Liberal. Afirmei que sim, e indiquei ainda o Rancho, como não poderia deixar de ser; a Cleide Moraes, que graças a Deus, eles colocaram no programa. Mas uma coisa é certo amigo Sérgio Noronha, a Imprensa paraense não é unida como acontece nos grandes centros, com exceção do ‘arranca rabo’ que vem sendo travado em TV Globo e TV Record. Fora isso, os profissionais se respeitam.
“Entre os mortos e os feridos, salvaram-se todos”. O CORREIO JURUNENSE fez a sua parte, informou muitas coisas à produção que sequer foram levados a sério. Mas uma coisa é certa: não falaram que o Jurunas é como sempre dizia um bairro violento. Uma vez conversando com o diretor de marketing da LIBERAL, professor Guarany Júnior, elogiou em muito a forma de como é feito o jornalismo jurunense, que já foi destaque em vários TCC da UFPA e demais universidades particulares. A última, a UNAMA, cujas informações foram repassadas esta semana, para a Universidade Federal do Pará, que vem realizando um trabalho de pesquisa sobre a mídia alternativa.
De qualquer maneira, amigos da TV Liberal, o Jurunas agradece, e a Nação Jurunene espera muito mais, quando passar pelos bairros da Cidade Velha, Batista Campos, Condor, Cremação e Guamá.
Jorge Mesquita
Diretor/Fundador do CORREIO JURUNENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário