Às 8h de um domingo ensolarado, a sala de aula estava cheia de alunos. “É um esforço que fazemos agora para colher os frutos depois. Com certeza vai valer a pena”, disse a estudante Débora Silva, 16 anos. Assim como ela, vários estudantes das escolas estaduais de ensino estão tendo acesso gratuito ao cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Programa de Fortalecimento do Ensino Médio (Proenem), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Proporcionar ao estudante da rede pública aulas de complementação do conteúdo cobrado nos certames de acesso ao ensino superior, principalmente no Enem, é o principal objetivo do programa. O Proenem é ainda um reforço para esses estudantes, já que farão, em novembro, a Prova Brasil – exame que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na Região Metropolitana de Belém, as aulas do Proenem acontecem desde o dia 20 de agosto, em 34 escolas polos, à noite e aos finais de semana. No interior, as aulas acontecem apenas aos finais de semana.
Mais de 4 mil alunos estão se preparando para a prova. “Eu agarrei essa oportunidade porque, como não tenho condições de pagar um cursinho particular, vi nessas aulas uma chance a mais para conseguir realizar o sonho de ingressar em uma universidade”, disse a estudante Tatiane Nascimento, 35 anos.
As aulas do Proenem são ministradas por professores da rede pública de ensino que não possuem carga horária extrapolada. Os professores também foram escolhidos devido à afinidade om as aulas em cursinhos preparatórios. Para Alberto Guedes, professor de Física da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, o que mais lhe motiva a dar aulas do Proenem é a aprovação dos alunos. “É muito bom poder comemorar junto com eles e saber que, de alguma forma, nós contribuímos para um momento tão importante da vida deles. Venho dar aulas com toda empolgação possível e procuro sempre passar isso para meus alunos”, finalizou.
Para facilitar ainda mais a vida do estudante, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibiliza em seu portal (www.seduc.pa.gov.br) todo o material didático do Proenem. Os alunos podem ter acesso de forma gratuita ao conteúdo. Além disso, o programa disponibiliza simulados que podem ser feitos na internet, como forma de autoavaliação.
Bruna Campos - Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário