Total de visualizações de página

sábado, outubro 22, 2011

Sesma esclarece possível surto da Doença de Chagas

Nos últimos dias Belém vem observando um aumento considerável nos casos notificados da Doença de Chagas na capital. Para esclarecer a situação, representantes dos Departamentos de Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) estiveram reunidos com a imprensa, na tarde desta quinta-feira (20), para falar sobre os recentes casos diagnosticados.
 Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma, Carlene Castro, um amplo trabalho de investigação está sendo feito para saber onde se originaram os casos da doença e também para estabelecer um controle. “Estamos baseando nossa investigação principalmente nos últimos casos confirmados. Por coincidência, todos os pacientes relataram ter consumido açaí recentemente, em cinco determinados pontos de venda. Este foi um detalhe fundamental para nossa investigação. As equipes das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária foram até estes pontos e colheram amostras, que posteriormente foram encaminhadas para análise laboratorial. Os profissionais das equipes também visitaram as residências do pacientes, estabelecendo um perímetro de possível ação do inseto vetor, mas nada foi encontrado”, afirmou.
 Os bairros do Telégrafo, Terra Firme, Umarizal e Pedreira são os que registram o maior número de casos confirmados. De janeiro a outubro de 2011, foram confirmados 39 casos da doença. Mais do que no ano de 2010, quando foram confirmados apenas 14 casos. Até o momento todos os pacientes diagnosticados com a doença, foram encaminhados para realizar acompanhamento ambulatorial no Hospital João de Barros Barreto, que é referência no tratamento da doença.
 A diretora do Departamento de Vigilância Sanitária de Belém, Patrícia Pina, esclarece que os pontos de açaí relatados pelos pacientes já estão sob investigação. “Nesta sexta-feira (21) estes pontos de venda serão visitados por nossos profissionais, que avaliarão as condições de funcionamento e higiene dos locais, mesmo assim, em virtude da seriedade da situação e da investigação que está em curso, estes pontos serão notificados a encerrar suas atividades o mais breve possível. E se em 72h, quando voltarmos a estes locais, eles ainda estiverem em atividade, serão interditados por tempo indeterminado”, afirmou.
 A Doença de Chagas é infecciosa, causada por protozoário,que pode se manifestar sob várias formas. A fase aguda, que  é caracterizada por uma inflamação na camada muscular grossa do coração, com vários graus de severidade onde as manifestações mais comuns são febre prolongada e recorrente, dor de cabeça, dores musculares, fraqueza física, edema de face ou membros inferiores, aumento do fígado, aumento da barriga devido ao acúmulo de líquido e erupções avermelhadas na pele. Problemas digestivos são mais frequentes por transmissão oral podendo haver icterícia, lesão na mucosa gástrica e hemorragia digestiva.
 A forma crônica pode se apresentar sob forma indeterminada, cardíaca, digestiva e outras. O agente etiológico é o Trypanossoma cruzi que é transmitido ao homem através das fezes contaminadas do inseto conhecido como barbeiro.Somente a forma aguda é de notificação obrigatória aos órgãos de saúde.

Texto: Fernando Rodrigo Diniz / Ascom Sesma.
Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...