A Companhia de Habitação do Pará (Cohab) já concluiu as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) que garantirá o abastecimento nos residenciais dos Tangarás e Ipês (Rosa, Roxo, Amarelo e Branco), no município de Castanhal, no nordeste do Estado. Nesta terça-feira (24), uma equipe da companhia esteve no município para supervisionar a obra, que deverá ser repassada à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), para entrar em funcionamento. “Viemos registrar a conclusão da obra, que vai beneficiar cinco empreendimentos habitacionais”, informou o engenheiro José Ferreira Puty, da assessoria de Gestão e Qualidade da Cohab, integrante da equipe que visitou a estação.
Olavo Bastos, engenheiro da Cohab e fiscal da obra, disse que a ETA abastecerá os cinco conjuntos residenciais, construídos com recursos da Caixa Econômica Federal no bairro Fonte Boa, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. “Ficamos com a responsabilidade de construir a estação de tratamento que abastecerá os residenciais”, confirmou. Ao todo, a ETA garantirá água tratada a 2.426 unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, beneficiando cerca de 9.600 moradores.
Segundo Edilberto Lima, auxiliar técnico da Cohab, que acompanhou a execução das obras, “o sistema de funcionamento da estação de tratamento de água será todo controlado por computadores”. Para isso, foi construído um prédio que funcionará como casa de operações e depósito químico.
A estação, um investimento de R$ 2,4 milhões, conta com dois poços de 150 metros de profundidade, que funcionarão em sistema de rodízio e reserva, além de dois reservatórios: um apoiado, em concreto, com capacidade para armazenar 400 mil litros, e um reservatório elevado, com capacidade para 300 mil litros de água. A estação dispõe de três conjuntos de motor-bomba, sendo um reserva. O tratamento da água será feito por um aerador e dois filtros. Após o processo de tratamento, a água ficará no reservatório apoiado.
Rosa Borges - Cohab
Nenhum comentário:
Postar um comentário