Embora seja caracterizada por uma deficiência de fácil tratamento, cerca de 30% da população mundial sofre de algum tipo de anemia, sendo que a maior prevalência dessa deficiência nutricional acomete crianças menores de dois anos, sobretudo em bebês com aleitamento artificial ou após os seis meses de idade mesmo naqueles que recebem aleitamento materno. Esse será um dos diversos temas que serão debatidos durante o III Congresso Pan-Amazônico de Hematologia e Hemoterapia, que será promovido nos dias 26 e 27/05, pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), com apoio da Fundação Hemopa.
Entre os vários tipos da doença, a titular do Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes), a hematologista Socorro Cardoso, aponta a anemia ferropriva, que é a perda de sangue, nos homens, mas frequentemente, pelo trato gastrointenstinal e nas mulheres, pelo sangramento menstrual. “A causa da anemia deve ser sempre investigada”, alertou a médica, explicando que a perda de sangue pode ser benigna pelo uso de aspirina, por exemplo, ou uma causa maligna, como câncer no intestino.
De acordo com a hematologista, os sintomas da carência de ferro são inespecíficios, exigindo a realização de exames laboratoriais para confirmação do diagnóstico de anemia ferropriva, que atinge crianças, gestantes, lactantes, adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução, embora a doenças possa afetar homens adolescentes e adultos e idosos.
A alimentação rica em ferro ou forticada com nutrientes é uma das formas preventivas contra a doença. As melhores fontes naturais de ferro são as de origem animal, como fígado. Entre os de origem vegetal, Socorro Cardoso destaca feijão, grão-de-bico, fava, lentilha, ervilha, grãos integrais, nozes, castanha, rapadura, açúcar mascavo e as hortaliças (couve, agrião, taioba, salsa), além da farinha de trigo e milho, cereais matinais, entre outros. A Fundação Hemopa disponibiliza atendimento especializado com equipe multidisciplinar composta por médicos, fisiatras, fisioterapeutas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, pedagogas e odontólogos.
Serviço: Atendimento médico e multidisciplinar de 2ª a 6ª-feira, de 7h às 17h. Agendamento de consulta por telefone: de 2ª a 6ª-feira, de 10h às 12h, e das 15h às 17h. O Hemopa espera por você na Trav. Padre Eutíquio, 2109.Mais informações: 08002808118.
Nenhum comentário:
Postar um comentário