Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 20, 2011

Testes rápidos para hepatite já identificaram 15 resultados positivos em Belém. Campanha da Sesma segue até o final do mês e já realizou mais de mil testes

Segue até o final do mês a Campanha para realização de testes rápidos para diagnóstico de hepatite C realizada desde o início de maio pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém. Até agora foram feitos 1.118 exames nas unidades de saúde e órgãos do município, onde 15 resultados foram detectados como positivos. Durante restante do mês de maio, a secretaria espera fazer três mil testes.
A ação é uma parceria do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Ministério da Saúde com a Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatite da Sesma e já passou pelas Unidades Municipais de Saúde do Tapanã, Maguari, Satélite, Sideral e Assembléia Legislativa do Estado, Câmara Municipal, Postos de Saúde da Família do Tenoné e Paracuri 1, além da Aldeia Amazônica.
O local de maior número de casos confirmados até o momento foi a Câmara Municipal de Belém, com 04 confirmações em 335 testes que podem ser feitos até o dia 31 de maio. Na Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta 50 pessoas foram submetidas aos exames e 120 na Vila da Barca, com 3 vítimas de hepatite C foram detectados em cada uma das unidades.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde 2,31% dos habitantes das capitais brasileiras tiveram contato com o vírus da hepatite C e muitas delas nem sabem que tem a doença. “A Hepatite C é uma doença silenciosa e por isso perigosa. Mas é uma doença curável, apesar de ter grandes chances de se tornar crônica, justamente pelo diagnóstico tardio”, conclui Debora Crespo, consultora do Programa de DST/Aids e responsável pelo controle da hepatite no município.
Todos os resultados positivos identificados na campanha da Sesma são imediatamente encaminhados para a Casa DIA, Unidade especializada para o tratamento da doença, para aconselhamento médico capacitado. “Para todas as pessoas detectadas com hepatite é garantida a assistência na rede municipal”, explica Débora Crespo.
Belém foi eleita como a representante dos municípios no grupo de trabalho em Brasília que prepara a mobilização para o Dia Mundial de Combate a Hepatite, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o dia 28 de julho, quando o Ministério da Saúde vai distribuir kits para a realização dos testes rápidos de detecção de hepatites B em todo o Brasil.
O teste é indolor, realizado com uma gota de sangue retirada do dedo do paciente e o resultado sai em dez minutos. Quando o paciente é detectado como positivo para hepatite é necessário a realização de um novo exame confirmatório. “O teste rápido quando positivo diagnostica que a pessoa já teve contato com o vírus, mas pode estar ou não curada, por isso é necessário um novo exame para confirmar a doença e começar o tratamento”, explica Debora.
Datas e locais de realização dos testes rápidos:
20/05 (Sexta-Feira) – UMS Telégrafo
23/05 (Segunda-Feira) – UMS Tavares bastos
24/05 (Terça-Feira) – UMS Curió
25/05 (Quarta-Feira) – UMS Fátima
26/05 (Quinta-Feira) – UMS Guamá
27/05 (Sexta-Feira) – UMS Condor
30/05 (Segunda-feira) – UMS Jurunas
31/05 (Terça-Feira) – UMS Bengui

Texto: Ascom/Sesma
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...