Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 26, 2011

Uepa e Seduc firmam parceria em prol da escola de aplicação Vera Simplício
Depois de mais de 40 anos de tentativas, o Estado finalmente receberá uma escola de aplicação para dar suporte às atividades de pesquisa, ensino e extensão na rede estadual da região. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Secretaria de Educação (Seduc) unem forças para colocar em prática a Escola de Aplicação Vera Simplício, construída na década de 60 com este objetivo e que até hoje não havia conseguido desenvolver esta atividade.
A Escola de Aplicação funcionará com um modelo onde os educadores terão oportunidade de desenvolver um projeto com fundamentos científicos e práticos, a ser aplicado na rede de ensino de todo o Estado. O objetivo é melhorar cada vez mais a educação paraense. “Com este projeto teremos a oportunidade de aplicar, na prática, as teorias desenvolvidas durante as discussões. Onde os educadores poderão experimentar novas metodologias, fazer um estudo real da situação, identificar a clientela e contextualizar propostas metodológicas”, explica o professor Manoel Delmo Oliveira, Diretor de Acesso e Avaliação da Universidade.
Hoje a Uepa desenvolve atividades pontuais junto aos alunos. Porém o trabalho de aplicação é bem mais amplo. É necessário fazer um levantamento de informações e um estudo para estruturar o projeto e fortalecer as ações. Para isso, Uepa e Seduc montaram uma comissão que, inicialmente, está realizando o levantamento da realidade local. O material resultará em um Plano de Ação, que tem como meta ser colocado em prática em 180 dias.
“Nosso estudo está levando em consideração todo o cenário escolar. Não somente a carência dos alunos, mas também nas metodologias, infraestrutura, relação com a sociedade e etc. Nossa meta é, em seis meses, começar um trabalho que dê respostas aos problemas encontrados”, afirma o professor.
Para a diretora da escola, Socorro Castro, a formalização desse trabalho fortalece ainda mais as ações desenvolvidas.“A Uepa tem nos ajudado bastante em vários processos, faz parte do dia a dia da formação destes alunos. Com este importante passo nos ajudará a avançar e crescer rumo à construção da educação no Estado”. “A Uepa, como universidade do Estado, tem como compromisso maior a construção do conhecimento para o homem paraense, disponibilizando esse conhecimento para o bem comum. Esse é o principal compromisso da universidade”, afirma o Pró-reitor Ruy Guilherme Castro de Almeida.
Para o pró-reitor este é um passo importantíssimo também para o fortalecimento da universidade. “Nós, que formamos educadores e que temos tradição na educação, temos como compromisso formar profissionais comprometidos com a sociedade. A implantação da Escola de Aplicação reforça ainda mais nosso papel”. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vera Simplíssio atende hoje cerca de 700 alunos, formados por jovens e crianças carentes de bairros como Telégrafo, Vila da Barca e Barreiro.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...