Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 27, 2011

Projeto de hidroponia em Marituba tem apoio da Emater

Nesta quarta-feira, 27, foi inaugurado o segundo projeto de hidroponia de alface da Cooperativa Agrícola Santo Antônio (Coopsant), no município de Marituba, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Em 10 dias serão colhidos os primeiros pés da hortaliça. O empreendimento tem investimento do Banco da Amazônia, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de mais de R$ 140 mil. O início do pagamento acontecerá após dois anos.
O projeto agrícola, que teve a primeira fase no ano de 2003, contou com investimento de 72 mil reais, já quitado, entra na segunda fase com boas propostas de produção e comercialização. Uma parceria com a Secretaria de Agricultura do município, já prevê que a futura produção faça parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que garante que 30% da alimentação dos alunos sejam provenientes da agricultura familiar.
Os 16 agricultores da Coopsant estão esperançosos com os novos rumos que a produção toma. Segundo José Ivanildo Costa, diretor operacional da cooperativa, o quantitativo que for acordado com a prefeitura local será possível atender. “Estamos operando com o dobro da capacidade neste segundo projeto. A demanda é quem vai condicionar nossa produção que já atende as feiras locais e a Ceasa {Central de Abastecimento do Pará”, disse.
O técnico da Emater, o engenheiro agrônomo Romildo Martins – que acompanha o projeto desde o início junto com o técnico Ronaldo Sanches, especialista em hidropia -, garante que a alface hidropônica tem maior aceitabilidade pelo mercado consumidor. “Por meio de um maior domínio da produção e a qualificação do produto por ser livre de contaminações, aliado a uma maior durabilidade deste tipo alface por causa do equilíbrio nutricional, o produto se torna muito mais atrativo”, explicou. “Esses fatores são positivos para o agricultor que daqui a dois anos inicia o pagamento do financiamento junto ao Banco da Amazônia” disse.
O evento que marcou a inauguração do projeto foi organizado pelo escritório local da Emater em Marituba, com o apoio dos escritórios de Santa Barbara e Ananindeua. Ao final da visitação a unidade de produção foi degustada duas receitas tendo a alface como prato principal. “Servimos uma salada da alface com manga e laranja e um suco de alface com maracujá. Nossos visitantes adoraram”, comentou a administradora da Emater, Sandra de Souza.
Kenny Teixeira - Ascom Emater

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...