Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 20, 2011

Campanha de combate ao abuso sexual continua nas escolas

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Gomes Moreira Júnior, no Conjunto Paraíso dos Pássaros, localizado em uma área considerada de risco pela segurança estadual, gostaram tanto de uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que resolveram solicitar a realização de outra ação, parecida, até o final deste mês, no mesmo local.
Foi a Programação da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi desenvolvida na quinta-feira (19) e sexta-feira (20), pela primeira vez no estabelecimento educacional que tem mais de dois mil alunos e fica localizado em área complexa, onde estão assentadas mais de cinco mil famílias, que há mais de dez anos foram remanejadas do Canal do Una, onde o governo, com apoio do BNDES, implantou o sistema de macrodrenagem, no bairro da Sacramenta, em Belém.
Durante os dois dias do evento, o alunado do “Moreira Júnior” participou ativamente, pela manhã e à tarde, de uma série de atividades pedagógicas e culturais programadas pela Sespa e pela Seduc, incluindo a palestra “Violência Sexual contra Adolescentes: Uma questão de Saúde Pública”, proferida pela psicóloga Andréa de Jesus Costa, da Divisão de Atendimento ao Adolescente, um braço da Polícia Civil do Estado.
No mesmo evento, alunos e seus familiares participaram de oficinas temáticas abordando: cidadania, relação de gênero e prevenção à violência; a violência doméstica e sexual na adolescência e nos jovens; álcool e outras drogas: as DST/Aids, e obtiveram informações sobre saúde bucal; imunização dos adolescentes e jovens; projeto Nutrição e Ação e uso prejudicial do tabaco.
Além disso, na atração cultural houve a apresentação de Grupos Folclóricos (Teatro Danças da Escola) e Hip-Hop, com o Grupo Art Crew, que foi muito aplaudido na quinta-feira à tarde pelos estudantes, professores, familiares dos alunos e a direção do estabelecimento educacional, que estavam participando diretamente do evento nacional.
Campanha: A assistente social Márcia Monteiro, técnica de Saúde do Adolescente, da Sespa, revelou que a ação nacional, procedente da “Campanha de 18 de maio” é desenvolvida há mais de 20 anos e desta vez a organização estadual escolheu a escola “Moreira Júnior” por estar localizada em área carente de ações sociais. “Aqui está concentrada a segunda maior área populacional de Belém. Já aconteceram vários casos de violência sexual e as lideranças comunitárias têm atuação decisiva para combater esse tipo de agressividade”, observou.
Gertrudes Nunes, líder comunitária, revelou que no próprio estabelecimento educacional onde a ação foi desenvolvida, há anos aconteceu um ato de violência sexual, o que deixou uma marca negativa mas que, com ações como a que aconteceu neste final de semana, o quatro muda e a comunidade fica mais satisfeita com o comportamento humano.
A diretora da escola, professora Maria Auxiliadora Viana de Azevedo e a vice-diretora Elizabeth Evanovich se demonstraram muito satisfeitas não só com a ação que foi desenvolvida mas também porque os próprios alunos resolveram programar outra ação idêntica já para o final deste mês, acreditando em melhores dias para a população local.

Demétrio Beltrão - Asom Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...