Hematologistas, hemoterapeutas, profissionais da saúde e representantes do Ministério da Saúde irão discutir e traçar um panorama da captação de doadores de sangue na região Norte do País, nos próximos dias 26 e 27 de maio, durante o III Congresso Pan-Amazônico de Hematologia e Hemoterapia, maior encontro de doenças do sangue do Norte, organizado pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) com apoio da Fundação Hemopa.
A extensa geografia do estado, o difícil acesso da população aos serviços de hemoterapia, as doenças endêmicas e prevalentes como malária e hepatite, a prevalência de hemoglobina baixa entre as mulheres e a falta de consciência da população quanto à necessidade de doar como gesto de responsabilidade social, são alguns dos grandes desafios enfrentados na região Norte do País, aponta a coordenadora da Comissão Organizadora do Pan-Amazônico e diretora da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Luciana Maradei.
Em Belém, as estratégias de captação tem sido educar e sensibilizar por meio de campanhas externas em pontos fixos, divulgação na mídia, envio de mala direta, telecaptação, acolhimento em atendimento social e, atualmente, também com apoio das redes sociais. Segundo a Dra. Luciana, se considerar que 65% dos doadores de sangue do Hemopa são espontâneos, não vinculados às necessidades de parentes ou pessoas conhecidas, isto reflete uma atitude de cidadania. Entretanto é pouco, especialmente para suprir o déficit de doadores frente a demanda em períodos de feriados, datas festivas e, no Pará, em julho, o mês de veraneio. “Quanto mais pessoas se conscientizarem da importância do ato de doar não só como solidariedade (que é pontual), mas como responsabilidade social, aí sim não haverá déficit de estoques e não haveria necessidade de induzirmos essa doação”, avalia.
Doações em números
· Atualmente, o número de doadores de sangue está abaixo do esperado no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é alcançar um percentual em torno de 3 a 5% da população como voluntários, porém atualmente representam apenas 1,7% dela e, entre todos os doadores nos últimos cinco anos, 40% o fizeram pelo menos duas vezes ao ano.
· A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), responsável por suprir a demanda por bolsas de sangue dos 218 hospitais do estado, sendo 85 em Belém. são coletadas diariamente cerca de 250 bolsas de sangue para atender uma média diária de 300 solicitações transfusionais da rede hospitalar
Data da pauta: 26/05/2011 08:00:00
Data de expiração: 27/05/2011 18:00:00
Local: Sede do Hemopa
Endereço: Tv.Pe.Eutíquio, 2109
Nenhum comentário:
Postar um comentário