Total de visualizações de página

terça-feira, maio 24, 2011

Sespa começa a entregar Caderneta do Idoso


A saúde do idoso está prevista na agenda de ações do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que já começou a ministrar treinamentos para profissionais de vários municípios paraenses, para garantir a esse público que a “Caderneta da Pessoa Idosa” seja entregue e, dessa forma, eles possam ter acesso às informações que vão lhes garantir mais qualidade de vida e de saúde.
A primeira ação do governo desenvolvida por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Idoso aconteceu nestas segunda e terça-feira, em Castanhal, onde profissionais de onze municípios integrantes do 3º Centro Regional de Saúde foram treinados já com a missão de multiplicarem, em seus municípios, as orientações técnicas que receberam.
Caderneta – A Caderneta da Pessoa Idosa é mais uma ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde, dentro da Política Nacional voltada à Pessoa Idosa e em consonância com o que preconiza a Constituição Federal, que coloca a saúde como “um direito de todos e um dever do Estado”.
Nessa Caderneta são registradas informações importantes sobre as condições da saúde do idoso. Ela também auxilia os profissionais da área sobre quais as ações necessárias para que todos os beneficiários tenham um envelhecimento ativo e saudável. Além disso, com a Caderneta o idoso pode acompanhar a evolução de sua saúde.
Nesta primeira etapa foram entregues cinco mil cadernetas, distribuídas da seguinte maneira: Castanhal (2.437), Curuçá (710), Inhangapi (168), Igarapé-Açu (647), Magalhães Barata (159), Marapanim (524), Maracanã (579), São Domingos do Capim (418), São João da Ponta (105), São Francisco do Pará (290) e terra (194).
Beneficiada com a programação do Governo do Estado, a funcionária pública Maria de Fátima Silva do Espírito Santo, 56, já percebeu que, de posse da Caderneta, vai poder conhecer melhor seus direitos e controlar mais suas necessidades na área da saúde. “Vou falar com todo mundo que conheço para orientar sobre esse benefício do governo”, diz ela.
Em Castanhal, o treinamento que contou com a presença do coordenador estadual da Saúde do Idoso, Guilherme Moura, e reuniu 80 profissionais dos municípios do 3º Centro. Em agosto, uma ação semelhante será levada ao município de Breves, na Ilha do Marajó. Segundo Moura, o objetivo é que em pouco tempo todo os municípios componentes do 8º Centro Regional de Saúde sejam beneficiados, para que seus idosos tenham os direitos garantidos.

Demétrio Beltrão - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...