O calendário anual do servidor terá de volta a Feira de Talentos, evento direcionado ao servidor público do estado e que retorna em setembro deste ano com a sua 12ª edição, reunindo, para exposição e comercialização, artigos artesanais produzidos pelos participantes das oficinas ofertadas desde abril pela Coordenação de Valorização da Cidadania (CVC) da Escola de Governo do Estado do Pará. De 1º a 27 de julho estarão abertas as inscrições e qualquer servidor ativo ou inativo da rede estadual poderá se inscrever gratuitamente na própria EGPA.
A exposição será aberta ao público e acontecerá no dia 4 de setembro, no horário de 9h as 18h. Serão 94 barracas montadas ao lado da Praça Batista Campos, na rua dos Tamoios, entre as travessas Padre Eutíquio e Presidente Pernambuco, em Belém. Também está prevista uma programação cultural, que terá atrações infantis e shows musicais, acontecendo tanto pela manhã quanto pela tarde.
A Escola de Governo fornece e organiza todos os recursos para a realização da Feira de Talentos, desde o material para a confecção das peças nas oficinas de artesanato até a infraestrutura necessária à montagem de barracas individuais para a comercialização dos produtos, sendo que o lucro das vendas é inteiramente do servidor. Com isso, a instituição possibilita experiências com o empreendedorismo e promove um importante momento de socialização entre os funcionários do Estado.
História - A Feira de Talentos foi criada em 1998, através de um projeto precedente à Escola de Governo do Estado do Pará chamado Programa de Desenvolvimento e Valorização do Servidor Público (PDVS). No primeiro ano, apenas uma edição foi realizada, mas de 1999 até 2006 foram organizadas duas edições anuais, sempre em maio, próximo ao dia das mães, e dezembro, às vésperas do Natal, justamente para favorecer as vendas aproveitando a grande procura por presentes nessas duas épocas. Segundo dados da CVC, as duas últimas edições, em 2006, somaram um público de mais de 14 mil visitantes. Para a 12ª Feira estão sendo esperadas cerca de 8 mil pessoas em apenas um dia.
A servidora Eny Norma Coelho, que trabalha na Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), participou de todas as edições anteriores e já está se preparando para a próxima. “A última Feira foi especial pra mim porque ocorreu no dia do meu aniversário, em 10 de dezembro. Agora eu estou feliz porque vai voltar, vai ser bacana!”.
Dona Eny é frequentadora assídua das oficinas da EGPA e aprendeu diversas técnicas de criação artesanal. Esta semana ela está na turma de Caixeteria e também se inscreveu em outras aulas até julho. Para ela, a Feira representa muito mais que a venda dos produtos. “A gente vende muita coisa e muitas gente vem ver. Eu gosto de participar porque acaba sendo um dia diferente, de confraternização. É uma iniciativa que valoriza o servidor, porque permite à ele pode expor o que aprendeu”, destacou.
Daniele Brabo - Ascom/EGPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário