Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 25, 2011

Encontro debate planejamento de Saúde na Ilha do Marajó

Diretores de Centros Regionais de Saúde, secretários Municipais de Saúde e técnicos participam, em Belém, da Oficina de Construção do Plano de Saúde da Macrorregião Extremo Norte. O encontro, aberto nesta quarta-feira (25) no hotel Beira Rio, é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) por meio do Núcleo de Informação em Saúde e Planejamento (Nisplan). Duas oficinas semelhantes já foram realizadas pela secretaria: a primeira reuniu, em fevereiro, dez municípios da Macrorregião Norte, e a segunda, em março, agregou representantes da Macrorregião Nordeste.
O objetivo desses encontros tem sido o de elaborar o Plano Macrorregional de Saúde Norte, visando subsidiar o Plano Plurianual (PPA), o Plano Diretor de Investimento (PDI) e Plano Estadual de Saúde (PES). As discussões fomentadas pela análise situacional dos municípios serão apresentadas pelos representantes das diretorias da Sespa através de planilhas dos objetivos, diretrizes e metas, a partir de tópicos como Atenção Primária, Vigilância em Saúde, Urgência e Emergência, Assistência Farmacêutica, Média e Alta Complexidade, Políticas Intersetoriais, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, e Gestão Estratégica e Participativa.
De acordo com a coordenadora do Nisplan, Ana Vicentina Santiago, as discussões traçarão metas para o período de 2012 a 2015, por meio de estratégias que sejam sensíveis às demandas da população, observadas as particularidades dos municípios em relação ao perfil epidemiológico e à questão do acesso, integralidade e à qualidade dos serviços oferecidos. “Nessas atividades a Sespa propõe uma série de ações aos gestores municipais no intuito, também, de afinar a integração entre as diretrizes do governo do Estado e as necessidades dos municípios”, ressalta Vicentina.
Valentim Lucas, diretor do Sétimo Centro Regional de Saúde, destacou a importância  do evento no sentido de todos os participantes conhecerem as diferentes realidades e necessidades dos municípios. “A atenção básica em todo o Estado precisa ser revitalizada com urgência. Encontros como esses agregam forças e promovem o planejamento, que é vital para a gestão em saúde”, afirma.
Para Angela Iketani, diretora do Oitavo Centro Regional de Saúde, é preciso mudar o modelo da Atenção centrada na doença para um modelo de redes integradas em que a Atenção seja centrada na pessoa e na família. Por isso que é importante que gestores e técnicos dos municípios apresentem cronogramas de ações e discutir a forma de trabalharmos em conjunto”, completou. As discussões das oficinas reúnem os 16 municípios que abrangem a macrorregião de Saúde Extremo Norte: Afuá, Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvarerra, São Sebastião da Boa Vista, Santa Cruz do Arari, Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. 
Participam das discussões representantes dos Conselhos Gestores Regionais (CGRs), demais membros da diretoria da Sespa, Centros Regionais de Saúde, Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Conselho Estadual de Saúde (CES). A oficina prossegue no hotel Beira Rio até esta sexta-feira, 27, às 17 horas, com encaminhamentos e avaliação do trabalho desenvolvido.
 Mozart Lira – Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...