Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 23, 2011

Mercado de São Braz comemorou 100 anos

O Mercado de São Braz amanheceu em festa no último sábado, 21, dia da fundação do segundo maior pólo comercial de Belém. Segundo estimativas da Secretaria Municipal de Economia (Secon), mais de duas mil pessoas passaram pelo evento que iniciou com uma celebração ecumênica.
 Por volta das 10h, todos os que visitavam o lugar foram convidados a abraçar o Mercado junto com os feirantes, seguido da execução dos hinos de Belém e do Brasil pela Guarda Municipal. As homenagens continuaram no palco, desta vez para diplomar os feirantes mais antigos e destacar o feirante exemplar. “Estou muito emocionada, nunca imaginei que meus colegas pudessem me ter como referência. Dedico o certificado a todos que, junto comigo, dão o suor todos os dias aqui”, celebrou dona Regina Lúcia Maurity, vendedora de refeição há 25 anos, escolhida como Feirante Padrão pelos próprios colegas de Mercado.
 A festa continuou com os parabéns ao redor do bolo de 10 metros. Convidadas a apagar as velas de 100 anos, as crianças não paravam de elogiar o evento. “Foi muito legal o que a prefeitura fez aqui essa semana. Teve um dia que veio palhaço e nos ensinou a cuidar da nossa feira”, disse Lucas Alexandre, 11 anos, ao relembrar da quinta-feira recreativa cultural e ambiental promovida pela Semma.  
 Para Luís Carlos Silva, diretor geral da Secon, o evento não seria possível sem a força de vontade dos próprios feirantes que fazem o dia-a-dia do Mercado. “Toda essa festa tem a identidade deles, apenas os auxiliamos na articulação com as demais secretarias”, explicou.
 Durante todo o dia, a segurança foi reforçada por mais de 20 homens da Guarda Municipal. O evento encerrou com o apoio cultural da Fumbel, que apresentou ao público o grupo Mistura Regional e a banda Bonde do Batidão. “É muito lindo ver esse Mercado movimentado, é gratificante pelos que trabalham aqui”, disse a aposentada Lina Freire, 60 anos, consumidora assídua do Mercado.
 As comemorações pelo Centenário do Mercado de São Bráz foi uma parceria da Secon com a Associação dos Feirantes de Belém (Asfembel). Contou também com o apoio da Associação dos Feirantes do Complexo de São Bráz (Afcsb), Associação dos Empreendedores do Complexo de São Brás (Aecom), Polícia Civil, Polícia Militar, Delegacia Regional do Trabalho, Sespa, Sesan, Sesma, Semma, Fumbel, Ctbel e Guarda Municipal de Belém.

FLASH'S DA FESTA NO MERCADO








Texto: Patrícia Rodrigues
Fotos: Alzyr Quaresma

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...